O Evangelho de Mateus  –  O Rei dos Judeus

O Evangelho de Mateus – O Rei dos Judeus

O EVANGELHO DE MATEUS 

O REI DOS JUDEUS

“Respondeu-lhe Jesus: Errais não conhecendo as Escritura nem o Poder de Deus.”   (Mateus 22:29)

A Bíblia é a Palavra viva dO Senhor e tem a finalidade de apresentar o projeto de salvação do homem, onde tudo está baseado em Jesus. Uma vez que Jesus é o fundamento de todas as coisas, toda a Palavra fala de Jesus.

No Velho Testamento

A figura principal é O Pai; O Deus Todo Poderoso; O Senhor; e onde Jesus é apresentado como Aquele que haveria de vir e enquanto não vinha, o cordeiro do sacrifício falava da certeza do homem de que O Cordeiro de Deus (Jesus) viria para pagar o preço de morte que estava sobre o homem e que sua morte seria o suficiente para que se alcançasse o perdão. Então tudo era simbologia, como diz a palavra: “Tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir.” (Colossenses 2:17a). Ou seja, o velho testamento mostra figuradamente aquilo que vivemos hoje no novo testamento;

Novo Testamento

a] Evangelhos: Jesus presente; seu   ministério; cumprimento de tudo aquilo que a seu respeito, foi profeticamente escrito no Velho Testamento, seu nascimento, ministério, sofrimento, morte e ressurreição. O Objetivo é registrar o cumprimento de Jesus, daquilo tudo que a lei exigia e que o preço do pecado do homem fosse, finalmente pago;

b] Atos até Judas: Jesus já veio, cumpriu tudo. Agora o Espírito Santo é derramado para preparar a igreja para o arrebatamento;

c] Apocalipse: Últimas coisas, consumação de todo o projeto. Fala do descanso, das bodas dO Cordeiro; da Eternidade; fala do homem junto ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo na Sua casa.

Cumprindo a revelação dO Senhor para que toda a igreja leia a Bíblia começaremos a ler Mateus.

Considerações sobre o livro

a] Mateus apresenta Jesus como O Rei, então quando lermos o livro devemos ter consciência de que estamos tomando conhecimento dos atos de justiça de um rei para com o seu povo – povo este que não aceitou seu governo e o crucificou;

b] No primeiro versículo Jesus é apresentado como o filho de Davi – sendo Davi rei – então Jesus é o herdeiro do trono, portanto, Rei. Logo depois vem a genealogia comprovando que era descendente de Davi e de Abraão, portanto era aquele que tinha o direito de se sentar no trono. No capítulo 2 os magos procuram o lugar onde nasceu O Rei dos Judeus.

c] Então se lermos atentamente veremos que tudo que Ele fez, como Rei o fez e seus atos e palavras falavam do Reino dos céus. No capítulo 13 estão registradas as sete parábolas do reino.

d] O livro foi escrito para os judeus, uma vez que eles esperavam um rei.

e] Jesus é apresentado aqui como o leão, o Leão da tribo de Judá. Ezequiel no capítulo 1 narra também uma visão que teve do Senhor e o apresenta como um ser que tinha quatro faces – Homem, leão, bezerro e águia e o significado disto é que Jesus se fez homem, mas Ele é O Rei, Ele é O Bezerro (ou cordeiro) do sacrifício e a águia, apresenta-o como O Filho de Deus.

f ] Jacó quando abençoa a seus filhos diz o seguinte a respeito de Judá: “Judá é leãozinho, da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão, e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá; nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho de sua jumenta à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes brancos de leite.” (Gen 49:9-12)

g] Moisés diz o seguinte: “Isto é o que disse de Judá: Ouve, ó Senhor, a voz de Judá, e introduze-o no seu povo: com as tuas mão peleja por ele, e sê Tu ajuda contra os seus inimigos.” (Deut 33:7)

h] Quando as tribos no deserto, antes de entrarem em Canaã, acampavam-se ao redor do Tabernáculo, três tribos ficavam de frente para o tabernáculo: Issacar, Judá e Zebulom. Judá ficava de frente para a porta, tipificando o Rei que entraria pela porta do templo, e que só Simeão e Ana presenciaram; tipificando aquele que iria para o sacrifício e verteria seu sangue.

Reino dos céus → 31 vezes

Mateus 3:2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

Mateus 4:17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

Mateus 5:3 ¶ Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Mateus 5:10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Mateus 5:19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Mateus 7:21 ¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Mateus 8:11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.

Mateus 10:7 e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus.

Mateus 11:11 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.

Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

Mateus 13:11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

Mateus 13:24 ¶ Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo;

Mateus 13:31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo;

Mateus 13:33 Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.

Mateus 13:44 ¶ O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

Mateus 13:45 O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas;

Mateus 13:47 O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.

Mateus 13:52 Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.

Mateus 16:19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

Mateus 18:1 ¶ Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?

Mateus 18:3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Mateus 18:4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Mateus 18:23 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.

Mateus 19:12 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.

Mateus 19:14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.

Mateus 19:23 ¶ Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

Mateus 20:1 ¶ Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.

Mateus 22:2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.

Mateus 23:13 ¶ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!

Mateus 25:1 ¶ Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.

Reino de Deus → 04 vezes

Mateus 12:28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

Mateus 19:24 E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Mateus 21:31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.

Mateus 21:43 Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.

Rei dos Judeus → 04 vezes

Mateus 2:2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

Mateus 27:11 ¶ Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes.

Mateus 27:29 tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!

Mateus 27:37 Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.

Evangelho do Reino → 03 vezes

Mateus 4:23 ¶ Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.

Mateus 9:35 ¶ E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

Mateus 24:14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

Filho de Davi → 10 vezes

Mateus 1:1 ¶ Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

Mateus 1:20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Mateus 9:27 ¶ Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi!

Mateus 12:23 E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?

Mateus 15:22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.

Mateus 20:30 E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!

Mateus 20:31 Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles, porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!

Mateus 21:9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!

Mateus 21:15 Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe:

Mateus 22:42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi.

botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

As cidades fortes de Judá

A grande Ceia

A Parábola dos trabalhadores

Valentes e suas características

Convite e Rejeição

Herança de Deus

Obediência


Gostou? Então compartilhe

6 comentários em “O Evangelho de Mateus – O Rei dos Judeus”

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email