Gênesis 37:14 – Traze-me uma resposta do rebanho

Gênesis 37:14 – Traze-me uma resposta do rebanho

SUGESTÃO DE PALAVRA PARA REUNIÃO DE OBREIROS

Tema: TRAZE-ME RESPOSTA DO REBANHO

“E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.”
Gênesis 37:14

INTRODUÇÃO

Meus irmãos, neste tempo do Breve que vivemos, é preciso que todos nós tenhamos a consciência do que é o nosso trabalho, consciência da nossa responsabilidade. Um dia vamos prestar contas a Deus, como obreiros, do nosso trabalho.

DESENVOLVIMENTO

No texto que lemos, o pai Jacó dá uma tarefa ao filho José. Ele confiou em José e pede para ver como estão seus irmãos.

“E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho…”
Este é o nosso trabalho, de ver como estão nossos irmãos, de assistí-los, de acompanhá-los.

Um ponto importante é a palavra rebanho . Precisamos entender que nossa função no meio da igreja não é só de ter um bom relacionamento interpessoal, de ser simpático, carismático, acolhedor. Mas precisamos entender que ali há um rebanho, ou seja, ovelhas, pessoas que tem vida espiritual. Precisamos acompanhar a vida espiritual das ovelhas, zelar pela sua Salvação, para que estejam bem espiritualmente, integradas ao Corpo.

“…traze-me resposta…”
Aqui vemos que temos um compromisso com o pastor do rebanho. Iremos prestar contas com o dono da Obra. Somos mordomos. Qual resposta temos dado ao Senhor do Rebanho? O que você tem dito ao Senhor quando Ele te questiona do teu grupo de assistência, da tua classe de jovens, da tua igreja, do teu pólo, da tua área? Precisamos ter uma resposta, ou seja, precisamos dar frutos .

“…assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.”
Hebrom e Siquém eram duas regiões diferentes.

Hebrom era geograficamente bem situada, Siquém ficava num extreito vale. A distância entre as duas era aproximadamente mais ou menos algo em torno de 80 a 100 km.

Às vezes, para assistir uma ovelha, precisamos sair da nossa posição de conforto e ir para o Vale, chorar junto com a ovelha, orar com ela, lutar com ela, sofrer com ela. Fomos chamados para isso. Não podemos ser como o sacerdote e o levita da parábola do bom samaritano, que viram o homem semi-morto e passaram de largo, mas se tiver que saírmos do nosso Hebron (nosso conforto) para Siquém (a luta, o choro, a oração), nós iremos porque fomos chamados para isso.

Os irmãos de José
Por certo os irmãos de José eram muito difíceis, tinham inveja e perseguiam José. Já pensou se José fosse desobediente ao pai?

“Eu que não irei ver esses meus irmãos complicados, que só querem meu mal.”

Mas José não via assim, eram seus irmãos, ele os amava. Talvez você tenha sido colocado numa igreja que você acha difícil, num grupo de assistência que você acha difícil, mas como José você precisa amar seus irmãos, orar por eles, pois foi uma responsabilidade que o Pai te confiou e Ele espera sua resposta. O rebanho é Dele.

CONCLUSÃO

Meus irmãos, temos uma responsabilidade que o Pai nos confiou, e temos que ver como está o Rebanho, como estão nossos irmãos, como está a Salvação na vida deles.

Nós temos que trazer resposta ao dono da Obra. Que resposta eu e você vamos levar ao Pai?

Bruno Rocha
Maceió/AL


Gostou? Então compartilhe

3 comentários em “Gênesis 37:14 – Traze-me uma resposta do rebanho”

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email