A Religião e a Obra – Gênesis 29:10,11

A Religião e a Obra – Gênesis 29:10,11

Gênesis – A Religião e a Obra do ES

E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou.
Gênesis 29:10,11

INTRODUÇÃO

Jacó por obediência de seu pai vai a uma cidade chamada Harã buscar uma mulher para casar, chegando lá ele encontra um poço com uma grande pedra sobre a boca e três rebanhos de ovelhas ao redor. Havia também naquele lugar os pastores de Harã, eles esperavam todos os rebanhos para tirar a pedra do poço, assim dando de beber as ovelhas. Enquanto os demais rebanhos não chegavam, as ovelhas que ali estavam ficavam sofrendo com sede.

Jacó vendo o sofrimento dessas ovelhas, diz que não era tempo para ajuntar gado e diz para dar de beber e apascentar as ovelhas, mas, os pastores responderam dizendo que não podiam, pois teriam que esperar os rebanhos, porque dava muito trabalho tirar aquela pedra da boca do poço.

DESENVOLVIMENTO

Jacó tipifica o Senhor Jesus que veio à Israel, e quando os encontrou estavam no comodismo, deitados junto ao poço com pedra na boca. O Poço fala da palavra de Deus que os religiosos tapavam com seus costumes, ou seja, os religiosos limitavam as ovelhas não deixando as mesmas saciar sua sede por Deus. Mas enquanto os fariseus limitavam a palavra, Jesus vinha e pregava, assim saciando a alma do povo israelita.

A orientação de Jesus era: prega o evangelho, pois o povo estava sedento, mas a religião não a seguia, mas sim os seus interesses.
Hoje há um evangelho da prosperidade, no qual vem enganando o homem fazendo ele viver no comodismo e nos erros dos lideres religiosos. Assim o homem vem vivendo despeço da verdade da palavra de Deus.

Em Harã, Jacó ainda teve um encontro com uma mulher chamada Raquel que trazia as ovelhas de seu pai, quando a viu, logo tirou a pedra da boca do poço e alimentou as ovelhas que ela trazia.

CONCLUSÃO

Raquel tipifica a Obra do Es, que diferente da Religião aproximando o homem ao poço da Salvação. E quando ela aproxima o homem, o Senhor tem tirado a pedra, aquilo que impede de ouvir a voz mansa e felicidade de Deus.

Hoje a Obra do ES é alimentada com a palavra de Deus, por que um dia Senhor Jesus viu a Obra com suas ovelhas se aproximando dele, e assim a cada dia tem tirado a Pedra da boca do Poço da Salvação.

 

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email