Pular para o conteúdo

REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR 5ª Aula – TEMOR (Apoc. 14:7)


REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR

5ª Aula – TEMOR

 

Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e daí-lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.Apoc. 14:7

 

O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Prov. 1:7

 

OBJETIVO

Levar toda igreja entender que ter temor, não é ter medo, não é isso que Deus quer que sintamos dEle mas o reconhecimento da soberania de Deus, é amar a DEUS, pois o temor se aprende através de um testemunho fiel.

A relação do homem com Deus não deve estar baseada no medo, mas sim no seu amor e no temor a Ele.

 

INTRODUÇÃO

Temor é ter reverência pela presença, pela grandeza e pela santidade de DEUS.

Devemos buscar ao Senhor de todo coração, dar ouvido (escutar) a sua voz, e agir sempre pensando em agradá-lo.

 

DESENVOLVIMENTO

TEMER – Não é ter medo, não é um horror, um pavor, mas é o sentimento de profundo respeito, e é gerado pela ação do bem..

Portanto temer é a consciência de que Deus, é o único Deus e, a Ele devemos dar todo louvor, honra e glória.

 

Medo ? É o sentimento de grande inquietação ante o perigo (susto, pavor).

Temor ? É ter reverência e respeito pela presença, pela grandeza e pela santidade de DEUS.

 

Aquele que teme ao Senhor é feliz. Quem teme luta, se esforça para agradar a Deus e usufruir dos seus benefícios. Toda vez que na palavra fala da ação em temer a Deus, esta ação vem sempre acompanhada de um benefício.

 

Benefícios em temer a Deus. Quem teme a Deus:

 

# Prospera – Salmos 128:2

# É bem aventurado (feliz) – Salmos 128:2 e Provérbios. 28:14

# Vai bem – Salmos 128:2

# É abençoado – Salmos 128:4

# Tem vida longa, (vida eterna) e dias prolongados – Salmos 128: 5 e 6 e Deuteronômio 6:2

# É preservado da morte e do mau – Êxodo 1:17, Provérbio 14:27 e 19:23

# É alcançado pelo zelo de Deus – Deuteronômio 6:13 – 14 e Provérbios 10:27

# Alcança o ensinamento de Deus – Salmos 25: 12

# De nada tem falta – Salmos 34:9

# Confia – Salmos 56:3 – 4 e Provérbios 14:26

# É aconselhado – Provérbios 3:7

# Alcança comunhão – Salmos 26:11

# Alcança sabedoria – Salmos 111:10

 

Temer a Deus não é fugir com medo de algum juízo, e sim conhecer e guardar a sua palavra de modo que, fazendo assim, teremos sabedoria do Senhor (Sl 111:10).

Entendemos que o temor a Deus está intimamente relacionado a nossa obediência e fidelidade a Deus, pois obedecendo a Deus alcançaremos as bênçãos da eternidade mencionadas na palavra – Alcançaremos: Entendimento espiritual.

A palavra do Senhor vem para enriquecer nossa alma e devemos buscar com diligência as experiências com profundidade em tudo que fazemos, pensamos e ouvimos.

 

Se observares Senhor, iniqüidades, quem subsistirá? Contigo porém, está o perdão para que te temam”. Salmos 130: 3 e 4

 

Todos nós falhamos, mas Deus com a sua infinita misericórdia tem nos perdoado. Porque com o nosso Deus está o PERDÃO como diz a palavra.

 

Vivemos nesta obra não porque somos bons, mas sim, pelo Espírito Santo que é a essência da vida e que tem nos aceitado com toda paciência.

Vivemos nesta obra, porque o amor que o Senhor tem pelas nossas vidas é infinito, se é que possamos medir. Foi o resultado do sacrifício do Senhor Jesus que nos garantiu a salvação, onde o seu sangue derramado na cruz é exatamente a expressão deste grande amor.

 

Muitos deixam de buscar de Deus o perdão, porque pensa que Ele não lhe dará, não sabendo que Deus se alegra em querer perdoar. O amor de Deus excede qualquer entendimento.

 

Diante de um mundo corrompido, espiritualmente falando, o homem perdeu a identidade com Deus a ponto de ignorá-lo.

 

O homem perdeu o temor por Deus. Não tem mais aquela reverência, aquele respeito, aquele silêncio quando está em sua casa (Igreja).

 

O temor a Deus é amá-lo, respeitá-lo e a certeza de que tudo está em suas mãos.

Tudo na vida do homem se dá por limite e tempo. Depois tudo acaba.

Mas, Deus tem um objetivo. O seu objetivo é de nos perdoar, gerando com isso, além da vida eterna, ainda aqui o temor em nossos corações.

Quem teme a Deus, ama a Deus.

TEMOR ORIENTA, DIRIGE NOSSA VIDA

O temor orienta as nossas emoções e conduz a nossa alma a ser alimentada pelo equilíbrio do espírito. Quando o temor a DEUS se faz presente em nossas vidas deixamos de seguir aos nossos instintos, as nossas emoções e as nossas impressões (Prov 1:7). Passamos a ouvir a voz do Espírito Santo de DEUS com atenção (Prov 14:26.27). Nosso ego é contido através do nível de temor a DEUS. Passamos então a examinar os caminhos antes de percorrê-los. Passamos a viver constantemente lúcidos, sem nos embriagarmos pelo ego, pelas emoções ou pela imprudência, só por causa de não querermos desagradar ao DEUS ETERNO. É também por causa do temor ao Senhor que perdemos o medo de enfrentarmos nossas maiores muralhas no anseio de fazermos cumprir o que nos é determinado por ELE. O temor também tem a característica de gerar em nós o amor ao próximo mesmo quando atacados. A misericórdia nasce em nosso interior de forma inexplicável, e isso também é fruto do temor a DEUS.

Mas o que é temer a DEUS? É Ter medo de DEUS? Não. Temor não tem nada a ver com medo. O temor a DEUS se resume nos seguintes tópicos: Amor a Deus; Respeito; Obediência; Confiança; Determinação no cumprimento da vontade de DEUS; Ardente busca por sua verdadeira e pura palavra.

O Senhor é Santo e está na sua glória. – Foi Ele que fez tudo acontecer. Criou o céu, a terra, o mar e toda espécie de vida. Foi Ele, O Senhor da glória, que criou o homem para louvá-lo, para glorificá-lo e para adorá-lo. – E o temor ao Senhor esteja sobre nós. Amém!

 

CONCLUSÃO

Vivendo o temor do Senhor seremos bem aventurados (felizes) e alcançaremos sabedoria do Espírito Santo para sermos vitoriosos em toda nossa maneira de viver. (Na escola com os colegas, na família e na casa do Senhor).

Sem o temor nada do que se faça terá valor para DEUS, pois será enfado para a alma e não produzirá fruto. Tudo na vida do servo (a) pelo: TEMOR, AMOR, FÉ e OBEDIÊNCIA.


Marcações:
Alguma dúvida?