Pular para o conteúdo

A Religião e a Obra – Gênesis 29:10-11


A Religião e a Obra do Espírito Santo

Gênesis 29:10-11 – E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou.

INTRODUÇÃO

Jacó por obediência de seu pai vai a uma cidade chamada Harã buscar uma mulher para casar, chegando lá ele encontra um poço com uma grande pedra sobre a boca e três rebanhos de ovelhas ao redor. Havia também naquele lugar os pastores de Harã, eles esperavam todos os rebanhos para tirar a pedra do poço, assim dando de beber às ovelhas. Enquanto os demais rebanhos não chegavam, as ovelhas que ali estavam ficavam sofrendo com sede.

Jacó vendo o sofrimento dessas ovelhas, diz que não era tempo para ajuntar gado e diz para dar de beber e apascentar as ovelhas, mas, os pastores responderam dizendo que não podiam, pois teriam que esperar os rebanhos, porque dava muito trabalho tirar aquela pedra da boca do poço.

DESENVOLVIMENTO

Jacó tipifica o Senhor Jesus que veio à Israel, e quando os encontrou estavam no comodismo, deitados junto ao poço com pedra na boca. O Poço fala da palavra de Deus que os religiosos tapavam com seus costumes, ou seja, os religiosos limitavam as ovelhas não deixando as mesmas saciar sua sede por Deus. Mas enquanto os fariseus limitavam a palavra, Jesus vinha e pregava, assim saciando a alma do povo israelita.

A orientação de Jesus era: pregar o evangelho, pois o povo estava sedento, mas a religião não a seguia, mas sim os seus interesses.

Hoje há um evangelho da prosperidade, no qual vem enganando o homem fazendo ele viver no comodismo e nos erros dos líderes religiosos. Assim o homem vem vivendo despeço da verdade da palavra de Deus.

Em Harã, Jacó ainda teve um encontro com uma mulher chamada Raquel que trazia as ovelhas de seu pai, quando a viu, logo tirou a pedra da boca do poço e alimentou as ovelhas que ela trazia.

CONCLUSÃO

Raquel tipifica a Obra do Espírito Santo, que diferente da Religião, aproxima o homem ao poço da Salvação. E quando ela aproxima o homem, o Senhor tem tirado a pedra, aquilo que impede de ouvir a voz mansa e delicada de Deus.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Jacó tipifica a igreja gentílica – Gênesis 29:1-10

DECLARA-ME QUAL SERÁ O TEU SALÁRIO – Gênesis 29:15

A experiência de Labão – Gênesis 24:12


Alguma dúvida?