Esboço de Pregação Expositiva em Marcos 16:5-6 – “E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.”
A cena que lemos em Marcos 16 acontece no momento mais sombrio para os seguidores de Cristo. A sexta-feira havia sido de terror e dor com a crucificação. O sábado foi de silêncio, luto e medo. Agora, no primeiro dia da semana, bem cedo, algumas mulheres fiéis (Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago) caminham em direção ao túmulo.
O que elas esperavam encontrar? Uma pedra pesada, guardas e, principalmente, o corpo sem vida de seu Mestre. Elas iam cumprir um último ritual de amor, ungir um cadáver. A expectativa delas era a de um fim, de uma derrota.
No entanto, ao chegarem lá, elas teriam a maior experiência de suas vidas. Elas conheciam o Jesus que curava e ensinava, e conheciam o Jesus que foi crucificado, mas agora estavam prestes a conhecer o Jesus ressurreto. Assim como elas, muitas pessoas hoje se aproximam de Deus esperando encontrar apenas uma religião, um túmulo de regras e tradições, mas quando encontram o verdadeiro Jesus, descobrem segredos que transformam tudo.
Quando o homem tem um encontro real com Cristo, ele descobre segredos que mudam sua perspectiva para sempre.
(v. 6a – “Não vos assusteis”)
A primeira reação daquelas mulheres ao verem um anjo foi espanto e medo. Elas esperavam o natural — um corpo em decomposição —, mas encontraram o sobrenatural. O anjo diz: “Não vos assusteis”.
Muitas vezes, as pessoas entram na igreja como quem entra em um cemitério: esperando silêncio, formalidade e um Deus distante, que não age mais. Mas o primeiro segredo que descobrimos é que nosso Deus é um Deus vivo e que Seu poder é real! A casa de Deus não é um túmulo, mas um lugar onde o Espírito Santo opera.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)
Não se assuste quando Deus agir de forma que você não espera. A vida com Cristo é uma jornada com o sobrenatural. Espere por curas, por libertação, por consolo e por milagres. O primeiro segredo é entender que você não serve a um Deus morto, mas a um Deus de poder.
(v. 6b – “…buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou…”)
O anjo confirma a identidade de quem elas procuravam: “Jesus Nazareno, que foi crucificado”. Sim, a cruz aconteceu. A morte foi real. Mas a história não termina aí. O anjo completa: “Ele já ressuscitou!”.
O segundo segredo é que não adoramos apenas um grande mestre ou um mártir que morreu por uma causa. Nós adoramos um Salvador que venceu a morte! A fé cristã não se baseia em um túmulo, mas em um trono.
“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (1 Coríntios 15:14)
Viver a fé cristã não é apenas lembrar do sacrifício de Jesus na cruz, mas é se relacionar com o Cristo vivo que está à direita do Pai. Porque Ele vive, podemos crer no amanhã. Porque Ele vive, nossos pecados são perdoados e temos acesso direto a Deus.
(v. 6c – “…não está aqui…”)
“Ele não está aqui”. Essas três palavras são libertadoras. Jesus não está confinado ao túmulo. E hoje, Ele também não está confinado a um prédio, a uma placa de igreja, a um sistema religioso ou a uma tradição humana.
Muitos tentam prender Jesus em suas próprias caixas: “Jesus só opera na minha igreja”, “Jesus só aceita quem se veste assim”, “Jesus é apenas um filósofo”. Mas o anjo declara que Ele não pode ser contido. Ele rompeu o túmulo e hoje Ele está em todo lugar onde é invocado em espírito e em verdade.
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
Você não precisa de um lugar especial para encontrar Jesus. Você pode falar com Ele no seu quarto, no seu trabalho, no ônibus. Onde você estiver, Ele está acessível. Liberte-se da ideia de que Deus só pode ser encontrado dentro de quatro paredes.
(v. 6d – “…eis aqui o lugar onde o puseram.”)
Aqui está a maior evidência. O anjo não apenas diz que Jesus ressuscitou, ele convida as mulheres a verem a prova: “Vejam o lugar onde o puseram”. O túmulo vazio não é um sinal de roubo ou de fracasso, mas a maior prova da vitória de Deus sobre o pecado e a morte.
O lugar vazio é a garantia de que todas as promessas de Jesus são verdadeiras. Aquele espaço vazio grita que Ele é quem dizia ser: o Filho de Deus. O anjo não estava mostrando onde homens colocaram Jesus em suas filosofias, mas sim mostrando a prova física de que o plano de Deus foi cumprido perfeitamente.
“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 1:4)
Quando a dúvida vier ao seu coração, lembre-se do túmulo vazio. Ele é a prova de que Deus é fiel para cumprir o que promete. É a garantia da nossa própria ressurreição e da vida eterna. O túmulo vazio significa que seus problemas, suas dores e até a morte não têm a palavra final. A vitória é de Cristo!
Aquelas mulheres foram ao sepulcro procurando um corpo e encontraram uma missão. Foram com o coração pesado de luto e saíram com a notícia mais poderosa da história: JESUS ESTÁ VIVO!
Hoje, o convite é o mesmo para nós. Talvez você tenha vindo à igreja esperando apenas mais um culto, mais uma religião. Mas Deus quer lhe revelar estes segredos: que Ele é um Deus de poder, que Jesus ressuscitou, que Ele não está preso em lugar algum e que o túmulo vazio é a prova da sua vitória.
Deixe de procurar Jesus entre os mortos. Ele vive e quer transformar a sua história, assim como transformou a história daquelas mulheres e a história de toda a humanidade.
Esboço de Pregação Expositiva em Marcos 16:5-6 – “E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.”