Pular para o conteúdo

Jeremias 32:7-14 – Arrebatamento profetizado


Livros Digitais por R$15,00 - Loja do Portal Revelação

Arrebatamento profetizado – Pregação

Esboço de Pregação em Jeremias 32:7-14 – Eis que Hanameel, filho de Salum, teu tio, virá a ti dizendo: Compra para ti a minha herdade que está em Anatote, pois tens o direito de resgate para comprá-la. Veio, pois, a mim Hanameel, filho de meu tio, segundo a palavra do Senhor, ao pátio da guarda, e me disse: Compra agora a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então entendi que isto era a palavra do Senhor.
Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro, dezessete siclos de prata.
E assinei a escritura, e selei-a, e fiz confirmar por testemunhas; e pesei-lhe o dinheiro numa balança.
E tomei a escritura da compra, selada segundo a lei e os estatutos, e a cópia aberta.
E dei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hanameel, filho de meu tio e na presença das testemunhas, que subscreveram a escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda.
E dei ordem a Baruque, na presença deles, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma estas escrituras, este auto de compra, tanto a selada, como a aberta, e coloca-as num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias.

Desenvolvimento

Essa palavra que veio a Jeremias tem um sentido profético importantíssimo para Israel e outro da mesma forma para a igreja. Para Israel era um sinal de que o povo sairia cativo, mas voltaria para aquela terra e a possuiriam como antes.

As palavras do Senhor falavam disso, vejamos alguns exemplos:

Jeremias 28:6 – “Multiplicai-vos ali e não vos diminuais – porque voltariam para povoar aquela terra”;

Jeremias 31:38 – A cidade será reedificada.

O texto que lemos hoje era uma ordem dada a Jeremias para comprar uma terra que seria reclamada num futuro distante, mas era uma demonstração da certeza de que o povo de Israel voltaria a habitar naquele lugar.

Para a igreja – a profecia aponta para o arrebatamento.

Comprar uma terra que estava na posse de um rei estranho – O Senhor comprou nossas almas, porque elas estavam nas mãos da condenação.

O preço ajustado foi pago na presença das testemunhas (João 19:35).

O auto de compra foi lavrado – nossa escritura de compra e venda da terra é a Bíblia – A Palavra de Deus.

Guarda uma cópia aberta e outra lacrada em vasos de barro, para que se conserve por muitos dias (II Coríntios 4:7).

Uma escritura aberta – é o servir da igreja (II Coríntios 3:3).

A escritura que está fechada será aberta quando o vaso for quebrado em tempo oportuno, no futuro, para mostrar que o direito à terra celestial foi comprado e o possuidor da escritura tem direito à terra – a igreja que guarda a palavra da salvação.
O Senhor Jesus pagou o preço pela vida do homem; o preço foi muito alto: foi seu sangue, sua vida.

Foi pago na presença de testemunhas fiéis (João 19:35).

O autor de compra foi lavrado – nossa escritura é a Palavra de Deus.

O vaso onde a escritura foi depositada é o coração do servo.

Esse vaso lacrado será quebrado em tempo oportuno: pela morte (Eclesiastes 12:6) ou pelo arrebatamento, para provar quem tem direito à terra. A salvação será entregue àqueles que têm escondido a Palavra de Deus em seus corações (Apocalipse 3:11).


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

Oração que agrada a Deus – Daniel 6:10

Mateus 13:44 – Pelo gozo dele..

Parábola do Tesouro Escondido

O pilares da Reforma Protestante


Alguma dúvida?