Isaías 58:11 – Quem está te guiando?

Tema: QUEM ESTÁ TE GUIANDO? QUEM VOCÊ QUER QUE TE GUIE

“E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.”
Isaías 58:11

INTRODUÇÃO
Esse texto é uma promessa de Deus ao seu povo (das muitas). Uma promessa de restauração, caso o povo buscasse. É sempre assim. Deus quer abençoar o homem. O interesse Dele de nos abençoar é sempre infinitamente maior que o nosso de sermos abençoados por Ele.
O senhor e quem nos guia, não nos a nos mesmos. Em outras palavras, o que o Senhor estava dizendo? “SE..vocês forem fiéis…eu vos abençoarei.”

DESENVOLVIMENTO
O Senhor quer guiar o homem. Ele é quem nos guia. O que isso quer dizer? Ele é quem nos põe onde Ele quiser. Ele é quem te põe como pastor, como ungido, como diácono, como obreiro, como senhora que prega, como grupo de louvor. Ele é quem guia. Vejamos algumas considerações sobre o guia:

O guia é quem escolhe o melhor caminho
O nosso Deus sabe o que é melhor para nós. Ele decide o que é melhor para as nossas vidas.

O guia só vai guiar quem não sabe andar sozinho
Se a Palavra diz que o Senhor nos guiará, então precisamos entender e aceitar que não sabemos e não podemos andar sozinhos. Ele e o guia, nós somos guiados. As vezes queremos inverter as funções. Se nós quisermos que Ele nos guie, precisamos reconhecer que não sabemos decidir sozinhos, Ele é quem orienta.

O guia é aquele que conhece todo o caminho a sua frente. Ninguém conhece mais do que ele.
Só o Senhor sabe o futuro. Só Ele, como Criador de todas as coisas, sabe qual melhor vida profissional pra você, melhor moradia pra você, melhor casamento pra você, melhor igreja pra você.

O guia vai guiar continuamente
O guia não vai te guiar num caminho e te abandonar. Ele vai estar sempre do seu lado para você não se perder. Nossa relação com o nosso Deus é assim. Ele é guia o tempo todo. Guia na alegria e guia na luta. Continuamente.

Condição de nossa alma ser farta
Por isso Ele nos guia. Quem consegue andar em lugares áridos muito tempo? Quem consegue viver neste mundo sem a bênção do Senhor? Só tem a alma farta (e não é alma saciada pela metade. É alma FARTA), quem deixar ser guiado pelo Senhor. Para Ele fartar, só em lugares áridos. Pra ter experiências gloriosas, tem que passar por lugares áridos.

Consequência de andar em lugares áridos: Ossos fracos
Quando uma pessoa fica muito tempo no calor, e sente muita sede, uma das consequências é o enfraquecimento dos ossos. Meus irmãos, a vida neste mundo desgasta. Muitas vezes enfraquece a fé. Os ossos falam da fé. Se o Senhor nos guiar continuamente, nossa fé vai estar sempre fortalecida.

Quem já viu jardim em lugares áridos? Não existe
Quando pensamos em lugares áridos, não imaginamos jardins, pois precisam de água, precisam ser regados para sobreviverem. Será que é possível ter felicidade nas aflições da vida? É possível ver milagres acontecerem em nossas vidas? Ações que possam ir além do universo humano? Se o Senhor guiar o homem tudo isso é possível. Sua vida será um jardim de experiências.

Nos lugares áridos é comum a água sempre ser escassa. Se houver manancial, logo a água acaba.
Nos lugares áridos a água é escassa. Se houver manancial, a água logo acaba. Falta constantemente. Assim é o homem que não é guiado por Deus. Pode até ter alegria, mas é passageira. Quando o Senhor guia, a vida do homem é um manancial de testemunhos para alcançar os que estão ao seu redor. Nunca falta alegria.

CONCLUSÃO
O segredo é ser guiado pelo Senhor. Deixa Ele guiar. Deixa Ele te colocar onde Ele quiser. Lembre-se que Ele conhece os lugares áridos, e sabe que lá os ossos se enfraquecem e  os jardins não podem ser regados porque não há manancial nos lugares áridos. Mas quando o Senhor guia, tudo é diferente. Nada falta.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *