Pular para o conteúdo

JESUS CHAMA DOZE HOMENS (SEGUNDA AULA)


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

Escolheu doze discípulos (alunos), a fim de lhes ensinar sua doutrina. Chamou-os para pregar o seu ensino, dar-lhes poder para curar, libertar os oprimidos pelo inimigo. Eram homens simples, pescadores na maioria: Simão, a quem ele pôs o nome de Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes (Mc 3:13-19). Esses discípulos passaram três anos aprendendo com Jesus.

Um dia Jesus lhes falou: “- Vós sabeis para onde eu vou e conheceis o caminho.” Tomé respondeu: “- Não sabemos para onde vais, e como podemos saber o caminho?” “Jesus respondeu e disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:4-9).

Jesus então esclarece, mostra, que só há um caminho para Deus, o Pai: É Jesus.

Só há uma Verdade: Jesus é a verdade. Fora disto, a mentira.

Jesus é a Vida e quem está em Jesus tem a vida eterna. O resto é morte. Fora de Jesus, morte eterna. “Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Então aqueles discípulos eram iguais a nós, mas Jesus estava ensinando tudo a eles e a nós.

Depois Filipe, outro discípulo, pediu a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai.” Sim, porque Jesus havia dito: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” “Eu quero conhecer o Pai!” Jesus então ajuda Filipe e lhe diz: “Estou há tanto tempo convosco e não tendes me conhecido, Filipe?” Quem me vê a mim vê o Pai”. E a conversa continuou e Jesus acrescentou: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.

Jesus sentiu que eles estavam com medo de ficarem sozinhos quando ele voltasse para o céu, e Jesus logo os acalmou: “Eu não os deixarei sós, mandarei outro Consolador, o Espírito Santo, que vós ainda não conheceis, mas habita convosco e estará entre vós. Não os deixarei órfãos.” (Jo 14:4-18).

Quanto ensino esclarecedor, não é? Mas os discípulos continuavam sem entender bem o Senhor.

Mt 16:16 – Pedro entendeu pelo Espírito Santo que “Jesus é o Cristo, o Filho de Deus Vivo”. Foi muito importante esta revelação que Pedro teve a respeito de Jesus.

Jesus esclareceu mais a esse respeito e disse: “Bem aventurado és tu Simão Barjonas (mostrou a origem dele, filho de Jonas), porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai que está nos céus. Pois eu te digo que tu és Pedro (Petros, que quer dizer pedaço de pedra), mas sobre esta Pedra (Petra), a revelação (o Cristo, Filho de Deus vivo), edificarei a minha igreja.

A igreja de Jesus é edificada sobre Jesus, que é a Pedra Fundamental, principal.

Jesus é a Pedra (Mt 16:16).


Marcações:
Alguma dúvida?