Pular para o conteúdo

Jônatas e Davi – 1 Samuel 18:1-4


As cinco coisas que Jônatas deu a Davi – Pregação

Esboço de Pregação em 1 Samuel 18:1-4 “Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E desde aquele dia Saul o reteve, não lhe permitindo voltar para a casa de seu pai. Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também os seus vestidos, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto”.

Introdução de 1 Samuel 18:1-4

Quando Davi venceu o gigante Golias, naquela batalha memorável no vale de Elá, o seu nome se tornou conhecido em todo o Israel do dia para a noite. O rei Saul logo o tomou para fazer parte do seu exército, e quando Davi acabou de falar com Saul, a alma de seu filho, Jônatas, se apegou à alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. Jônatas e Davi fizeram aliança, porque Jônatas o amava como à sua própria alma. Então Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também os seus vestidos, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto.

Desenvolvimento

O encontro de Jônatas com Davi, após ele derrotar Golias, aponta profeticamente para o nosso encontro com o Senhor Jesus, após a sua vitória contra seus inimigos na cruz do Calvário. Aquilo que aconteceu com Jônatas quando viu Davi, é o mesmo que deve acontece conosco quando nos deparamos com a Pessoa Maravilhosa do Senhor Jesus na nossa vida. 

Nós devemos nos apegar ao Senhor Jesus com todas as nossas forças; devemos amá-lo como à nossa própria alma, como a nós mesmos e muito mais. Devemos fazer uma aliança com o Senhor por toda a eternidade, para vivermos todos os dias na sua presença e em comunhão com Ele.

A Obra que Jesus fez por nós, nos dando vitória contra o inimigo que vinha contra nós, foi memorável e incomparável. Assim devemos atentar para aquilo que Jônatas fez em relação a Davi, pois a atitude dele demonstra um sentimento de entrega e confiança naquele que um dia viria a ser o rei de todo o Israel. Jônatas deu cinco coisas a Davi, depois que fez aliança com ele, e estas coisas representam detalhes na nossa vida que precisam ser entregues ao Senhor também. Estas coisas são:

A Capa

A capa era um tipo de roupa de uso externo, e os israelitas comuns as usavam com muita frequência. Haviam pessoas que eram conhecidas de longe só pela capa que usavam. A capa fala da nossa maneira de viver antes de conhecer o Senhor Jesus, fala do nosso velho homem, do homem do mundo, do pecado. Ela representa aquilo que nos caracterizava e nos identificava como pessoas sem Deus, no meio dos nossos parentes, amigos e vizinhos.

Quando nos encontramos com Jesus, precisamos entregar a nossa capa, a nossa antiga forma de viver, para que ele nos revista de uma nova vida e de um novo testemunho.

Seus Vestidos

Enquanto a capa era de uso externo, os vestidos eram de uso interno, eram usados como roupas íntimas. Os vestidos falam das coisas interiores, das coisas do coração, dos sentimentos, pensamentos e tudo aquilo que é da nossa intimidade.

Muitas destas coisas precisam ser entregues ao Senhor Jesus, para que Ele cuide e trate daquilo que não nos faz bem e que também não serve para Ele. Davi mesmo escreveu: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno”. Essa oração de Davi, é a sua entrega pessoal de tudo que havia no seu coração e na sua mente, para que Deus fizesse ali a sua vontade.

Sua Espada

A espada, além de ser uma arma de guerra, servia também para a segurança pessoal de quem a usava. Naquele tempo cada homem levava uma espada na sua bainha, era uma questão de se sentir seguro e protegido. Entregar a espada fala da segurança da nossa própria vida, que deve ser entregue nas mãos do Senhor Jesus.

Vivemos em um mundo violento e inseguro, mas confiar numa arma para se sentir seguro, é algo que não oferece garantia nenhuma, pois muitos têm perdido a vida exatamente por confiar demais em uma arma. A Palavra diz: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela…”. A nossa segurança está nas mãos do Senhor, pois só Ele é poderoso para nos livrar de todo mal e perigo.

Seu Arco

O arco era um instrumento comumente usado na caça, como um meio de sobrevivência. Esaú era perito caçador, e com seu arco abatia suas presas para delas se alimentar. Assim, o arco fala da sobrevivência; daquilo que mais preocupa o ser humano em todos os tempos e épocas da sua história, principalmente nestes tempos modernos.

Foi por isso que o Senhor falou: “Não estejais ansiosos com o dia de amanhã, com o que haveis de comer ou beber…”. Jesus sabia que esse ponto da vida do homem era nevrálgico, por isso exortou seus servos a confiar na sua providência e entregar suas necessidades (seu arco) nas suas mãos.

Seu Cinto

O cinto fala da justiça própria. Desde a queda o homem tem procurando encontrar um meio de se justificar de seus pecados diante de Deus. Adão e Eva prepararam vestes de folhas para encobrir sua nudez, mas quem realmente resolveu este problema foi o Senhor Deus, quando preparou vestes com peles de animais para vestir o primeiro casal. 

Hoje em dia vemos as pessoas se valerem da sua religião, da sua caridade e boas obras, do seu esforço próprio, independente do Senhor Jesus, na tentativa de se tornar aceitável diante de Deus. Mas a Palavra afirma, para frustração geral, que todas as nossas justiças são como trapo da imundícia. 

A verdadeira justiça se manifestou na cruz, quando Jesus morreu em nosso lugar, tornando-se a nossa justiça e nos apresentando a Deus como justificados pelo seu sangue. Devemos, assim, entregar a nossa justiça (ou melhor, a nossa injustiça) nas suas mãos para que a dEle nos seja concedida para nossa salvação.

Conclusão de 1 Samuel 18:1-4

Quando Jônatas tomou essas atitudes, ele estava declarando que não precisava mais se preocupar com aquelas coisas, pois Davi lhe havia transmitido toda a paz e segurança que sua alma almejava.

É isso que acontece conosco quando encontramos o Senhor Jesus na nossa vida. Ela passa a ser a nossa razão de viver, e todas as nossas expectativas e necessidades passam a ser depositadas nas suas mãos.

Ele mesmo disse: “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.”

Esboço de Pregação em 1 Samuel 18:1-4 “Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E desde aquele dia Saul o reteve, não lhe permitindo voltar para a casa de seu pai. Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também os seus vestidos, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto”.


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

A capa do cego de Jericó – Marcos 10:50

A capa de Elias – 2 Reis 2:8-13

Deixe a capa antes – Marcos 10:46-52

O Uso do Arco – II Samuel 1:17-18

O dia da Peleja – 1 Samuel 13:22


Alguma dúvida?