Pular para o conteúdo

Migalhas da Mesa do Mestre – Mateus 15:21-28


Apocalipse versiculo por versiculo

Migalhas da Mesa do Mestre

Uma pregação que pode ser usada para um culto no dia das Mães

Esboço de Pregação em Mateus 15:21-28 – Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ç mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.

Introdução de Mateus 15:21-28

Hoje é um dia especial para nós. É um dia que foi separado para honrar nossas mães. Sou grato pela mãe que Deus me deu. Sou grato pela mãe dos meus filhos. Minha família é abençoada com mulheres piedosas que têm o desejo de servir ao Senhor.

Lemos sobre uma mãe com quem a maioria de nós pode se identificar. Ela era uma mulher que enfrentou uma necessidade tremenda em sua vida. Ela estava desesperada e incapaz de resolver seu problema. Pouco se sabe sobre esta mãe. Nem mesmo sabemos seu nome, mas sabemos que ela veio a Jesus e sua vida foi transformada para sempre quando Ele supriu suas necessidades naquele dia.

Esta mãe era uma mulher que enfrentou uma provação na vida e ainda assim possuía grande fé. Ela veio com uma necessidade e se recusou a ser rejeitada. Ela se contentou com as migalhas que caíam da mesa do Mestre. Precisamos daqueles em nossos dias que possuam a fé e a determinação que esta mãe teve para chegar a Jesus. Nossas vidas e famílias seriam muito melhores se pudéssemos fazer como esta mulher fez. Quero olhar para a situação de sua vida e a mudança que ocorreu quando ela encontrou Jesus. Há algumas verdades que não mudaram e que precisamos considerar enquanto refletimos sobre: Migalhas da Mesa do Mestre.

I. A Posição desta Mãe (22-23)

A. Sua Raça (22a)

“E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas regiões, clamou.” Não estou sendo preconceituoso ao mencionar a raça desta mãe, mas isso não pode ser ignorado. Ela era uma mulher cananeia. O evangelho de Marcos nos diz que ela era grega, siro-fenícia de nação. Ela era de uma raça condenada. Quando o povo de Deus entrou na Terra Prometida, os cananeus deveriam ser destruídos. Eram um povo que rejeitou o Senhor e vivia no pecado e na idolatria. Nos dias de Jesus, as coisas não haviam mudado entre os cananeus. Eles ainda eram um povo condenado que abraçava a idolatria e negava o verdadeiro e vivo Deus.

  • Cada um de nós aqui hoje não é diferente. Nós também nascemos no pecado, separados de Deus e condenados por nosso pecado. Em nós não havia desejo de adorar ou servir ao Senhor. Sem Jesus, estávamos sem esperança e sozinhos.
B. Sua Realidade (22b)

“Tem misericórdia de mim, Senhor, Filho de Davi! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.” Esta pobre mãe enfrentou uma necessidade trágica. Ela tinha uma filha, a quem amava, que estava atormentada por um demônio. Ela havia vivido entre um povo pecador, e os pecados da vida haviam afetado sua família.

  • Sei que preferimos não aceitar, mas o pecado é a raiz de nossos problemas. Lares estão em ruínas e vidas são devastadas hoje por causa do pecado. A dura realidade é que o pecado traz miséria e morte. Podemos olhar ao redor em nossa sociedade e ver os efeitos do pecado. Muitos estão enfrentando dificuldades hoje por causa do pecado. O pecado traz devastação a todos que toca.
C. Sua Rejeição (23a)

Quando esta mãe veio a Jesus, Ele não lhe respondeu uma palavra. Ela tinha uma necessidade muito real, mas Jesus não respondeu a ela.

  • Isso pode parecer duro e difícil de aceitar, mas há um princípio que precisamos entender. Ela O reconheceu como o Messias dos judeus, o grande operador de milagres, mas ainda não via Jesus como o Salvador de sua alma. Ela apenas buscava que Jesus suprisse sua necessidade imediata, mas não tinha desejo de se submeter a Ele em salvação.
  • Nosso Senhor é um Deus de misericórdia, mas Ele conhece aqueles que pertencem a Ele. Estou ciente de que a chuva cai sobre justos e injustos, mas a única oração que o Senhor ouve dos pecadores é uma oração de arrependimento em salvação. (Ela precisava ver Jesus como mais do que Aquele que supria necessidades físicas.)
D. Seu desprezo (23b)

“E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.” Os discípulos não tinham compaixão por suas necessidades. Eles queriam que o Senhor a mandasse embora. Era claro que ela era uma gentia, uma mulher associada a um povo pecador. As circunstâncias de sua vida haviam trazido desprezo e falta de compaixão.

  • Isso é típico de uma vida consumida pelo pecado. Muitas vezes traz desprezo e rejeição. Muitos hoje vivem uma vida de desprezo por causa de seu pecado. As consequências do pecado nunca são bonitas. Poucos param para contar o custo quando se envolvem no pecado.
  • Os discípulos não entendiam completamente o plano de Deus para que Cristo morresse pelos pecados da humanidade. Não devemos olhar para os perdidos e sofredores como os discípulos fizeram. Precisamos desenvolver um coração de compaixão por aqueles que estão sem Cristo. Vamos estender uma mão de amor em vez de condenação. Não devemos abraçar ou encorajar o pecado, mas precisamos lembrar que todos nós somos pecadores salvos pela graça.

II. A Petição desta Mãe (22-27)

A. O Pedido (22)

“Tem misericórdia de mim, Senhor, Filho de Davi! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.” Ela era uma mulher com uma necessidade desesperadora. Sua filha estava possessa por demônios. Esta mãe apenas queria que sua filha fosse libertada dessa condição terrível. Claramente, esta era uma mãe que amava sua filha e queria que ela fosse curada. Ela provavelmente havia ouvido falar do poder de Jesus e esperava que Ele a ajudasse também. Esta mulher queria chegar a Jesus. Ela precisava de um milagre e acreditava que Ele poderia ajudá-la.

  • Não é isso que precisamos em nossos dias? Precisamos de mães, pais, amigos e entes queridos que cheguem ao Senhor. Precisamos daqueles que clamem em favor dos outros. Os pais precisam perceber que não há substituto para a instrução piedosa e um relacionamento pessoal com Cristo.
  • Se você está preocupado com as necessidades de sua família, leve-os ao Senhor. Traga-os para a casa de Deus para que possam aprender sobre Ele e conhecê-Lo! Sou grato por uma mãe que me levou à igreja.
B. A Resposta (24, 26)

“Mas ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (26) “Mas ele, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” Tenho certeza de que essas não foram as palavras que esta mãe esperava ouvir. Jesus revelou que Ele havia vindo primeiro para a casa de Israel. Era plano de Deus alcançar os judeus antes dos gentios. Ainda não havia chegado o tempo para o evangelho ser pregado aos gentios.

  • Estas não eram palavras de negação ou rejeição, eram palavras de maturidade. A mulher ainda não havia percebido quem Jesus era. Ela precisava vê-Lo como o Filho de Deus, Salvador do mundo. Jesus estava trabalhando em seu coração para aumentar sua fé.
  • Muitas vezes assumimos que o silêncio ou a oração não respondida é uma negação de Deus. Muitas vezes ficamos impacientes e buscamos uma resposta ou solução imediata. Só porque Deus não respondeu à nossa oração quando ou como pensamos que Ele deveria, não é indicação de que Ele nos abandonou ou negou nosso pedido. Muitas vezes, o Senhor trabalha em nossas provações para amadurecer nossa fé. Muitas vezes Ele nos faz esperar para que possamos confiar mais nEle. Devemos continuar na fé.
C. A Percepção (25-27)

Quando Jesus falou com a mulher, ela começou a perceber algumas coisas sobre sua vida. Observe:

1. Um Foco Deficiente (25) – “Então ela veio e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!” Vemos que ela O adorou. Este foi o grande ponto de virada em sua vida. Ela chegou ao ponto de ver Jesus como mais do que apenas Aquele que realizava milagres. Ela O viu como Senhor de sua vida. Ela adorou Jesus como um Salvador pessoal. Ela O viu por quem Ele é!

  • Muitos hoje têm um foco ou percepção deficiente do Senhor. Ele é frequentemente usado como uma muleta, apenas invocado quando necessário. Se não podemos adorar o Senhor e servi-Lo no monte, não há necessidade de procurá-Lo no vale. Precisamos ver Jesus por quem Ele é e viver nossas vidas de acordo.

2. Uma Fé Inabalável (26-27) – “Mas ele, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” (27) “E ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” Jesus não estava no negócio de lançar Suas pérolas aos porcos. A maioria dos gentios não tinha desejo pelas coisas de Deus. Eles não estavam prontos para aceitá-Lo. Ele afirmou que não era bom roubar os filhos para alimentar os cachorrinhos. Para muitos, a resposta de Jesus teria sido devastadora, mas não para esta mãe. 

Ela viu esperança em Sua resposta. Até os cachorrinhos comiam as migalhas que caíam da mesa do mestre e apenas algumas migalhas eram tudo o que ela precisava. Ela tinha fé suficiente para acreditar que Jesus tinha o poder de suprir suas necessidades também. Ela não seria rejeitada.

  • Precisamos desse tipo de fé em nossos dias. Precisamos daqueles que continuarão a buscar o Senhor em fé, crendo que Ele é mais do que capaz de suprir nossas necessidades. Precisamos daqueles que não desistirão ou abandonarão sua fé. Nosso Deus é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Filipenses 4:19 – “Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.” Você tem fé suficiente para confiar no Senhor com sua necessidade? Sua fé é inabalável?

III. A Provisão Para Esta Mãe (28)

A. Sua Fé Foi Reconhecida (28a)

“Então Jesus, respondendo, disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas.” Anteriormente nesta passagem, a mulher foi ignorada por Jesus. Ele nem mesmo respondeu ao seu pedido. Mas agora Jesus a notou. Ele reconheceu a fé desta mãe como grande fé. Esta era uma mulher cananeia pecadora quando se aproximou de Jesus, mas houve uma mudança em sua vida. Uma mudança que Jesus notou. Ele não a ignorou, Ele a notou e a fé que ela possuía.

  • Jesus reconhecerá e responderá à nossa fé. Posso garantir que o Senhor reconhecerá sua fé e a honrará.
B. Sua Fé Foi Recompensada (28b)

“E desde aquela hora sua filha ficou sã.” Esta mãe amorosa recebeu seu pedido por causa de sua fé. A filha que estava atormentada por um demônio foi curada por causa da fé de sua mãe. O Senhor foi tocado pela fé que esta mãe tinha e Ele supriu sua necessidade.

  • A fé persistente e grande será recompensada. Poderíamos mover montanhas se tivéssemos fé. A grande fé é descrita por nosso Senhor como fé do tamanho de um grão de mostarda. Mateus 17:20 – “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.”
  • Você pode ter orado sobre uma situação e parece que não houve resposta. Posso encorajá-lo a manter a fé? Continue orando e buscando o Senhor. Ele reconhecerá uma oração de fé e recompensará sua fidelidade.

Conclusão de Mateus 15:21-28

Percebo que este é o Dia das Mães, mas há aplicação nesta passagem para todos nós. Você está enfrentando uma prova de fé? Sua vida está em turbulência? Tudo o que você precisa são algumas migalhas da mesa do Mestre. Ele é totalmente capaz de suprir.

Talvez você seja como esta mãe de outra forma. Você orou e tentou melhorar sua vida, mas não houve mudança. Você tem certeza de que foi salvo? Você é um filho de Deus? Se não, você precisa ver Jesus como ela fez, mais do que apenas um operador de milagres. Você precisa ver Jesus como o Salvador de sua alma e confiar nEle para salvação. Jesus está pronto para suprir sua necessidade hoje, mas você deve vir a Ele. Se Ele falou com você, por que não vir e se curvar diante dEle e deixá-Lo suprir sua necessidade?

Esboço de Pregação em Mateus 15:21-28 – Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ç mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?