Esboço de Pregação em Provérbios 31:10-21 – “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará…”
O Senhor mostrou que esse texto fosse motivo de uma palavra para as irmãs. Mas chamo a atenção para o versículo 10: “Mulher virtuosa quem a achará?” . Então, mulher virtuosa é uma mulher cheia de virtudes.
Vocês se lembram quando o Senhor fala a respeito de Maria? O que o anjo disse para ela? “E a virtude do Altíssimo te cobrirá” (Lucas 1:35). Maria foi uma mulher virtuosa. Quem é a mulher virtuosa? É a que tem o Espírito Santo. Onde ela está? Quem a achará? Porque não é comum.
É como o rubi. Você não encontra facilmente. Porque o rubi é uma pedra rara, preciosa; você não o encontra em qualquer lugar, não encontra rubi na banca de revistas ou em qualquer joalheria. Somente em joalherias especiais, porque o rubi vai compor uma joia preciosa.
É a que tem o Espírito Santo e é conduzida pelo mesmo. A igreja tem o Espírito Santo. Se você tem o Espírito Santo e atenta para sua direção, você é uma mulher virtuosa. Você é virtuosa, não pelas qualidades humanas, mas porque a virtude do Altíssimo lhe envolveu.
Se fizermos uma comparação e dissermos que esta mulher é tipo da igreja, a mulher é tanto mais virtuosa quanto mais características tiver da igreja fiel. E a igreja fiel tem características como: vida em obediência, em santidade. Quanto mais obediência e santidade, mais identificada com a igreja fiel. Há muitas religiões, mas onde o Espírito Santo está operando? Muitas mulheres, porém a virtuosa é aquela em cujo coração o Espírito Santo está dominando.
Outra pedra poderia ter sido citada aqui, porém é o rubi, por seu valor e beleza.
O marido confia nela porque ela tem características de obediência, de fidelidade, de dependência do Senhor. E o Senhor mostrou que, quando ela se coloca exatamente nesta posição, torna-se coluna da casa, e como coluna, sustenta o lar com suas intercessões, clamores e jejuns. E através destes recursos de graça, vêm os grandes livramentos. Não estamos dizendo que ela é cabeça — governo é do marido — porém ela é coluna, sustento, no sentido espiritual.
Esta mulher não é comum. Ela é como rubi. O seu marido pode nela confiar. Ela intercede pelo marido, pelos filhos, e nada falta para aquele lar. A mulher que tem o Espírito Santo faz bem aos filhos, não expõe o marido, mas intercede para que o Espírito Santo opere em sua vida. Esta é a mulher virtuosa.
Lã simboliza o calor do Espírito; linho, a santidade. Ela é uma ajudadora no ministério de sua igreja e no lar orienta com sabedoria os filhos.
De longe, porque este pão — o pão vivo que desceu do céu — vem da eternidade. O lar que tem a mulher virtuosa é feliz. O seu marido, os seus filhos são felizes, porque ela busca faze a vontade de Deus que alimenta a fé, que sustentam a vida espiritual. Pelo Espírito, ela busca da eternidade este pão que alimenta a sua família.
Estamos vivendo o momento da noite. Dificuldades nos lares, nos casamentos. E neste momento da noite, as servas vão ter que sustentar os seus lares com orientações e conselhos sábios. Ela gera salvação para o esposo, para os filhos. É uma benção na igreja.
Planta uma vinha, porque o fruto da vide produz vinho, que simboliza do Espírito Santo. Planta uma vinha com o fruto das suas mãos. Ela está sendo usada em sua casa. Está preparando ali a igreja, algo que vai permanecer. É a semente lançada.
O fruto que vai produzir é a uva, e da uva o vinho, e terá alegria e libertação. A força dos seus ombros, dos seus braços, é a obra que realiza. É exatamente isto: “Tudo posso naquele que me fortalece.”
Estou falando de servas, mulheres espirituais. Há momentos, de tão grandes necessidades, que a serva diz: “Não vou aguentar”, porém, através da intercessão, do clamor, o Senhor vai lhe fortalecer e sustentar.
Por que não teme? Porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada. Roupa dobrada fala de comunhão. A neve, que fala da frieza espiritual, ela não teme. Na comunhão, no jejum e na oração, a frieza espiritual não subsiste. Lá fora tudo está frio, dentro de casa, não. Há o calor do Espírito. Deus está operando, abençoando, e ela está integrada nisso.
Esboço de Pregação em Provérbios 31:10-21 – “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará…”.