Pular para o conteúdo

A Obra Criadora


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

1ª AULA: A Obra Criadora I (Versão I – Para a classe dos pequeninos)

Texto? Gn 1:1 a 31

 

Vou falar a vocês sobre um livro muito bonito que conta de histórias verdadeiras e lindas.

Este livro é a Bíblia, a Palavra de Deus. Ele é cheio de “livrinhos”, e cada um conta muita coisa que Deus escreveu para nós. Ele mesmo contou para um servo dele chamado Moisés e disse? escreve tudo para que todos fiquem sabendo como foi que Eu criei o mundo e não fiquem inventando bobagens.

Bem, a história começou assim?

 

Gn 1:1 – No principio criou Deus …

“… Escreve Moisés isto para as crianças saberem, porque Eu tenho um plano e vou dizer a eles este plano. Eles têm que saber direitinho como Eu fiz tudo, porque muita gente que não me ama, vai inventar outras histórias esquisitas”.

Deus criou os céus e a terra.

Como foi então?

Ele mandou Moisés escrever direitinho: “A terra era sem forma e vazia. Havia escuridão sobre o abismo, mas uma coisa maravilhosa: o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Está tudo escuro, sem vida; então Deus disse:

1º Dia – Luz, apareça! Ela obedeceu e apareceu. Deus gostou muito da luz. Viu que era boa a luz. Chamou a luz dia e separou-a da noite que chamou trevas.

2º Dia – Depois Deus continuou seu trabalho e fez separação entre as águas, e  fez a expansão e chamou-a Céus. Separando as águas que ficaram em cima, no espaço (céu), as nuvens, e as que ficavam debaixo, os mares.

Assim Deus foi trabalhando cada dia diferente do outro e gostando de toda a obra feita e vendo que tudo era bom. E a terra? Estava dentro das águas.

3º Dia – Deus é dono das águas e de tudo que fez e Ele deu ordem às águas. Já pensou?  Deus falou às águas: “Ajuntem-se as águas debaixo do Céu, num lugar, e apareça a terra seca”. Aí a terra apareceu: Que beleza! Era seca!

Deus viu que era bom e deu mais ordens:

Deus falou à terra : “Terra, produza erva verde que dê semente: árvore frutífera que dê semente”, e assim aconteceu e Deus viu que era bom, e a terra obedeceu, nasceram grama, árvores grandes e pequenas, tudo o que existe.

4º Dia – Deus deu ordem para haver luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite e estes dois grandes luminares foram o sol para o dia e a lua para a noite. Fez estrelas colocou-as em grupos (constelações, etc.).

O Sol fala do Senhor, o Sol da Justiça. Ele ilumina a terra.

A Lua, que fala da igreja do Senhor, que recebe dele a luz.

E as estrelas falam dos servos que brilham, dando testemunho que são de Jesus. Bonito, não é?

5º Dia – No quinto dia Ele disse: agora precisa haver vidas para os mares, peixes grandes e peixes pequenos, uma beleza!

Então o Pai conversou com o Filho e o Espírito Santo presente vendo, participando de tudo. Uma coisa linda!

Já pusemos árvores verdes na terra, estrelas no firmamento, peixes nos mares, e no espaço aves que voam, que cantam. Agora Deus disse: – E os animais da terra? Ah! Sim! Vai ser lindo animais para as selvas, para o trabalho, domésticos, etc. Tudo bom, tudo lindo (mostrar figuras com peixes e aves).

6º Dia – E agora? Quem vai tomar conta de tudo isto? Então Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo disseram (voz do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma só): ‘’Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre tudo que está na terra.” Gn 1:26.

Deus criou o homem para ter comunhão com Ele. Deus deu capacidade ao homem para se comunicar com Ele. Disse Deus: “façamos o homem à nossa imagem”, isto é, com inteligência, vontade própria. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, nossa semelhança. Grande privilégio. Deus enviou Jesus à terra para que pudéssemos conhecer o Pai e quando Jesus voltou para o Pai lá no céu,Ele nos deixou o Espírito Santo, porque Ele quer ser nosso amigo. Um dia este céu e esta terra passarão e Deus vai nos levar para uma nova terra, onde nós nunca mais vamos nos afastar Dele, um lugar onde há o rio da vida e bem no meio do novo céu, a árvore da vida. É por isto que nós cantamos: “Quero viver para sempre com Jesus …”

 

Obs: O sétimo dia da Obra Criadora será dado na terceira aula, conforme as professoras poderão conferir na apostila, página 22.

 

1ª AULA: A Obra Criadora I (Versão II – Para a classe dos intermediários e adolescentes)

 

Texto? Gn 1:1

 

INTRODUÇÃO

Gn 1:1 – “No princípio criou Deus os céus e a terra”

Jo 1:1-3 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele (logos) Jesus, e sem ele nada do que foi feito se fez”.

Jo 1:14 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória como a glória do Unigênito do Pai”.

Hb 1:2 – A quem (Jesus) constituiu herdeiro de tudo por quem fez também o mundo.

Gn 1: 2b – “E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Gn 1: 26 – “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.

Estes textos são básicos para mostrar que a grande obra da criação foi feita por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Foi uma obra em que o Deus Triuno criou do nada todas as coisas. Do nada ninguém faz tudo, mas Deus fez. Estas coisas criadas que nós vemos todos os dias, não foram evolução de partículas pequenas ou estouros de estrelas (quem criou as partículas ou as estrelas para que evoluíssem?) Este ensino contra a Palavra vem do maligno.

Deus mandou escrever sua Palavra, a Bíblia, e ela foi escrita para nos ensinar tudo que Deus quer que nós saibamos e o livro de Gênesis, que significa origem, princípio, nos informa e muitos outros livros do Velho Testamento e Novo Testamento confirmam Deus como o criador do mundo.

 

A Criação

 

“E viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom”. Gn 1:31

Em cada ato da criação, Deus confirmou que foi bom, feito sem defeito, com zelo, para o homem viver bem, alegre sem falta de coisa alguma; viver sem medo, em paz. Seis vezes foi registrado na Palavra “E viu Deus que era bom”. Na sétima vez foi dito “e viu Deus que era muito bom”.

Deus sabe todas as coisas e sabia que o homem iria desobedecê-lo, mas deu ao homem liberdade de escolha, Deus não iria se impor como ditador: Vocês têm que fazer só o que eu quero!” Não! Deus deu liberdade para ele escolher o que quisesse. Como se orienta em casa as crianças, os adolescentes: “não faça isto porque vai trazer maus resultados, você vai sofrer pelo mal, escolha este caminho, este vai ser bom para você”.

Assim Deus tratou o homem e ele desobedeceu, como vamos ver nas próximas lições. Mas vamos terminar esta aula lembrando que Deus sabia que o homem ia estragar sua obra criadora, por isto Ele mandou Moisés escrever no Gênesis, colocar lá: “ E viu Deus tudo quanto tinha feito e era muito bom”.

Depois de tudo isso, Deus entregou a terra para o homem cuidar. “E tomou Deus o homem e pôs no Jardim do Éden para o lavrar e guardar”. Gn 2:15.

Os efeitos da desobediência estão aí:

  • Os mares, os rios poluídos, os peixes morrendo;
  • As florestas postas abaixo sem nem ao menos replantá-las, trazendo morte aos animais selvagens, aves, etc;
  • Os montes destruídos, provocando desabamentos;
  • Mudanças de clima como os jornais e revistas mostram, é o que se chama ecologia abalada. (Os professores poderão levar artigos de revistas que mostram essas situações e fazer cartazes).

 

E o homem vê o resultado de tudo isto e instigado pelo inimigo de Deus, pergunta:

“Onde está Deus diante de tudo isto?”

Casas derrubadas, enchentes, mortes!

Deus não está vendo?

Está sim; vendo o homem dar as costas para Ele, o seu Criador, rejeitam o Salvador Jesus, o Espírito Santo para os guiar neste mundo.

Deus está voltado para todos os que o querem, o amam. Já preparou um novo céu, uma nova terra (I Ts 4:17), já preparou um encontro nos ares onde os que o amam, sua igreja, que crê nele e o quer e todos que quiserem vão ouvir a voz de Jesus convidando para aceitá-lo porque tudo isto será para a igreja fiel, que está se preparando para ir comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Nós vamos andar nas ruas de ouro, vamos beber da água da vida, viver para sempre com o Senhor.


Alguma dúvida?