Cantares de Salomão

Favos de mel manam dos teus lábios – Cantares 4:11

Cantares 4:11 “Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.”

INTRODUÇÃO

Estamos estudando nas EBDs o livro de Cantares, um livro que por muitos anos não foi entendido por muitos estudiosos, pois não alcançaram a revelação do seu conteúdo, mas aprouve ao Senhor revelar os mistérios para a sua igreja, a última igreja, que está preparada para o Arrebatamento. Um livro poético, mas principalmente profético, pois mostra a trajetória de uma igreja, desde o seu início (Pentecostes) até o dia em que se completará o projeto de Deus, que será o momento do Arrebatamento.

DESENVOLVIMENTO

O texto que lemos mostra sobre uma noiva. Esta noiva é a igreja de Jesus, que está sendo preparada para um casamento. E neste texto Jesus, que é noivo, mostra as características dessa noiva. Ela exala de seus lábios favos de mel e leite. É o que está na boca daquela que foi remida por Jesus: a doutrina, a palavra revelada, que alimenta não só a si, mas a todos os que ouvem o seu falar.

Os favos de mel demonstram a doçura de um Evangelho Verdadeiro, onde revela o amor de Jesus pela vida do homem. E o leite, que é o alimento forte. Desde o nascimento de um bebê ele é alimentado com o leite da mãe, não são coisas de fora, mas alimento que vai trazer todos os nutrientes que ele precisa.

Nós, quando conhecemos a Jesus, temos uma nova vida, iniciamos uma nova caminhada, e desde pequenos na fé somos alimentados com o que vem de Jesus, a palavra verdadeira, que nos liberta, nos transforma, e o mel, pois recebemos a doçura de um Jesus que nos amou, a ponto de se entregar na cruz.

“os teus vestidos tem cheiro do Líbano!”

Um dia Israel negou Aquele que seria o Seu Remidor, por não acreditar que Jesus, um homem tão simples, poderia ser o Rei, mas abriu-se um novo e vivo caminho, agora não só para a redenção deles, mas de toda a humanidade. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida Eterna!” João 3:16

O Líbano nos mostra profeticamente este povo, que não tinha direito à herança, pois não estava dentro dos termos de Israel, mas aquele a quem o próprio Deus Pai abriu o caminho, entregando seu Filho Jesus, para que agora todos pudessem ter essa escolha: a Vida Eterna.

Mas o caminho é fácil? Não é, pois levou a morte o Seu Único Filho. Para Deus não era fácil, para Jesus não foi fácil, e não existe uma promessa que diga: o céu é fácil, mas é para um povo que vive as provas deste mundo, que sofre a mesma dor de Jesus, pois reconhece o sangue Dele que foi vertido na cruz. Este sangue é nosso acesso ao céu, e fala do próprio Espírito Santo, que Jesus deixou aqui nesta terra para preparar uma noiva.

Recebemos uma veste de salvação

É o adorno da noiva. Para o casamento precisamos estar vestidas adequadamente, mas o que chama a atenção do noivo? O cheiro. O Seu cheiro em nós, igreja. O aroma do sangue, a valorização deste sacrifício perfeito, que foi por amor a mim e a você.

CONCLUSÃO

O Projeto se findará um dia. Na Eternidade. O dia mais almejado da igreja fiel, aquela que renuncia o mundo e a sua própria carne, para fazer somente a vontade de Deus. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14.

Somos felizes, bem aventurados, pois levamos em nós o cheiro do nosso amado! E isto muito O agrada. A noiva está pronta, só aguardando o grande Dia do encontro com seu noivo.

Maranata! Ora Vem Senhor Jesus!!!


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

FAVOS DE MEL – Cantares 4:11

Os segredos do livro de Cantares – Cantares 1:3

A salvação é o grande presente de Deus – Provérbios 17:8

Subindo do Deserto – Cantares 4:6-8

A herança da Igreja gentílica – Cantares 4:8