Pular para o conteúdo

A vinha do teu próximo – Deuteronômio 23:24


A vinha do teu próximo – Pregação

Esboço de Pregação em Deuteronômio 23:24 – Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas segundo teu desejo, até te fartares, porém, não as levarás no cesto.

Introdução de Deuteronômio 23:24

Deus, através do seu servo Moisés, transmitiu ao povo de Israel vários conselhos e orientações. Em cada orientação dada havia um ensino da parte do Senhor para o seu povo. Semelhantemente nos nossos dias, Deus tem nos feito conhecer as suas orientações, afim de que nós pratiquemos e nos tornemos agradáveis aos seus olhos. Nós que somos Israel de Deus.

Desenvolvimento

Qual era a orientação que Deus deu através de Moisés aqui, nessa passagem bíblica? Era que todos (homem ou mulher), ao entrar numa vinha que pertencia a outro, podia comer livremente até se fartar, porém, era vedado levar qualquer fruto (uvas) no cesto. Já que não eram dono da vinha. Enquanto, estivessem dentro dos limites daquela vinha, podiam desfrutar dos benefícios da mesma.

Deuteronômio 23:24 – Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas segundo teu desejo, até te fartares, porém, não as levarás no cesto.

Quando entrares – sermos participantes da obra: cultos, reuniões, seminários, madrugadas, etc. Estar dentro da vinha é vivermos na comunhão do corpo.

Vinha – é a Obra do E.S.

Do teu próximo – nós não somos donos. O dono da Vinha é o Senhor; que por amor as nossas vidas, nos chamou para sermos participantes da graça, da sua obra.

Comerás uvas – a obra nos oferece todos os dias uma fartura de Bênçãos que saciam as nossas almas. (curas, libertações, Salvação)

Uvas – das uvas se extrair o vinho que fala da bênção do E.S.  Que foi derramado sobre a vida da igreja (Batismo com E.S.), o Senhor acrescenta dons espirituais a medida da busca do Servo).

Segundo o teu desejo – o nosso desejo é de sermos alvos da operação do E.S. todos os dias (consolo, refrigério, paz, alegria).

Até de fartares – termos o nosso coração cheio das bênçãos do Senhor. Alma saciada na presença do Senhor.

Porém, não as levarás no cesto – isso nos ensina que nós não somos donos da bênção, achando que podemos dispor das bênçãos estando fora da vinha (obra).

Conclusão de Deuteronômio 23:24

Deus tem uma obra, que oferece ao homem todos os benefícios para a sua alma. Mas, que só podem ser desfrutados por aqueles que estão comprometidos com Ela (os que entraram na vinha).

Estás sem paz, sem alegria, sem esperança, há ainda um vazio na sua alma? O Senhor Jesus (teu próximo) te convida para entrares na vinha (Obra). E a Palavra é “Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas segundo teu desejo, até te fartares, porém, não as levarás no cesto. (Dt. 23:24).

Por que muitas pessoas estão com as suas almas famintas e vazias? Porque estão ainda fora da vinha (obra) e seja participante das bênçãos que fartam a alma.

Esboço de Pregação em Deuteronômio 23:24 – Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas segundo teu desejo, até te fartares, porém, não as levarás no cesto.


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

A Obra do Coração – Atos 9:24-25

“Se o Senhor se agradar de nós” – Números 14:7-8

Comer pão à mesa do Senhor – 2 Samuel 9: 7

Resposta ao servo – Amós 9:13


Alguma dúvida?