Atraídos pelo Amor de Deus
Pregação Expositiva em Jeremias 31:3 – “O SENHOR me apareceu há muito tempo, dizendo: ‘Sim, com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atraí.’”
Introdução de Jeremias 31:3
Quem não gosta de um abraço apertado e sincero? Em momentos de medo, uma criança corre para o abraço seguro do pai. Na dor da perda, um amigo oferece o conforto de um abraço. Na alegria do reencontro, irmãos se abraçam com saudade. O abraço é uma das formas mais simples e poderosas de demonstrar amor, de dizer “eu me importo com você” sem precisar de palavras.
A Bíblia nos diz que Deus, o Criador de tudo, também nos oferece um abraço. Em Jeremias 31:3, Ele diz ao seu povo, e a cada um de nós hoje: “Com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atraí.” Pense nisso: o Deus do universo nos ama com um amor que não tem começo nem fim, um amor eterno. E por causa desse amor, Ele nos atrai, nos puxa para perto dEle, como um pai que abre os braços para receber seu filho.
Muitas vezes, podemos nos sentir distantes de Deus, pensando que Ele está ocupado demais ou que não se importa com nossos problemas. Mas a verdade é que Ele está constantemente nos chamando. E como Ele faz isso? Ele nos atrai através do Seu Filho, Jesus Cristo. Hoje, vamos ver como esse amor irresistível de Deus alcançou diferentes tipos de pessoas na Bíblia e como Ele continua a nos atrair hoje, não importa quem somos ou o que fizemos.
Desenvolvimento
Quando Jesus andou nesta terra, Ele demonstrou de forma perfeita esse amor que atrai. Pessoas de todos os tipos eram atraídas por Ele. Vamos olhar para três exemplos que nos mostram que não há ninguém que esteja fora do alcance do amor de Deus.
1. Jesus atrai os Religiosos e Rígidos: A História de Nicodemos
Quem era ele? Nicodemos era um fariseu, um mestre da lei judaica. Ele era um homem importante, respeitado e que se esforçava para seguir todas as regras religiosas à risca. Podemos imaginar que ele tinha muitas respostas, mas no fundo, seu coração buscava por algo mais, por uma mudança real que a religião por si só não podia dar (João 3:1-2).
O encontro com Jesus: Ele foi procurar Jesus à noite, talvez com medo do que os outros iriam pensar. Ele reconheceu que Jesus vinha de Deus, mas não entendia como poderia “nascer de novo”. Jesus, com paciência, explicou que a verdadeira mudança não vem de seguir regras, mas de uma transformação interior feita pelo Espírito de Deus (Ezequiel 36:25-27). Jesus o atraiu com a verdade.
A transformação: Nicodemos não saiu daquele encontro da mesma forma. O amor de Jesus plantou uma semente em seu coração. Mais tarde, vemos Nicodemos defendendo Jesus perante os outros fariseus e, depois da crucificação, ele ajudou a preparar o corpo de Jesus para o sepultamento (João 19:39-40). O religioso rígido foi atraído pelo amor e se tornou um seguidor corajoso.
2. Jesus atrai os Ricos e Ressentidos: A História de Zaqueu
Quem era ele? Zaqueu era um coletor de impostos, e dos principais. Isso significa que ele era muito rico, mas também muito odiado. Ele trabalhava para o governo romano e muitas vezes cobrava mais do que o justo para enriquecer. As pessoas o viam como um traidor e pecador. Ele tinha dinheiro, mas não tinha a aceitação do seu povo (Lucas 19:1-2).
O encontro com Jesus: Zaqueu queria ver Jesus, mas era baixinho e não conseguia por causa da multidão. Ele não desistiu! Subiu em uma árvore, mostrando o tamanho do seu desejo. Jesus, ao passar, olhou para cima e o chamou pelo nome! “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”. Jesus não o julgou, mas o atraiu com aceitação.
A transformação: O amor e a aceitação de Jesus quebraram as barreiras do coração de Zaqueu. Imediatamente, ele se arrependeu de seus pecados e prometeu devolver quatro vezes mais a todos que ele havia enganado e dar metade dos seus bens aos pobres (Lucas 19:8). Zaqueu encontrou em Jesus algo que o dinheiro não podia comprar: perdão e um novo começo.
3. Jesus atrai os Rejeitados: A História da Mulher no poço
Quem era ela? A mulher samaritana vivia à margem da sociedade. Primeiro, por ser samaritana, um povo desprezado pelos judeus. Segundo, por sua vida pessoal. Ela teve cinco maridos e o homem com quem vivia não era seu marido. Ela ia buscar água ao meio-dia, o horário mais quente, provavelmente para evitar os olhares e comentários maldosos das outras mulheres (João 4:6-18). Ela se sentia rejeitada e buscava por libertação de sua vida de vergonha.
O encontro com Jesus: Jesus quebrou todas as barreiras sociais da época. Ele, um judeu, falou com ela, uma samaritana. Ele pediu água a ela e, mais importante, ofereceu a ela a “água viva”, que saciaria sua sede espiritual para sempre. Ele revelou conhecer toda a sua história de dor e pecado, mas não para condená-la, e sim para mostrar que a conhecia profundamente e ainda assim a amava. Ele a atraiu com graça e misericórdia.
A transformação: Aquele encontro mudou a vida dela. Ela deixou seu cântaro para trás – o símbolo de sua antiga vida e de sua sede – e correu para a cidade para contar a todos sobre Jesus (João 4:28-29). A mulher que antes se escondia, agora se tornou a primeira missionária de sua cidade, trazendo muitos para conhecerem o Cristo que a libertou. Em Jesus, ela encontrou a verdadeira libertação do pecado e da vergonha (João 8:36).
Conclusão de Jeremias 31:3
Deixe-se Atrair pelo Amor
As histórias de Nicodemos, Zaqueu и a mulher samaritana nos mostram que o amor de Deus é para todos. Não importa se você se sente justo como Nicodemos, rico mas vazio como Zaqueu, ou quebrado e rejeitado como a mulher no poço. Jesus vê além dos nossos rótulos, além dos nossos erros. Ele vê o nosso coração e nos chama para perto.
A Bíblia diz em João 6:44 que “ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. Se você sente um desejo, por menor que seja, de se aproximar de Deus, saiba que é o próprio Deus te atraindo com cordas de amor. Ele não te força, Ele te atrai com benignidade, com um amor eterno que nunca falha.
Talvez você esteja aqui hoje se sentindo distante, assustado ou perdido. Lembre-se daquela imagem do início: um pai de braços abertos. Esse é o seu Deus. Ele te ama com um amor eterno e está te atraindo para Ele neste exato momento. Não resista a esse amor. Corra para os braços dEle. Aceite o convite de Jesus para ter sua vida transformada, perdoada e completa. Deixe-se ser atraído pelo maior e mais puro amor que existe.
Pregação Expositiva em Jeremias 31:3 – “O SENHOR me apareceu há muito tempo, dizendo: ‘Sim, com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atraí.’”
Mais Esboços de Pregação
- João 3:2 – A que horas estamos indo ter com Jesus?
- Em que nos tem amado? – Malaquias 1:2
- O que te falta ainda – I Pedro 1:3