Pular para o conteúdo

Jesus a porta – João 10:09


Jesus a porta – Pregação

Esboço de Pregação em João 10:9 – “…Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens…”

Introdução

O homem vive à procura de várias soluções para suprir suas necessidades. O mundo oferece muitas portas para ele, nas quais encontra tristeza, ilusão, derrota e o fim é sempre de morte, mas Deus oferece ao homem a porta de alegria, Louvor e vitória.

Jesus sempre usou a figura (Parábola) no cotidiano das pessoas, na época para mostrar seu projeto de vida eterna, Jesus estava se referindo, não a porta simples, que entendemos hoje, que separa dois ambientes dentro de uma casa, lado de dentro ou lado de fora, Jesus estava mostrando que havia dois tipos de aprisco de ovelhas.

1º Aprisco

O aprisco Ficava nos vilarejos, nas cidades, onde o aprisco era público, qualquer ovelha tinha total acesso, não havia distinções, o rebanho era guardado, quando os pastores retornavam do campo à noite, esse aprisco tinha uma forte porta, apenas o pastor daquele aprisco tinha a chave.

Nas cidades havia enormes portas e ali ficavam dois tipos de pessoas comerciantes vendendo alimentos e juízes para resolver a causa de qualquer pessoa, sempre com duas pessoas que eram testemunhas (Comunhão), quando os moradores destas cidades tinham fome iam até a porta para adquirir algum alimento, era necessário para seu sustento.

Quando nós estamos em comunhão com o Senhor Jesus (Porta), ele tem suprido todas as nossas necessidades, quando estamos fracos, tem sido nesta hora que nos tornamos Forte na sua presença.

Meus irmãos o Senhor Jesus não faz distinções de pessoas, ou seja, Pobre, Rico, Douto, Inculto, o Senhor nos vê todos iguais, a grande preocupação do Senhor é que estejamos Salvos. Porque o pastor sabe do perigo da noite, (Momento Profético), onde o homem sem o Senhor não consegue distinguir o bem do mal, santo e profano, a vida e morte, mas a certeza que temos sido colocados num lugar seguro, num aprisco (Igreja), Jesus tem a chave em suas mãos (Revelação), que a abre a porta dos nossos corações.

2º O pastor como a porta

Quando as ovelhas saíam para as montanhas nas estações quentes, elas não retornavam à noite para o vilarejo de forma alguma, elas eram reunidas no aprisco das ovelhas na montanha. Esses apriscos nas montanhas eram espaçosos, cercados por uma mureta. Neles existia uma entrada por onde as ovelhas entravam e saíam, mas não havia nenhum tipo de porta.

O que acontecia era que, quando anoitecia, o próprio pastor deitava na entrada do aprisco, e assim, nenhuma ovelha poderia sair ou entrar, exceto por cima de seu corpo, no sentido mais literal, o pastor era a porta.

Amados, nós entendemos que a saída deste mundo requer determinação, porque estaremos deixando para trás vilarejos (Lutas, Provas, Dificuldades, Tristezas, Decepções). O Espírito Santo está ajuntando os fieis num grande aprisco (Eternidade), lá estaremos cercados pelo Glória e Esplendor da majestade do Senhor.

Conclusão

Eu sou a porta – A salvação é um ato da soberania de Deus, onde o Senhor Jesus tem se colocado a disposição do homem.

Entrar por mim – O passar pela porta, é viver intimidade com Jesus, são aqueles que entenderam o chamado para viver intimidade, experiência com batismo com Espírito Santo e Dons espirituais. Nós como Igreja vivemos isto, a operação constante do Espírito Santo em nosso meio.

Entrará e sairá – No processo de salvação, o homem tem o direito de escolha, livre e arbítrio, entrar e sair, ser capaz de descrever uma vida absolutamente segura e protegida na presença do Senhor.

Achará pastagem – O alimento saudável, a palavra revela aquilo que nutre o corpo, alimento necessário para ter uma vida de Santificação.

Esboço de Pregação em João 10:9 – “…Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens…”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

As características da Ovelha – João 10:1-18

Reconstrução dos Muros e Portas de Jerusalém

O FILHO PRÓDIGO – Lucas 15:20

MILAGRE DO VINHO NO CASAMENTO QUE TEM JESUS



Alguma dúvida?