Os resultados da rebelião do homem
Pregação Expositiva em Romanos 1:24–32 – Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
Introdução
Ainda estamos lidando com o tema da ira de Deus contra o pecado. Nesta passagem, encontramos os resultados da rebelião do homem contra Deus, descritos em linguagem clara e precisa.
Gostaria de chamar sua atenção para três expressões usadas em nosso texto desta noite:
- “Deus também os entregou” (v. 24);
- “Deus os entregou” (v. 26);
- “Deus os entregou” (v. 28).
Essas frases nos mostram que há um limite para a paciência e a longanimidade de Deus. Ao estudarmos esses versículos, ficará claro que, quando o homem escolhe abandonar a Deus, Deus também escolhe abandonar o homem! Esse é um pensamento que nos faz refletir profundamente.
Estamos cercados por milhões de pessoas que foram entregues ao estilo de vida que escolheram em detrimento de Deus. Essas pessoas são capazes de cometer qualquer pecado imaginável. A verdade é que existem pessoas que todos conhecemos vivendo uma vida sob a sombra do abandono divino — resultado da rejeição que fizeram a Deus e do subsequente abandono que Ele lhes impôs.
Com isso em mente, vamos analisar esses versículos preocupantes e tentar aprender um pouco mais sobre os resultados da rebelião do homem.
Desenvolvimento
I. A SUBSTÂNCIA DA REBELIÃO PECAMINOSA DO HOMEM (vv. 24–25)
A. Baseado em escolhas pecaminosas (v. 24)
O homem escolhe o pecado em vez de Deus porque o pecado está enraizado em seu próprio coração (Mateus 15:19–20; Tiago 1:14). O homem natural sempre escolherá seus pecados em vez da vontade de Deus, da Palavra de Deus e dos propósitos de Deus. O homem é um pecador, e nada pode remediar isso, a não ser o sangue derramado do Senhor Jesus Cristo!
Ilustração: Observe que quanto mais um homem busca honrar a si mesmo, exaltando sua vontade acima da de Deus, mais desonroso ele se torna. Quando escolhe o pecado em vez de um relacionamento com o Deus vivo, sua natureza pecaminosa se corrompe ainda mais. Efésios 4:22 usa a palavra “corrupto” — um particípio presente, passivo, que significa literalmente “corrompendo-se”. Todo o caráter que representa o antigo eu não é apenas corrupto, mas está se tornando cada vez mais corrupto. Cada traço do comportamento do velho homem é pútrido, decadente, inflado — como resíduos ou cadáveres em decomposição. Ele fede e está pronto para ser descartado e esquecido para sempre! Essa é a verdade sobre o homem natural!
B. Baseado em mudanças pecaminosas (v. 25)
Como o homem se recusa a viver segundo o mandamento de Deus (v. 18), ele inventa sua própria lei! O resultado é que também inventa seus próprios deuses. O deus principal geralmente é o “eu”. Deus chama esse comportamento de “trocar a verdade de Deus pela mentira”. O homem troca o que é vivo, útil e vital pelo que é morto, prejudicial e vão!
Ilustração: Por que o homem faz isso? Porque ainda possui um desejo avassalador de adorar. No entanto, ele precisa de um deus que tolere seu comportamento pecaminoso. Por isso, vive para si mesmo e para seus deuses inventados.
II. O SÍMBOLO DA REBELIÃO PECAMINOSA DO HOMEM (vv. 26–27)
Ilustração: Porque o homem escolheu seu pecado em vez de Deus, ele é entregue (v. 26) a “afeições vis”. As profundezas às quais o homem pode afundar são representadas aqui. Os próximos dois versículos descrevem o fundo absoluto do poço da iniquidade. A ideia básica é que é aqui que as sociedades sempre acabam quando escolhem seus caminhos em vez dos caminhos de Deus. Tem sido assim em todas as grandes civilizações ao longo da história.
A. As atrações desordenadas são repugnantes (vv. 26–27a)
Nestes versículos, o apóstolo descreve o pecado da homossexualidade. Sim, eu disse pecado! Ele o usa para retratar as profundezas absolutas da depravação. Por que este pecado e não qualquer um dos milhares de outros? Acredito que a resposta esteja no fato de que os homossexuais são, em geral, mais propensos a comportamentos promíscuos do que os heterossexuais. Uma estatística indicou que muitos homens homossexuais têm até 300 parceiros sexuais diferentes por ano.
O triste é que a comunidade homossexual nos Estados Unidos representa cerca de 1% da população, mas recebe privilégios especiais e promove abertamente seu estilo de vida, exigindo que pessoas como você e eu os endossemos, aceitemos e apoiemos em suas escolhas. Mesmo líderes nos mais altos escalões do governo estão estendendo favores especiais aos homossexuais e promovendo a agenda homossexual.
No entanto, ainda considero a ideia de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo revoltante, abominável, totalmente pecaminosa e depravada. E estou em boa companhia — porque Deus também pensa assim!
Nota: Paulo nos diz no versículo 26 que “até as mulheres” estavam envolvidas nesse estilo de vida insidioso. A ênfase aqui é que as mulheres costumam ser o último bastião da moralidade em qualquer sociedade. Os homens são mais propensos ao pecado, especialmente ao pecado sexual, do que as mulheres. Contudo, Paulo descreve um povo totalmente entregue a um padrão de vida pecaminoso. Ele poderia muito bem estar escrevendo sobre a América de hoje!
Ilustração: Precisamos orar muito por aqueles que estão na linha de frente se opondo ao avanço da agenda homossexual. Com o passar dos dias, o grito de guerra será por “tolerância”. Está chegando o dia em que ser rotulado de “intolerante” poderá resultar em condenação por crime. Já existem iniciativas em andamento que tentam forçar pessoas como eu a endossar qualquer estilo de vida — especialmente o homossexual.
Ilustração: O que me parece realmente triste é o fato de que certas denominações cristãs tradicionais estão considerando seriamente aceitar, ordenar e casar homossexuais. Alguns grupos já defendem a desclassificação da homossexualidade como pecado! O simples fato de isso estar sendo debatido está quase além da minha compreensão!
B. O vício do homem está consolidado (v. 27b)
Essa escolha de estilo de vida — e é uma escolha — traz seu próprio julgamento! Quando Deus entrega um homem à sua escolha, esse homem descobre que sua atração e vício pelo pecado se tornam mais fortes a cada dia. Eles são literalmente dominados por suas afeições vis. O que antes causava vergonha agora não os afeta mais, abrindo a porta para que afundem em níveis cada vez mais profundos de depravação. Essa é a “recompensa do pecado”: ser abandonado por Deus escraviza o homem completamente ao seu pecado! É como se Deus, que antes os restringia, agora retirasse Sua mão e os entregasse totalmente ao pecado e ao seu fim último!
Ilustração: Esse julgamento também é evidente no reino físico. A AIDS é um dos primeiros pensamentos que vêm à mente. Casos de doenças sexualmente transmissíveis estão se tornando desenfreados em nossa sociedade — e isso não afeta apenas a comunidade homossexual. Embora sofram mais com a AIDS, a doença está se espalhando rapidamente por todos os setores da sociedade. Quando um homem como Magic Johnson é diagnosticado como HIV positivo e admite ter feito sexo com até 20.000 mulheres, percebemos as profundezas às quais a depravação humana pode chegar!
III. O ÂMBITO DA REBELIÃO PECAMINOSA DO HOMEM (vv. 28–32)
A. Visto em sua decisão (v. 28a)
Neste ponto, a rejeição do homem a Deus é completa. À medida que se entregam mais plenamente aos seus pecados, menos espaço têm em suas mentes para Deus. Por fim, Ele é totalmente eliminado da cena pelas afeições vis que os aprisionam! Até mesmo os deuses de sua própria invenção se tornam cada vez menos necessários. A pessoa que chegou a esse nível de rebelião passa a se considerar seu próprio deus.
B. Visto em sua depravação (vv. 28b–31)
Somos informados de que Deus os entrega a uma mentalidade “reprovada”. Essa expressão se refere a algo que foi posto à prova, falhou no teste e foi rejeitado. A palavra era usada no refino de metais. A ideia é que, como os homens não quiseram Deus em suas vidas, Ele os entrega ao poder de uma mente totalmente depravada. Nesse ponto, são capazes de cometer qualquer pecado imaginável!
O apóstolo apresenta uma lista de 23 pecados. Não se trata de uma lista exaustiva, mas de uma representação do que o homem é capaz de fazer. A maioria é autoexplicativa, mas vale destacar alguns:
- Injustiça, fornicação e maldade — essas três categorias abrangem todos os pecados listados a seguir e todas as outras formas de pecado imagináveis.
- Cobiça — apetite pelas coisas alheias.
- Malícia — má vontade e desejo de vingança.
- Inveja — não apenas desejar o que o outro tem, mas querer que ele sofra com a perda disso.
- Assassinato — óbvio!
- Debate — espírito contencioso, dado à luta.
- Engano — pura mentira.
- Malignidade — espírito cheio de maldade, inveja e ódio, que se deleita na destruição do próximo.
- Sussurradores — fofoqueiros que buscam prejudicar a reputação alheia em segredo.
- Caluniadores — fazem o mesmo que os sussurradores, mas abertamente.
- Odiadores de Deus — odeiam os padrões e restrições divinas; querem ser deuses de si mesmos.
- Rancorosos — desafiam a Deus e aos homens; determinados a fazer o que querem a todo custo.
- Orgulhosos — autoexaltação.
- Vangloriadores — fanfarrões que se gabam do que têm ou fizeram, mesmo que seja falso.
- Inventores de coisas más — cansados do pecado comum, buscam novas formas de prazer e excitação.
- Desobedientes aos pais — óbvio! Uma criança rebelde está aberta a todo tipo de atividade pecaminosa.
- Sem entendimento — recusam-se a aprender com a experiência; rejeitaram a verdade e fecharam os olhos e a mente para ela.
- Quebradores de pactos — indignos de confiança; não cumprem a palavra. Simplesmente não se pode depender deles.
- Sem afeição natural — falta de amor humano normal; os outros tornam-se meros instrumentos para uso próprio, prazer e estímulo. Afeição anormal, sexo e perversão prevalecem.
- Implacáveis — não querem fazer as pazes nem chegar a acordos.
- Impiedosos — ausência total de consideração ou compaixão pelos outros. Só importam seus próprios prazeres e direitos.
Ilustração: Isso descreve perfeitamente o mundo em que vivemos!
C. Visto em seu destino (v. 32)
O homem sabe, em seu coração, aonde seu pecado o levará! No entanto, escolhe pecar contra sua própria consciência e prosseguir em sua atividade pecaminosa. Persegue o pecado com todas as suas forças. E, para piorar, transmite seu comportamento a outros, encorajando-os a seguir seus passos. Deleitam-se com todos que vivem o mesmo estilo de vida, encorajando-se mutuamente em seus pecados enquanto mergulham de cabeça rumo ao inferno!
Conclusão de Romanos 1:24–32
Não sei quanto a você, mas acho essa imagem profundamente preocupante. É uma realidade dura, mas verdadeira: aqueles que rejeitam a Deus, no final, serão rejeitados por Ele. Quando fecham a porta à ação de Deus em suas vidas — como em 1 Timóteo 4:2 —, selam seu próprio destino.
Embora Deus seja um Deus de amor, misericórdia, graça e longanimidade, Ele também é um Deus de santidade, justiça, juízo e ira. Há um preço a pagar por rejeitá-Lo.
Existe uma espécie de formiga na África que constrói suas colônias em túneis subterrâneos profundos, onde vivem seus filhotes e sua rainha. Mesmo estando longe do ninho em busca de alimento, essas formigas conseguem sentir quando a rainha está sendo atacada — e ficam extremamente nervosas e descoordenadas. Se ela for morta, correm freneticamente sem rumo até morrerem.
Que ilustração perfeita da pessoa que rejeitou a Deus em sua vida! Incapaz de encontrar direção e paz fora de um relacionamento com Ele, corre sem rumo, perseguindo seus pecados até a morte — e entra na eternidade sem esperança.
Se você se encontra nessa situação, deixe-me convidá-lo a vir a Jesus para a salvação esta noite.
Se você conhece alguém assim, deixe-me desafiá-lo a orar por essa pessoa.
Talvez você seja salvo, mas tenha permitido que alguns desses pecados mencionados nestes versículos entrassem em sua vida. Você precisa lidar com isso agora mesmo. Convido você, santo de Deus, a vir ao Senhor e buscar uma caminhada renovada com Jesus Cristo.
Vamos nos lembrar dEle esta noite!
Pregação Expositiva em Romanos 1:24–32 – Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois estes mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
Mais Esboços de Pregação
- A inveja, a ganância e a rebelião – Judas 1:11
- Deus no controle – Salmo 2
- Como Deus escolhe – 1 Samuel 16:1-13