Pular para o conteúdo

Levar ao altar – Levítico 2:8


LEVAR AO ALTAREsboço de Pregação

Esboço de Pregação Levítico 2:8 “Então,  trarás  a  oferta  de  manjares, que se fará daquilo, ao Senhor; e se apresentará ao sacerdote, o qual a levará ao altar. ”

INTRODUÇÃO

O livro de Levítico contém as leis que Deus deu a Moisés e determinações para que o povo se aproximasse do Senhor, uma delas foi a Oferta de Manjares.

“Oferta” (hebraico = minhãh) significa: “aquilo que se oferece”, tributo, dom, presente; para uma “aproximação”. Quando o israelita trazia a sua dádiva ele estava se aproximando do Senhor para desfrutar da Sua comunhão.

A  Oferta  de  Manjares  consistia  de flor  de  farinha, azeite,  incenso  e  sal,  que profeticamente apontavam para o Senhor Jesus como homem perfeito, santo, sem pecado.

A flor de farinha amassada com azeite é a figura da unção do Senhor Jesus Cristo pelo Espírito Santo para a realização do seu ministério, do seu trabalho em favor de nossas vidas.

Lucas 3:21 e 22

DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus se fez homem e passou por sofrimentos e angústias e por isto Ele nos conhece muito bem. Em toda a Palavra o Senhor está sempre nos ensinando a estar mais perto d’Ele.

A oferta de manjares fala da dedicação ao Senhor.

Para que a oferta de manjares fosse oferecida havia tipos de cozimento: No forno; Na caçoula ou caçarola (panela com tampa); Na sertã ou frigideira (recipiente sem tampa) Levítico 2.4, 5, 6, 7 e 8

A Oferta no forno nos lembra de quando o povo de Israel construiu suas casas, os fornos para assar os pães ficavam no subsolo, embaixo das casas.

O forno é um lugar extremamente fechado e quando está em funcionamento ninguém se aventura a abri-lo. Só quem está manuseando-o é que sabe o tempo certo de fazê-lo. Portanto, este tipo de cozimento nos fala daquilo que é particular, da nossa intimidade, das lutas que ninguém sabe, ninguém vê, só nós e o Senhor sabemos.

Muitas vezes envergonhamo-nos de mostrar as nossas falhas, nossas fraquezas, mas o Espírito Santo, que mora em nossa casa espiritual tem acesso ao nosso “forno”, conhece todas as coisas. E o convite é o mesmo, levar ao altar.

A Oferta da caçoula ou caçarola (panela com tampa) – era para ser dividida, ou seja, partida em pedaços e o recipiente usado tem tampa. Só os mais íntimos da casa é que entram na cozinha, e destampam uma panela. Este tipo de cozimento fala daquelas lutas que dividimos com alguns irmãos, com o Grupo de Intercessão, com o pastor, o diácono. Nem todos são tão íntimos, para que possam tomar conhecimento de certas lutas. E o convite do Senhor é o mesmo, levar ao altar.

A Oferta da Sertã ou frigideira (recipiente sem tampa) – era aquela que ao ser feita todos viam o que está dentro do recipiente, pois não tem tampa. Este tipo de cozimento fala das lutas visíveis, que todos conhecem e participam conosco, em orações. Esta oferta, devemos leva-la ao altar, esse é o convite do Senhor. Levítico 2.7-8

CONCLUSÃO

Todas essas ofertas levadas ao calor do fogo, falam das provas que levam a nossa purificação, santificação.

O Senhor Jesus como homem colocou todas estas ofertas no altar. Algumas ofertas, ou seja, algumas lutas todos souberam, outras, só os discípulos.

O Senhor Jesus levou a sua oferta de forno, quando desceu à sepultura e levou sobre si as nossas iniquidades, as nossas falhas, as nossas fraquezas. Tudo Ele levou sobre Si. Era Ele e o Pai.

O que sobejava das ofertas ficava com o sacerdote. Hoje, nós somos sacerdotes, pois pela morte do Senhor Jesus, temos acesso direto à presença do Pai, ao ALTAR.

Coloquemos tudo diante do Senhor Deus, sem reservas. As primícias, o melhor, o nosso louvor e adoração.

Ele com seu poder tomará as nossas lutas, que chegarão ao altar como cheiro suave.

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” – Salmos 34.19


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

As ofertas de manjares – Levítico 2:4-8

Como ofertar – Culto das Senhoras

SIMBOLOGIA DO TABERNÁCULO – AS OFERTAS DO POVO – Êxodo

As Ofertas e seu significado profético – Levítico 3:4



Alguma dúvida?