O DNA do Espírito Santo em Você
Esboço de Pregação em Gálatas 1:15-17 – Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para a Arábia e voltei novamente a Damasco.
Salmos 139:14 – Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Introdução de Gálatas 1:15-17
Não me descarte por causa do título. Ouça-me, e acredito que você entenderá o que quero dizer.
No filme Jurassic Park, dinossauros foram recriados a partir do DNA encontrado no sangue que um mosquito, que havia sugado deles milhões de anos atrás. O mosquito ficou preso em seiva de árvore, onde foi perfeitamente preservado. Foi dentro do DNA desse sangue que encontraram o código genético para recriar dinossauros. Embora o filme seja ficção (já que não temos o poder de criar vida), ele contém muita verdade sobre o DNA.
Cada fio de DNA, criado por Deus, foi projetado para cumprir Seu propósito poderoso em sua posição específica na criação. O DNA carrega informações genéticas nas células, é capaz de autorreplicação e síntese de RNA. A sequência de nucleotídeos no DNA determina nossas características hereditárias. O poder do Espírito Santo, colocado em movimento no primeiro fio de DNA, ainda é sentido em toda a criação de Deus.
Nos últimos anos, aprendemos que temos um DNA único, como uma impressão digital — ele define quem somos. Grande parte de nossa identidade está codificada no DNA desde a concepção: nosso gênero, temperamento, cor do cabelo, dos olhos… tudo está lá.
A Bíblia revela que Deus pensou em você, projetou você e, finalmente, criou você pelo poder do Espírito Santo. Jeremias escreve:
Jeremias 1:4-5
4 Então, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei e te ordenei profeta às nações.”
Deus está dizendo a Jeremias que, muito antes de seu nascimento, Ele já o conhecia, o formou no ventre materno e o designou para um propósito específico: ser profeta para as nações.
Agora, pense em sua vida — projetada antes do nascimento para cumprir um propósito no plano de Deus. Jó disse:
Jó 33:4 – 4 “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”
Imagine Deus reservando um chamado especial para você antes mesmo de formá-lo. Ele não só definiu seu código genético físico, mas também colocou um “DNA espiritual” em você, preparando-o para um propósito divino.
Paulo reconheceu que Deus tinha um plano específico para sua vida, como ele escreve:
Gálatas 1:15-17 – Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para a Arábia e voltei novamente a Damasco.
Deus separou Paulo para um propósito — pregar o Evangelho aos gentios —, mas Paulo só entendeu e cumpriu isso depois que a graça de Deus o chamou. Ou seja, só após sua experiência espiritual ele soube o que Deus queria para sua vida.
Isso não significa “o que tiver que ser, será”, porque podemos frustrar o propósito de Deus para nós. Como agentes livres, podemos rejeitar Sua vontade. Paulo descreve sua vida antes de descobrir seu propósito:
Gálatas 1:13-14 – Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como perseguia excessivamente a igreja de Deus e a assolava, e na minha religião judaica avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
Ouça isto: “A graça de Deus é projetada para nos chamar de volta ao propósito para o qual Ele nos criou.”
A salvação não é apenas para nos levar ao céu, mas para nos restaurar ao plano original de Deus. É sobre Ele chamando um mundo perdido de volta ao Seu propósito.
Deus planejou este mundo com um propósito — Ele deu a ordem, e Jesus Cristo criou os elementos para cumpri-lo. Então, o Espírito Santo pairava sobre esses elementos e os colocou em movimento para alcançar o propósito divino.
Assim como Deus deu propósito ao mundo, Ele também deu propósito às nossas vidas. E, para cumprir esse propósito, devemos ser obedientes ao Espírito Santo.
I. O Propósito do Espírito Santo
- Ele trabalha no mundo para cumprir o projeto de Deus na criação.
- Ele estava no princípio, dirigindo a criação (Gn 1:2).
- Ele colocou os elementos da criação em movimento.
- Ele ainda age, persuadindo-nos a atender ao chamado de Deus.
- Ele luta para realizar o propósito de Deus em nossas vidas.
Lembre-se de: Gênesis 6:3 – 3 “O meu Espírito não contenderá para sempre com o homem.”
- O propósito do Espírito é guiar o mundo e as pessoas para cumprirem o plano de Deus.
- Ele trabalha para cumprir o projeto de Deus na Igreja.
- Ele habita cada membro do Corpo de Cristo.
- Ele concede dons espirituais à igreja (1 Co 12:4-6).
- Ele capacita cada membro para cumprir seu papel no Evangelho.
1 Coríntios 12:7-11 – “A cada um é dada a manifestação do Espírito para o que for útil…”
Não devemos limitar os dons do Espírito ao culto — eles são para toda a vida.
O maior dom do Espírito é trazer entendimento.
Ele nos faz conhecer as coisas que Deus nos deu gratuitamente (1 Co 2:12-13).
II. Por que há tanta confusão sobre os Dons Espirituais?
Deus é claro sobre Seu propósito para a igreja e os cristãos.
Satanás tenta transformar as bênçãos de Deus em maldições.
Ele fez os coríntios usarem mal seus dons (para orgulho, não para edificação).
Há DOIS espíritos em nosso coração:
A natureza pecaminosa (o “espírito maligno”).
A nova natureza (o Espírito Santo).
Romanos 7:21-25 – “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará deste corpo de morte?”
Mas, em Cristo, não há mais condenação (Rm 8:1).
Conclusão de Gálatas 1:15-17
Um grande NÃO!
2 Coríntios 10:12 – 12 “Não ousamos nos classificar ou comparar com alguns que se recomendam a si mesmos.”
Não devemos nos comparar com outros, mas viver de acordo com a medida que Deus nos deu.
O Espírito Santo colocou em você um “DNA espiritual” — um propósito único. Não o ignore. Deixe-O guiá-lo de volta ao plano de Deus para sua vida!
Esboço de Pregação em Gálatas 1:15-17 – Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para a Arábia e voltei novamente a Damasco.
Mais Esboços de Pregação
- O chamado do homem – Gálatas 1:15-17
- A Caminhada da Fé – João 21:18
- A lei não será revogada – Ester 8