Jeremias

As Cinco Janelas – Jeremias 9:21

As Cinco Janelas – Pregação

Pregação em Jeremias 9:21“Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios para exterminar das ruas as crianças, e os mancebos das praças”.

Introdução de Jeremias 9:21

A palavra que lemos em Jeremias fala a respeito do palácio. Quando nós falamos em palácio, imaginamos uma sequência de coisas, o que há dentro de um palácio.

Dentro de um palácio existem riquezas, ouro, pedra preciosa, é no palácio onde mora, habitam pessoas importantes, reis, príncipes, pessoas de autoridade.

E a palavra nos fala justamente de um palácio; porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, e o palácio aqui nos fala do nosso coração, que é um palácio onde existe coisa preciosa como a prata que é a redenção da bênção do Senhor Jesus na nossa vida como o ouro que é o poder do Espírito Santo para testemunharmos da grande bênção que o Senhor nos concedeu que é a salvação.

Mas dentro do nosso coração que é nosso palácio, habita pessoas importantes, como o Espírito Santo, como o rei, o Rei Jesus, Ele habita dentro do nosso coração e nós devemos cuidar muito deste palácio, devemos cuidar dessa janela, trancar as janelas deste palácio para que a morte não entre por ela, para que a morte não suba e entre dentro do palácio, para roubar a bênção e a riqueza que o Senhor nos tem concedido, então se nós somos o Templo de Espírito Santo, o nosso coração é o palácio onde o Senhor Jesus mora. 

É sobre isso que nós vamos falar sobre as cinco janelas que dão acesso a esse palácio, vamos estudar uma por uma com muita cautela, com muita atenção, as cinco janelas que dão acesso ao nosso coração, são os cinco sentidos do nosso corpo.

Desenvolvimento de Jeremias 9:21

1ª Janela – Olhos:

E o primeiro que nós vamos estudar são os Olhos, eles são uma das janelas do nosso palácio, é através dos olhos que contemplamos todas as coisas, é através dos olhos que vemos aquilo que é certo, aquilo que agrada a Deus, e aquilo que não agrada a Deus. No evangelho de Mateus, diz que os nossos olhos são a candeia do nosso corpo, e se nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será bom, todo o nosso corpo será iluminado, devemos cuidar bem dessa janela, porque é através dos olhos que nós desejamos, através dos nossos olhos que cobiçamos, nós devemos cuidar bem dessa janela.

Foi através dos olhos que Eva viu o fruto foi convencida pela voz do adversário, e gostou e pecou contra o Senhor. Devemos cuidar dessa janela, devemos ver aquilo que o Senhor tem proporcionado aos nossos olhos. O Senhor nos concedeu os olhos, não para ver as coisas que o mundo tem nos oferecido, mas para ver as coisas espirituais, para ver a sua graça, para ver o ganho que estão ao nosso redor, os nossos olhos não foram feitos para ver as coisas que não agrada o Senhor que entram por essa janela, aquilo que entristece o Senhor dentro do nosso coração.

Quantas vezes passamos por determinados lugares vimos coisas e na hora clamamos, porque aquilo não foi bom aos nossos olhos, para ver a eternidade. Lembramos do cego de Jericó, o que ele mais queria era ver, quando o Senhor se apresenta a ele, Ele pergunta o que queres que Eu te faça?

Senhor que eu tenha vista que eu veja, aquele homem foi um privilegiado, ele que nunca tinha visto nada, a primeira coisa que viu foi Jesus.

Assim também são os nossos olhos quando estávamos no mundo, éramos cegos, não víamos nada, mas quando viemos para a presença do Senhor, o Senhor fez com que os nossos olhos pudessem ver aquilo que é real que é a eternidade, são as bênçãos, é a alegria, a maravilha de poder contemplar a face do Senhor, esta janela é muito perigosa, quantas vezes um jovem vê uma jovem aos seus olhos é algo maravilhoso, e esse tipo de entusiasmo, deixa o coração encher de paixão, ele olha, gosta, mas às vezes aquele olhar não foi um olhar virtuoso porque aquela pessoa não é para a sua vida.

Nós devemos cuidar muito dessa janela, interessante que há um corinho que as crianças que diz assim (Cuidado olhinho o que vê, o Salvador do céu está olhando pra você, cuidado olhinho o que vê…) não é tudo o que olhamos que agrada o Senhor, e quantas vezes perdemos tempo olhando coisas que não edificam coisas que não agradam ao Senhor, é por aí que a morte entra, porque a morte entra pela janela, a morte é um pecado, e o pecado separa o homem do Senhor.

Cuidado com a janela dos Olhos

Devemos cuidar dessa janela, para que a morte não entre por ela, devemos olhar muitas coisas, olhar o céu, olhar a graça, olhar as bênçãos que o Senhor nos tem proporcionado através da natureza, que bom poder olhar os irmãos, todos jovens que o Senhor trouxe com a mente limpa, com aparência de vida, com aparência de alegria, como é bom ver isto, como é bom poder olhar aquilo que é natural, aquilo que o Senhor criou, agora dói aos nossos olhos, arde os nossos olhos, olhar aquilo que o homem traz determinando destruição, violência, a falta de temor, com Deus.

Mas o Senhor nesta manhã nos chama atenção para uma coisa, devemos trancar essa janela, quando o nosso olhar se deparar com alguma coisa que não agrada ao Senhor, imediatamente devemos trancar essa janela. E como nós vamos trancar essa janela, (vamos fechar os olhos, para esse mundo turbulento que está?) não nós vamos clamar, Senhor tem misericórdia, passa do sangue de Jesus sobre meus olhos, para que eu não me contamine com o que estou contemplando.

Senhor lava-me, tranca o trancar dos olhos desta janela e o clamor constante, e o andar no Espírito, para que o Senhor possa nos abençoar e quando nos depararmos com coisa que não agrada o Senhor, Ele possa nos esconder no seu sangue e que Ele possa nos deixar ver aquilo que Ele tem proporcionado para os nossos corações.. Devemos cuidar dessa janela, o inimigo nesta última hora tem colocado muitas imagens que as vezes aos nossos olhos são coisas bonitas, mas que não agrada ao Senhor.

Esta janela é muito sensível porque ela vê grava e depois ela deixa gerar dentro de nos o pecado, e o pecado gera a morte, nem tudo que vemos que nossos olhos contemplam provém do Senhor, por isso devemos cuidar dessa janela, para que a morte não entre por ela.

2ª Janela – Ouvidos:

A segunda janela do nosso corpo é os Ouvidos é um dos sentidos do nosso corpo, e devemos estar atentos para aquilo que temos ouvido, o inimigo nesta última hora tem soltado milhares de sons no ar musicas mundana, que não agrada ao Senhor, quantas vezes passamos por lugares e ouvimos músicas, os irmãos ouvem, começam a bater o pé, começa se requebrar daqui a pouco a morte entrou.

Nós devemos cuidar dessa janela, aquilo que temos, o inimigo tem soltado milhares de sons, a poluição, sonora sobre o ar, temos que discernir aquilo que é do Senhor e aquilo que não é do Senhor, o que agrada ao Senhor e o que não agrada ao Senhor, como piadas, fofocas, mentiras, esses são os sons que estamos ouvindo nesta última hora, não devemos dar ouvidos a tudo que ouvimos, porque nem tudo é a voz do Senhor. Essa janela foi feita para ouvir a voz do Espírito Santo, para ouvirmos a voz de consolo, a exortação, a profecia, a palavra, ouvir a voz do Senhor.

Os nossos ouvidos têm que estar voltados para a notícia que o Espírito Santo esta trazendo da eternidade, os nossos ouvidos não podem estar voltados para as coisas que o mundo tem falado, jovens tem que ser livres tem que viver tem que ser assim e assim, etc. Nós vivemos segundo a vontade de Deus, à vontade o Espírito, por isso damos ouvidos a uma só voz, que é a voz do Espírito Santo, a voz do nosso Deus Mas o inimigo vem como fez com Eva, você pode comer tudo, que será tão grande e sábio como o vosso Deus.

O sussurrar do inimigo

Quantas vezes o inimigo usa uma vida, para chegar aos nossos ouvidos e sussurrar coisas que não agradam ao Senhor, no colégio o jovem vem com conversa que não agrada o nome do Senhor, assunto que o mundo esta falando, sobre liberdade o mundo agora é livre, livre para pecar e prosseguir a pecar devemos cuidar muito bem dessa janela, aquilo que temos ouvido, será que aquilo que você tem ouvido no trabalho, quando para no meio dos amigos, o que eles estão falando será que agrada ao Senhor?

Será que o que você tem ouvido por parte dos familiares, os conselhos daqueles que não são servos, porque ir a igreja todos os dias você tem que namorar, não é isso que ouvimos? olha você vai ficar velha, nós não podemos dar ouvidos a  isso temos um Deus que revela tudo, como é bom ouvir a voz do Senhor, naquela hora de dor, angústia, abatimento, você escuta a voz do Senhor  (Filho tende bom ânimo, Filho eu estou contigo).

Devemos cuidar dessa janela, abri-la só para o Senhor, só para ouvir a voz do Senhor, não devemos dar ouvidos a conselho de ímpios, não devemos dar ouvidos aquilo que o mundo tem falado ao nosso respeito, mas devemos dar ouvidos a voz do Senhor Jesus, porque cada um de nós devemos dar conta a Deus da nossa vida, temos que prestar conta com Deus, não podemos chegar diante do Senhor e dizer, Senhor olha eu te neguei uma vez, eu te neguei duas vezes, porque ouvi o conselho de alguém, e o nosso conselheiro é o Espírito Santo .

Devemos cuidar dessa janela, às vezes uma irmã chega perto da outra com conversinha a respeito de um irmão, não podemos dar ouvidos, olha o que a irmã está falando não agrada ao Senhor, se a irmã tem alguma coisa contra a outra irmã vá a ela, fala com ela, ora por ela, mais não deve sair falando, eu não estou disposto a ouvir o que a irmã esta falando, porque os meus ouvidos é uma janela que dá acesso a um palácio e o Espírito Santo não se agrada disso . Devemos cuidar dessa janela.

3ª Janela – Paladar:

A terceira janela do nosso palácio é o Paladar, está dentro da nossa boca, é a língua, a nossa língua ela é que identifica a nossa vida, devemos ser temperados, devemos ver o que estamos falando.

Esta janela é muito perigosa, porque é com este sentido, com esta janela que dizemos; eu amo ao meu Senhor, e na mesma hora nos levantamos contra o Senhor, esta janela é muito perigosa, mas devemos cuidar muito daquilo que estamos falando, porque com os nossos lábios nós glorificamos, cantamos, louvamos a Deus, e depois com os próprios lábios maldizemos.

Devemos cuidar dessa janela, porque o adversário usa o nosso falar, e não podemos deixar que ele use o nosso falar para ferirmos os nossos irmãos, mas devemos falar aquilo que o Espírito Santo nos mandar, aquilo que convém, aquilo que edifica, aquilo que agrada a Deus, devemos usar essa janela para glorificarmos o nome do Senhor, para dizermos aleluia, para cantarmos louvores, porque essa janela é muito perigosa .

4ª Janela – Olfato:

A quarta janela é o Olfato, é pelo olfato que sentimos o cheiro. O apóstolo Paulo diz que somos o perfume suave de Cristo porque somos a sua igreja, e como igreja, temos que sentir também o perfume de Jesus na nossa vida mesmo nas lutas, no sofrimento, lembramos de um dos presentes que o Senhor Jesus ganhou no seu nascimento que foi a (Mirra) quanto mais era pisada, mais exalava o seu perfume.

Assim somos nós como igreja não podemos usar nosso olfato para sentir o cheiro do mundo, o mau cheiro que está se exalando pelo pecado, mas mesmo na hora das lutas, das provas, no dia a dia, temos que sentir o cheiro de Jesus nas nossas vidas. Lembrando que somos sua igreja, que somos de uma obra que o Espírito Santo está realizando em nossos corações.

5ª Janela – Tato:

A quinta janela é a última é o Tato, as nossas mãos onde sentimos, aquilo que pegamos, devemos cuidar muito das nossas mãos, do tato porque é através do tato que sentimos o toque do Espírito Santo que podemos tocar em Jesus, na hora da luta devemos lembrar, da mulher do fluxo de sangue, foi com suas mãos que ela tocou e sentiu virtude sair de Jesus e foi curada de sua enfermidade.

As nossas mãos foram usadas para o louvor e adoração, para o trabalho desta obra, para tocar louvores, para usar no trabalho do dia a dia, para a Obra do Senhor Jesus. As nossas mãos não foram feitas para destilar violência, para lançar mão daquilo que não agrada o Senhor, devemos cuidar dessa janela porque é com ela que um dia iremos tocar a face do Senhor Jesus. Devemos cuidar das cinco janelas, porque todas elas darão acesso ao nosso palácio, os Olhos, Ouvidos, Olfato, Paladar (boca, língua), as Mãos.

Conclusão

Que o Senhor possa abençoar, que você possa cuidar das cinco janelas, para que o inimigo nunca venha entrar por elas, e exterminar as crianças das ruas e os mancebos das praças. O que é a criança? A criança fala da obra, a obra do Espírito, a obra que o Senhor está realizando em nossos corações. Os mancebos da praça, fala da força da juventude, fala do vigor do jovem que não abre mão da salvação, que não abre mão da bênção do Senhor.

E que o Senhor possa nos abençoar.

Pregação em Jeremias 9:21“Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios para exterminar das ruas as crianças, e os mancebos das praças”.



Mais Esboço de Pregação

Apocalipse 14:2 – Vozes do Senhor!

A experiência de Êutico – Atos 20:7-11

Não endureçais os vossos corações – Hebreus 4:7

Postura do Obreiro nos Cultos

Porque tive fome, e deste-me de comer… – Mateus 25:34-36

As raposinhas na Vinha – Cantares 2:15

Postura do Obreiro / O obreiro ARARA

Escolha de LÓ | Escolha do homem – Gênesis 13:10

A morte na panela – II Reis 4:38-41

Lava-te sete vezes – II Reis 5:10