Pular para o conteúdo

Eclesiastes 7:5 – melhor é ouvir a repreensão do sábio


Eclesiastes 7:5“melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo”

Introdução

A palavra “melhor” aparece sete vezes no capítulo sete, e faz sete distinções. Por exemplo: melhor é a boa fama do que o unguento; melhor é o dia da morte do que o dia do nascimento; melhor é ir à casa onde a luto do que ir à casa onde há banquete…, melhor é o fim das coisas do que o princípio delas…

Entre outras distinções que são feitas por Salomão ao longo deste capítulo. Aquilo que nos é dito por Salomão foi inspirado pelo Espírito Santo, assim como tudo o que foi escrito na palavra de Deus.

Portanto a compreensão dessas palavras, só ocorrerá pela operação e a revelação do Espírito Santo ao coração do homem; do contrário como entenderá o homem o que lhe diz o texto: “melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que alguém ouvir a canção do tolo”?

Ao homem natural parece uma contradição, entender que ouvir a repreensão possa ser melhor do que ouvir a canção. Porém há um detalhe importantíssimo: a repreensão tem como agente o Sábio; já a canção tem como o seu agente o tolo.

Desenvolvimento

Melhor é ouvir a repreensão

A repreensão representa a correção. Esta só acontece numa situação em que há erros ou falhas. Nós somos falíveis; cometemos inúmeros erros, incorremos em falhas, porém como servos de Deus sabemos que ele nos corrige com amor para que não percamos a salvação que nos foi dada um dia. O nosso Deus nos corrige para que não nos desviemos do seu projeto.

Quantas vezes o Senhor falou conosco acerca de algo que havia em nós que não agradava o seu nome? Quantas vezes o Senhor falou conosco acerca de atitudes e pensamentos que tínhamos que não condiziam com a vontade do Senhor para as nossas vidas?

Certamente foram muitas as vezes que o Senhor se revelou a nós para corrigir o curso da nossa vida, pois o Senhor repreende aquele que ama; nós somos amados por Deus.

Sábio

O Espírito Santo é quem nos convence do pecado, que nos faz enxergar as coisas que ainda existem em nós que não agradam ao nosso Deus e que precisam ser retiradas. O Espírito Santo opera no interior do nosso coração, é uma operação silenciosa, porém eficaz, pois revela uma mudança que é realizada na alma.

O Espírito Santo é sábio e todas as coisas realizadas por ele, são feitas com sabedoria: não fere, não machuca, não expõe, não ridiculariza nem menospreza quem quer que seja, pois são atos de amor que Deus realiza na vida do homem através do seu Espírito Santo. Ser repreendido (corrigidos) pelo homem é algo duro, até mesmo insuportável para muitos de nós, mas ser repreendidos (corrigidos) pelo Espírito Santo é algo leve, visto que a correção que provêm dele faz bem a nossa alma.

A canção do tolo

A canção é aquilo que é agradável de ouvir, que satisfaz aos anseios do coração, mexendo com as emoções, mas que não leva ninguém a rever a sua forma de vida, ou seja, a canção do tolo não é capaz de atingir a alma, não é capaz de falar a alma aflita e amargurada trazendo para a mesma as respostas e soluções que ela necessita.

Tolo

É alguém que não tem prudência, não possui sabedoria. Portanto, ouvir o tolo ou aquilo que provêm do mesmo é se ater aquilo que não tem nenhum proveito para a alma do homem, visto que não há nenhuma instrução em suas palavras.

O contrário disso vemos no convite que o Senhor Jesus fez e continua fazendo ao homem em Mateus 11:28-30, que diz: “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei… aprendei de mim que sou manso e humilde e achareis descanso para as vossas almas”. Ouvir a voz de Jesus, ouvir o que ele tem para as nossas vidas é algo maravilhoso, pois a sua palavra é palavra de vida.

Conclusão

Os seus ouvidos estão inclinados para ouvir a repreensão do sábio ou ouvir a canção do tolo? É preciso tomar uma decisão, ou seja, fazer uma escolha. Nós Escolhemos ouvir a voz do Espírito Santo que nos corrige, que nos orienta como nos portarmos na presença do Senhor. A eternidade é para aqueles que estão ouvindo a voz inconfundível do Espírito Santo (a repreensão do sábio).

Mas há muitos que estão dando ouvidos a canção do tolo (dos sons que ecoam neste mundo que falam a carne, mas não falam a alma do homem). O conselho de Salomão para todos os que aqui estão nesta noite é: “melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que alguém ouvir a canção do tolo”. Atente para este conselho e viva uma vida sob a orientação do Espírito Santo permitindo que ele te conduza até a eternidade com Deus.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Mateus 14:24-25 – Se dará quando tudo for contrário

Ilustração Bíblica – Orgulho

“TIMÓTEO” – Um jovem Pastor – 2 Timóteo 2:1

Bolo assado de um só lado – Oséias 7:8



Alguma dúvida?