Pular para o conteúdo

PROMESSA DO NASCIMENTO DO SENHOR JESUS (PRIMEIRA AULA)

Então, no primeiro livro da Bíblia, Gn 3:15, Deus fez a promessa: da semente da mulher nasceria um que haveria de ferir, pisar, a cabeça da serpente, o inimigo, e que esse inimigo pisaria o calcanhar deste que iria nascer. É difícil entender isso? Vamos explicar melhor:

Deus estava prometendo mandar do Céu o Senhor Jesus para esmagar, pisar a cabeça do inimigo, que haveria de ferir o seu calcanhar. Isso se referia ao fato de que, pelos nossos pecados, Jesus ia ser levado à morte na cruz, mas Ele ressuscitaria, isto é, ia viver outra vez e o inimigo não teria mais poder sobre quem cresse no Senhor Jesus.

Cumprimento da Promessa:

“E (Maria) deu a luz ao seu filho primogênito (primeiro filho), e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2:7).

Cantar o hino: Onde nasceu Jesus nº 05 ? ou  o hino Na cidade de Davi nasceu o Salvador, nº 34) 

Jesus cresceu e a Palavra fala de que maneira Ele crescia: “E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc 2:40-48). Quando Ele completou 12 anos, era um adolescente, Ele veio a Jerusalém com seus pais terrenos, Maria e José, para a festa da Páscoa dos judeus, que era comemorada todos os anos.

Ao voltarem para a terra deles, Nazaré, as famílias juntas seguiam o caminho. Depois de um dia de caminhada, Maria procurou Jesus e não o achou. Não estava com amigos, nem familiares.

Aflita, voltou com José a Jerusalém. Que tristeza! Não acharam Jesus. Onde está Ele?

Passados três dias o acharam no Templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, perguntando e também respondendo com sabedoria às perguntas que os doutores lhe faziam.

Maria, com certeza, ficou muito alegre, e disse a Ele: “Filho, por que fizeste assim conosco? Que susto nós passamos. Teu pai e eu estávamos ansiosos, preocupados, com o teu desaparecimento!”

(Quem perdeu o Senhor Jesus, o filho de Deus, fica assim mesmo, como Maria ficou, desesperada, triste, aflita).

Resposta de Jesus:

“Por que é que me procuráveis? Não sabíeis que precisava tratar dos negócios do meu Pai?”

José e Maria estavam ali. José era carpinteiro e deve ter pensado: “Será que Ele veio arrumar alguma mobília para eu fabricar?”

Não compreenderam a resposta de Jesus, mas Maria guardou no coração, porque ela e José sabiam que Jesus era o filho Unigênito, único, do Pai, Deus, e que Ele foi enviado para salvar os que o aceitassem, cressem nele. Só Ele veio de Deus para isto e Ele é o Salvador.

Ele veio levantar uma igreja para ser fiel a Ele e um dia Ele virá buscar essa igreja para viver para sempre com Ele.

Hino: Quero viver para sempre com Jesus. Nº 69

Depois disto a Palavra fala de Jesus, já homem, e que se apresentou no Rio Jordão ao profeta João Batista, que o viu e falou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1:29).