Você está vindo para a ceia?
Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 14:15-24 – E, ouvindo isto, um dos que estavam à mesa lhe disse: Bem-aventurado aquele que comer o pão no reino de Deus. Então ele lhe disse: Certo homem preparou uma grande ceia e convidou muitas pessoas. E à hora da ceia mandou seu servo dizer aos convidados que viessem, pois já tudo estava preparado. Mas todos à uma começaram a escusar-se.
Introdução de Lucas 14:15-24
O contexto da parábola. Em resposta a uma resposta frívola e autossuficiente, Jesus conta esta poderosa parábola sobre a salvação. Nestes versículos, Jesus compara a salvação a um banquete. Agora, observando alguns cristãos, você poderia pensar que a salvação é um funeral. Eles caminham pela vida com uma lápide debaixo de um braço e um caixão debaixo do outro. Quando você vem a Jesus, você está indo para um banquete, não para um funeral!
Alguns dos banquetes que participei em minha vida — Reencontros, Reuniões Familiares, Avivamentos, etc. Eram como a refeição de um mendigo comparado ao que recebi das mãos do Senhor Jesus na salvação.
Pense nisso! Quando você se senta à mesa da salvação do Senhor, você pode ver um prato de perdão; há uma bandeja cheia de graça e paz; tigelas de alegria estão espalhadas por ali; e pratos do Seu amor doce estão por toda a mesa! Que bênção é conhecê-Lo!
Esta parábola trata de um precioso convite para vir a esta grande e maravilhosa mesa da salvação. Quero passar nosso tempo hoje falando sobre o convite do Senhor para vir à Sua ceia. Quero compartilhar os fatos sobre este convite e fazer a você esta pergunta: **Você está vindo para a ceia?**
I. v. 17 O CONVITE É FEITO
Costumes antigos sobre grandes banquetes. Um anúncio era feito semanas ou até meses antes. Os convidados deveriam responder com uma carta aceitando ou recusando o convite. Então, no dia do banquete, quando tudo estava pronto, servos eram enviados para chamar aqueles que haviam confirmado presença.
A. O Convite É Simples — “Vinde” — Uma das maiores palavras da Bíblia. Usada por Noé; usada por Isaías (Isaías 1:18); usada por Jesus (Mateus 11:28). “Quem quiser” pode vir (Apocalipse 22:17). É um convite simples! Qualquer que vier a Jesus será salvo (Romanos 10:13; João 14:6; Isaías 45:22). (Ilust. A serpente de bronze.)
B. O Convite É Sólido — “Tudo já está preparado” — Deus já fez tudo o que era necessário para tornar a salvação disponível. Ele fez tudo quando enviou Seu Filho Jesus para morrer por nossos pecados. Suas lágrimas, Seu sofrimento, Sua morte, Sua ressurreição, tudo diz: “Vinde, tudo já está pronto!” (João 19:30!) (A diferença entre religião e salvação. Ilust. Moody e “Sua salvação se escreve ‘Faça’. A minha se escreve ‘Feito’.”)
C. O Convite É Sério — “Agora” — Deus fez tudo para providenciar a salvação. Ele está pronto, mas quer que nós venhamos a Ele. A hora de vir é agora (2 Coríntios 6:2). Não deixe para depois; o depois pode nunca chegar (Provérbios 27:1; Provérbios 29:1). Pode nunca haver outra oportunidade (Isaías 55:6).
II. v. 18-20 O CONVITE É REJEITADO
O contexto. “Todos, à uma, começaram a escusar-se” parece que eles combinaram de não ir ao banquete. Eles deram suas desculpas.
A. As Desculpas São Examinadas — As desculpas — Pareciam razoáveis. Todas parecem razoáveis. (Qual é a sua desculpa?)
B. As Desculpas São Expostas — Embora pareçam razoáveis na superfície, na verdade, são absolutamente tolas e irracionais! Os pecadores ficam sem desculpas diante do Senhor (Romanos 1:20; Romanos 2:1). (Rainha Elizabeth II — “Todas as desculpas cessam.”)
Ø As desculpas que as pessoas dão para não vir a Jesus:
Ø “Há muitos hipócritas na igreja” — O inferno estará cheio deles;
Ø “Tenho medo de não conseguir viver isso” — O mesmo que dizer: “Não vou entrar numa piscina até aprender a nadar”, ou “Não vou tocar piano até aprender a tocar.” Você não pode viver para Jesus, Ele tem que viver através de você (Gálatas 2:20);
Ø “Eu simplesmente não sinto” — Mostre-me onde você deveria sentir algo. Jesus disse “Vinde!” Você vem, e Ele lhe dará o sentimento!;
Ø “Há muito a abandonar” — Como o quê? Marcos 8:36-37. É como um homem com câncer dizer ao médico para deixá-lo porque está muito apegado a ele.;
Ø “Sou pecador demais” — Ele pode e quer salvar qualquer um (João 6:37; Hebreus 7:25);
Ø “Virei depois, mas não hoje.” — Você pode estar ocupado demais para vir a Deus, mas não está ocupado demais para viver no pecado; e certamente não está ocupado demais para morrer!
III. v. 21-23 O CONVITE É AMPLIADO
O contexto — Uma ordem foi dada e cumprida, e o banquete continuou. Como a salvação veio a nós — Romanos 1:16; João 1:11-12.
A. A Direção Desta Graça — Todos os tipos de pessoas; pessoas que ninguém mais queria; pessoas que ninguém mais convidaria. Isso é o que a graça faz! (Quem Deus salvará — Se quiser saber, olhe ao redor da mesa dEle hoje — Davi, Pedro, Raabe, Madalena, bêbados, prostitutas, viciados, religiosos, etc. João 6:37.) Imagine algumas desculpas que essa multidão poderia ter dado.
B. O Desejo Desta Graça — Uma casa cheia — Não haverá um lugar vazio em Sua mesa. Ele sabe quem está indo, e há um lugar para cada um lá!
C. A Exigência Desta Graça — “Obriga-os a entrar” — Significa “persuadir, impelir” — Fala do chamado do Espírito (João 6:44; Efésios 2:1-4a). Nada para recomendar, mas compelidos a vir mesmo assim! Que graça!
Conclusão de Lucas 14:15-24
Versículo 24 — Aqueles que deram desculpas e se recusaram a vir ficaram de fora (João 8:24). Não basta ser convidado, você precisa provar! O que você fará com Seu convite? Se você vier a Jesus, fará parte de um banquete eterno no Céu. Se não vier, fará parte de um funeral eterno no inferno. Você está vindo para a ceia? (Escreva sua desculpa… “Recusei Seu convite porque…” Você acha que ela será válida? Não será!) (Pegue outra folha e, desta vez, escreva seu desejo de aceitar Seu convite para ser salvo.) Você virá a Jesus Cristo hoje e será salvo?
Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 14:15-24 – E, ouvindo isto, um dos que estavam à mesa lhe disse: Bem-aventurado aquele que comer o pão no reino de Deus. Então ele lhe disse: Certo homem preparou uma grande ceia e convidou muitas pessoas. E à hora da ceia mandou seu servo dizer aos convidados que viessem, pois já tudo estava preparado. Mas todos à uma começaram a escusar-se.
Mais Esboços de Pregação
- As Desculpas – Lucas 14:1-24
- A Ceia do Senhor – 1 Coríntios 11:23
- À hora da ceia – Lucas 14:17
- Convite e Rejeição – Lucas 14:17-21