Absalão, Simei ou Davi; de que lado você está?

Absalão, Simei ou Davi; de que lado você está?

pedrasAbsalão, Simei ou Davi; de que lado você está?


E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial. 2 Samuel 16:6-7

Davi vivia uma situação complicada. Absalão seu filho havia tomado o reino através de um golpe. Para isso, prometeu mais justiça e mostrou uma falsa humildade beijando as mãos do povo, mas por trás daquela “nobre atitude”, Absalão lutava por poder.

 

Não satisfeito com a triste situação de Davi, Simei começa a persegui-lo, jogando pedras, levantando poeira, amaldiçoando-o e gritando: “Sai, sai”.

Toda aquela situação lamentável que vivia Davi foi proveitosa para ele. Davi viu seus erros e se tornou um homem ainda melhor do que era.

Apesar dos erros de Davi, Deus estava falando e tratando com ele. Absalão não tinha legitimidade para fazer o que fez. O reino era de Davi e só poderia retirar o reino Aquele que lhe dera.

Além da luta dentro da própria casa, daquele doméstico, que viveu a vida toda junto e agora se tornou um rebelde (Absalão), Davi tinha também que aturar Simei.

Qualquer aparência com os nossos dias é “mera coincidência”.

O momento que vivemos é este. Absalão esta aí, se rebelou e tenta tomar o reino que não lhe pertence nem lhe foi dado. Para isso, promete mais “justiça”, promete mais “beijos na mão do povo”,mas quem conhece a história sabe que Absalão só quer o poder.

Junto com Absalão vieram os “Simeis” de sua obra. O interesse destes é levantar poeira. Jogar pra cima todo tipo de situação e acusação para que a visão, o discernimento daqueles que estão na caminhada com Davi sejam confundidos. Simei é aquele que veio para jogar pedra, falar mal, amaldiçoar aqueles com quem, um dia, ele mesmo estava junto.

Simei é aquele que vai dizendo: “sai, sai”, mas a pergunta que fazemos é: sair para onde? Simei gritava sai e não apresentava um projeto melhor. Muitos hoje estão escondidos atrás de blogs, da internet, gritando ao mundo, “sai dela povo meu”, mas não apresentam um projeto melhor, não dizem para onde ir.

Interessante que a proposta de Absalão era um reino de mais justiça, mas que já começa com perseguições a quem não estava fazendo nada de mal. Um reino que começa com amaldiçoamentos. Este é o reino que está tentando se estabelecer.

Hoje permanecem os valentes. Lutando pela obra de Davi.

A Bíblia diz que Deus restituiu o reino a Davi e a obra de Absalão, junto com aqueles que o acompanharam, se extinguiu. A obra de Absalão, por poder, por vaidade, por ganância, nunca assumirá o reino da salvação. Ela será desmascarada e Deus mostrará de quem é o Reino.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário