Pular para o conteúdo

DONS ESPIRITUAIS


 

DONS ESPIRITUAIS

 

Gostaríamos de informar ao prezado irmão que, para efeito de estudo dos Dons Espirituais, a Bíblia está dividida em três períodos distintos:

1º período – antes do Senhor Jesus

2º período – o ministério do Senhor Jesus

3º período – após o Senhor Jesus, ou seja, depois do Pentecoste.

 

1º PERÍODO

Este 1º período basicamente abrange o Velho Testamento. Como Deus falou nessa época? Vejamos:

Na carta aos Hebreus, capítulo 1º, versículo 1º afirma-se que o Senhor “falou de muitas maneiras, através dos profetas …” entendemos, desta forma, que o Senhor, muitas vezes, e de muitas maneiras, falou ao seu povo no Velho Testamento.

Observemos alguns exemplos:

  • Gênesis 12:1 – “Disse o Senhor a Abraão …”

  • Gênesis 28:13 – “E disse o Senhor: eu sou o Deus de Abraão”.

  • Êxodo 13:1 – “Disse o Senhor a Moisés …”

  • Josué 4:1 – “Falou o Senhor a Josué”

  • I Samuel 13:11 – Falou o Senhor a Samuel”

  • I Reis 21:17 – “O Senhor falou a Elias”.

 

Ainda no Velho Testamento, vimos como o Senhor falou ao seu povo através dos profetas, sacerdotes, etc.

A Bíblia diz que “a lei e os profetas duraram até João Batista”, o qual antes de terminar seu ministério aponta o início do 2º período, quando, ao olhar para o Senhor Jesus, declara: “Eis o Cordeiro de Deus …”

 

2º PERÍODO

É o período em que o Senhor Jesus viveu e realizou o seu ministério.

Como Deus falou nessa época? Vejamos na Bíblia. Em Mateus, por exemplo, cap. 17:5, Deus o Pai declara a respeito de Jesus: “Este é o meu Filho amado, a Ele ouvi”.

Na época do Senhor Jesus, Deus falou ao homem, usando o próprio Filho (“Emanuel: Deus Conosco”) – veja Mateus 1:23.

Observação – Estamos enfatizando o assunto no sentido de que Deus fala ao homem, no entanto é bom lembrar que no Velho Testamento e na época de Jesus, o Senhor também curou, operou sinais, prodígios e maravilhas.

Antes de o Senhor Jesus voltar para o céu, assim como João Batista apontou o Senhor Jesus como aquele que daria continuidade à obra do Senhor, o próprio Jesus indicaria a sua Igreja como aquela que, através do Espírito Santo, daria continuidade ao propósito de Deus.

Meditemos na descrição dessa Igreja: Marcos 16:16-18

  • “Quem crer e for batizado será salvo; quem porém, não crer está condenado.

  • Estes sinais seguirão aos que crêem: em meu nome expelirão os demônios, falarão novas línguas …”

Desta maneira o Senhor Jesus anuncia como seria a operação de Deus no 3º período.

 

3º PERÍODO

Inicia no Pentecoste e encerrará, segundo as profecias, com a segunda vinda do Senhor Jesus. Ora, se este período, que é chamado período da graça, ainda não terminou, podemos afirmar que tudo o que aconteceu no seio da Igreja Primitiva, após o Pentecoste, pode acontecer hoje.

Na Igreja Primitiva, ou seja, na Igreja do primeiro século o Senhor operava de muitas maneiras. O apóstolo Paulo, por exemplo, cita e enfatiza na 1ª carta aos Coríntios, cap. 12:1-10, o que se chama DONS ESPIRITUAIS.

OS DONS ESPIRITUAIS são os modos pelos quais o Espírito Santo se manifesta à Igreja com o objetivo de edificá-la. Lembramos aqui que os sinais que acompanhariam a Igreja, como disse Jesus, estão contidos, nesta relação descrita por Paulo. Os dons Espirituais são mencionados também em I Cor. 14:1-19

Através dos Dons Espirituais o Espírito Santo opera na Igreja e fala ao seu povo.

Passemos ao estudo, examinando todos os noves dons, um por um.

  1. Palavra de Sabedoria

  2. Dom de Ciência

  3. Dons de Curar

  4. Dons de maravilhas

  5. Profecia

  6. Discernimento de espíritos

  7. Variedades de línguas

  8. Interpretação de línguas

Considerações

Chamamos a atenção para o primeiro Dom (Palavra de Sabedoria) e o sétimo (Discernimento de espíritos)

 

PALAVRA DE SABEDORIA

Este Dom manifesta-se colocando aquilo que confirmadamente veio do Senhor nos seus devidos lugares, sem precipitação nem euforia, as quais tanto prejudicam a Obra do Espírito.

 

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

Dentro da igreja, este Dom se manifesta pelo Espírito Santo, separando o que vem do homem ou mesmo do inimigo das coisas que provêm do Senhor.

 

DONS DE CIÊNCIA

Significa conhecimento de Deus; manifesta-se na Igreja através de sonhos, visões e revelações

 

DOM DE FÉ

Não significa aquela fé que o crente recebe quando aceita o Senhor Jesus como Salvador, mas, sim, dom de fé, que se manifesta na Igreja, juntamente com os outros dons. Assim sendo, como pode alguém profetizar ou orar por um enfermo sem ter esse dom?

 

DONS DE CURAR

Este dom está no plural, porque o Senhor através deste Dom, opera de várias maneiras. Ex: seja através de uma oração, ou de uma glorificação ou mesmo de uma imposição de mãos.

 

DONS DE MARAVILHAS

Maravilhas ou milagres são fatos que não se explicam por causas naturais. Ex.: a cura de uma enfermidade incurável como o câncer ou de um aleijado, etc.

 

DOM DE PROFECIA

É bom dizer aqui que profeta é o que fala da parte de Deus, porém profecia é o que se refere ao futuro. Dom de profecia é a maneira pela qual o Espírito Santo revela o que vai acontecer.

 

VARIEDADE DE LÍNGUAS

Este Dom não significa falar inglês, alemão, grego, etc; é um dom espiritual. A Bíblia diz que quem fala em línguas não fala a homem, mas fala a Deus, ou seja, fala de mistérios e somente o Espírito Santo pode revelar estes mistérios.

 

INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS

Não significa tradução, mas a revelação da vontade de Deus para o seu povo. A língua estranha significa um sinal de que Deus está operando.

 

CONCLUSÃO

Alguns afirmam que os Dons Espirituais encerraram no primeiro século, porém gostaríamos de recapitular aqui que este terceiro período da Obra somente se encerrará com a segunda vinda do Senhor Jesus; logo, tudo que aconteceu na Igreja Primitiva continuará acontecendo até a vinda do Senhor, e a própria Palavra nos afirma isto. I Cor. 13:8-10

Quem é perfeito? É bom lembrar que foi Paulo quem falou sobre isto, ou seja, depois da subida do Senhor Jesus para os céus. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito Santo diz às Igrejas.” Ap. 3:13

Daquela época para cá, não apareceu ninguém perfeito, mas quando Jesus voltar, esta palavra estará cumprida pois Ele é perfeito. Assim sendo, podemos afirmar que os dons espirituais permanecerão até a vinda do Senhor Jesus.

 


Alguma dúvida?