Aos pés de Jesus
Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 10:38-42 – Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
Introdução de Lucas 10:38-42
Você já conheceu alguém que parecia ter Deus em tudo o que fazia? Alguém cujo relacionamento com o Senhor parecia estar em um nível muito acima de qualquer coisa que você já experimentou, e você se perguntou como isso era possível? Bem, eu já estive nessa situação!
Acredito que a resposta está no que essas pessoas descobriram. Parece que algumas pessoas aprenderam a permanecer aos pés de Jesus enquanto vivem suas vidas, e isso se traduz em paz no coração, poder na vida e propósito diante de Deus.
Eu quero esse tipo de vida para mim! E você? Eu gostaria de ser constantemente cheio do Espírito de Deus e gostaria de ser encontrado aos pés de Jesus.
Os Evangelhos mencionam uma mulher chamada Maria. Ela era irmã de Lázaro e Marta e é mencionada três vezes no relato do Evangelho. Toda vez que Maria é mencionada, ela está aos pés de Jesus. Suas experiências ali podem nos ensinar lições valiosas sobre nosso próprio relacionamento com o Senhor. Hoje, queremos passar alguns minutos e nos juntar a Maria aos pés de Jesus.
I. Lucas 10:38-42 UM LUGAR DE QUIETUDE
O contexto da história. Marta abriu sua casa para Jesus e fez o possível para ser uma boa anfitriã. Maria, por outro lado, abriu seu coração para Jesus e fez o possível simplesmente para amar o Senhor. Muitas vezes, somos mais como Marta do que como Maria. Em nosso zelo para servir ao Senhor, acabamos ignorando-O! Enquanto Marta trabalhava, Maria ouvia. Ela encontrou um lugar de quietude aos pés de Jesus.)
Ela encontrou um lugar onde:
A. V. 40 Podemos esquecer nossas preocupações
Enquanto Marta estava “distraída” (preocupada, agitada mentalmente), Maria estava sentada, calmamente ouvindo as palavras de Jesus. Quando entramos em Sua presença (em oração, leitura da Bíblia, adoração, etc.), os fardos da vida se tornam incrivelmente leves. Seria bom para muitos cristãos aprender a sentar em Sua presença e esquecer as preocupações do mundo. Aprenda a amar o Senhor mais do que suas ansiedades, e você encontrará esse lugar de calma em Sua bendita presença. Quando focamos nossa atenção nEle, outras coisas tendem a se tornar muito pequenas – Filipenses 4:6-9.
B. V. 39 Podemos alimentar nossas almas
Marta estava preocupada com o alimento físico, enquanto Maria estava mais interessada em alimentar sua alma. Em Sua presença, encontraremos alimento para nossas almas e força para nossa jornada. Não é à toa que muitos cristãos estão fracos e sem vitalidade espiritual. Eles nunca tiram tempo para simplesmente entrar em Sua presença e se alimentar dEle! (Ilustração: Precisamos de alimento para a alma, ou secaremos espiritualmente! – 2 Timóteo 2:15; Jó 23:12; 1 Pedro 2:2.)
C. V. 39 Podemos focar nossas prioridades
Observando essa cena na casa de Marta, podemos ver as prioridades de cada irmã. Marta estava preocupada em preparar a refeição e servir seus convidados. Maria, porém, estava mais interessada em estar na presença do Senhor Jesus Cristo.
Muitas vezes, o nível de espiritualidade que alcançamos na vida está diretamente relacionado ao tempo que estamos dispostos a passar em Sua presença. Se tudo em nossa vida tem prioridade sobre estar com o Senhor, estamos em perigo no cerne de nossa experiência. Até mesmo estar ocupado demais em Sua obra, a ponto de não termos tempo para ficar aos Seus pés, é algo ruim. Ilustração: A igreja em Éfeso – Apocalipse 2:1-7.
Quanto mais tempo passamos aos Seus pés, mais fácil é torná-lo uma prioridade na vida. Quanto maior Ele se torna em nossos olhos, menores as outras coisas parecem. Pergunte a si mesmo: “Estar aos pés de Jesus é uma prioridade em minha vida?” Precisamos buscar esse lugar de quietude diante do Senhor!
D. V. 42 Podemos nos encontrar
Ao sentar aos pés de Jesus, Maria encontrou realização e contentamento. O que ela encontrou ali valia mais do que todo o dinheiro do mundo. Na verdade, ao simplesmente estar aos pés do Senhor, Maria encontrou algo que milhões passam a vida toda sem descobrir: aceitação e verdadeiro contentamento. Essas duas coisas já valem o tempo gasto em Sua presença.
Se os cristãos aprendessem o valor de passar tempo aos Seus pés, muitos psiquiatras e psicólogos teriam que fechar as portas. Deus nos prometeu que podemos encontrar descanso aos Seus pés – 2 Timóteo 1:17.
Aos pés de Jesus, encontramos:
I. Um lugar de quietude e
II. João 11:32 UM LUGAR DE SÚPLICA
O contexto desses versículos. Lázaro morreu, e Jesus veio prestar suas condolências à família. Quando Ele chega, encontra Marta e chama Maria. Mais uma vez, ela está aos Seus pés, olhando para Seu rosto em busca da ajuda de que precisa. O que ela encontra nesse encontro pode nos ajudar quando passamos por momentos difíceis na vida.
Aqui vemos:
A. V. 28 O interesse do Senhor pelas necessidades de Seu povo
Quando Jesus chegou a Betânia, Marta correu ao Seu encontro. Em sua conversa, Jesus demonstrou grande preocupação e interesse pela necessidade delas. Depois de falar com Marta, Jesus chama Maria. Ele está preocupado com a dor que elas estão sentindo. (Ilustração: Todo filho de Deus precisa entender que Jesus se importa com nossas necessidades. Ele está interessado no que estamos passando – Hebreus 4:15.
Nunca pense por um instante que Deus não se importa com você. Isso é mentira do diabo! Jesus está extremamente interessado em tudo o que você enfrenta na vida – Salmo 138:6: “Ainda que o Senhor é excelso, atenta para os humildes.” A palavra “atenta” significa “ver, discernir, contemplar.” Isso nos diz que o Senhor está olhando para nossas vidas e não perde nada do que afeta Seus filhos – Mateus 10:29-31.)
B. V. 28 O convite do Senhor ao Seu povo
Jesus chamou Maria para vir a Ele. Ela respondeu e veio. Ali, ela pôde colocar seus fardos sobre o Senhor. O Senhor convidou todos os Seus filhos para vir a Ele e experimentar o que Ele pode fazer em tempos de crise – Mateus 11:28; 1 Pedro 5:7; Isaías 55:22: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.”
J.C. Ryle disse: “Os meios devem ser usados diligentemente, sem questionamento, em tempos de necessidade. Médicos devem ser chamados em caso de doença. Advogados devem ser consultados quando propriedade ou caráter precisam de defesa. A ajuda de todos os amigos deve ser buscada. Mas, ainda assim, a primeira coisa a ser feita é clamar ao Senhor Jesus por ajuda.”
Não é incrível que Aquele que pode fazer mais, mais rápido, muitas vezes seja o último a quem recorremos em tempos de necessidade?
Quer você venha a Ele em tempos de dificuldade ou não, Seu convite permanece.
Versículo 29 – Quando Maria ouviu que Jesus a chamava, ela correu para encontrá-Lo. Que lição para os filhos de Deus! Quando chega o momento de crise, Jesus está sempre perto. Corra rapidamente para Ele, e Ele suprirá sua necessidade!
C. V. 34-42 A intercessão do Senhor por Seu povo
Depois que Maria e Marta derramaram seus corações diante dEle, Jesus se voltou para Seu Pai celestial e orou por elas. Ele intercedeu por elas. (Ilustração: Ele faz o mesmo por você e por mim hoje – Hebreus 7:25; Romanos 8:34.) Quando levamos nossos fardos ao Senhor, toda a Trindade se envolve em suprir essa necessidade. O Filho ora por nós, o Espírito nos guia e consola, e o Pai abre os tesouros do céu e move circunstâncias na terra para que nossa necessidade seja suprida.
D. V. 43-44 A intervenção do Senhor na necessidade de Seu povo
Jesus fala a palavra, e Lázaro vive! Jesus superou as leis da natureza para suprir a necessidade de Seu povo. Deus moverá céus e terra para suprir sua necessidade – Filipenses 4:19.
Na ressurreição de Lázaro, Maria viu muitas necessidades supridas. Ao ver o Senhor realizar esse grande milagre, ela entendeu:
- O propósito do Senhor – (Ilustração: V. 1, 6, 18 – Jesus estava a apenas 3 km de Betânia. Ele poderia ter chegado lá em cerca de 30 minutos. No entanto, Ele escolheu esperar dois dias e só chegou depois de mais dois dias. Isso foi difícil para essas mulheres entenderem – v. 21, 32. Mas, ao vê-Lo ressuscitar Lázaro, Maria pôde entender que Jesus tinha um propósito maior no que permitiu que ela passasse. O mesmo acontece conosco: nem sempre entendemos o que Deus está fazendo em nossas vidas até que Seu propósito seja totalmente revelado.)
- O poder do Senhor – Se Lázaro não tivesse morrido, Maria não saberia que Jesus poderia ressuscitá-lo. Mas, quando Lázaro morreu, ela conheceu pessoalmente o grande poder do Senhor Jesus. Novamente, quando passamos por provações, podemos questionar a sabedoria do Senhor em permitir que enfrentemos certas coisas. Mas, quando Ele age em nosso favor, conhecemos pessoalmente que Ele “tem todo o poder no céu e na terra!” Quando aprendemos essa verdade, nossa fé aumenta e passamos a confiar mais nEle e em Seu poder.
E. Você está passando tempo aos Seus pés, clamando a Ele sobre suas necessidades?
Nunca tema que Ele não se importa ou não quer que você vá até Ele. Ele o convida a vir e sentar aos Seus pés.
Aos pés de Jesus, encontramos:
I. Um lugar de quietude
II. Um lugar de súplica e
III. João 12:1-8 UM LUGAR DE SERVIÇO
O contexto da história. Maria está tão tomada de amor por Jesus por ter ressuscitado Lázaro que está disposta a pagar qualquer preço para servi-Lo e abençoar o Senhor que a redimiu. É aos Seus pés que:
A. V. 3, 5 Fazemos nosso sacrifício
Maria derramou um vaso de perfume em Jesus que valia o salário de um ano de um trabalhador comum. Ela estava disposta a abrir mão desse tesouro por amor a Jesus. Maria deu o seu melhor, deu tudo ao Senhor que amava. Não devemos fazer menos! Quando damos menos que nosso melhor a Jesus, não estamos fazendo sacrifício algum! Só quando damos tudo é que realmente demonstramos nosso amor por Ele. Quando damos a Jesus menos do que Ele merece em nosso tempo, dízimos e talentos, não estamos demonstrando nosso amor por Ele. Seu desejo é que Lhe demos tudo – Romanos 12:1-2. Qualquer coisa menos que isso é um desrespeito ao Senhor.
Muitas pessoas tratam o Senhor como um homem que ligou para sua namorada e disse: “Querida, eu te amo. Eu escalaria a montanha mais alta por você; eu nadaria o rio mais profundo por você; eu lutaria contra um bando de leões por você; e se não chover, eu vou te ver hoje à noite.” Isso não é amor verdadeiro! O amor genuíno não conhece limites nem condições. É dado livremente e não pede nada em troca. Você O ama como deveria?
B. V. 3 Abrimos mão de nós mesmos
Maria estava disposta a fazer o trabalho de uma escrava pelo Senhor Jesus. Além disso, ela foi vista em público com o cabelo solto, o que era sinal de uma mulher imoral. Parece que Maria estava totalmente inconsciente de si mesma em sua adoração e amor ao Senhor Jesus. Ela não se importava com o que os outros pensavam. Seu foco principal era servir e honrar o Senhor.
Quando nos sentamos aos Seus pés, chegamos a um ponto em que não nos importamos com o que os outros pensam. Teremos apenas Ele e Sua glória como foco de nossas vidas. Ele preencherá nossos pensamentos, motivações, e perderemos de vista a nós mesmos na gloriosa luz de Sua pessoa.
Devemos ser tão gratos por tudo o que Ele fez por nós que nos expressamos sem inibição ou vergonha em nosso amor por Jesus. Portanto, devemos deixar nosso orgulho morrer e mostrar a um mundo perdido e moribundo que não temos vergonha de adorar, testemunhar ou trabalhar para a glória dAquele que morreu para nos libertar. Afinal, nosso amor por Ele é uma resposta direta ao Seu amor por nós – 1 João 4:19.
C. V. 7; Marcos 14:8-9 Fazemos uma declaração
Quando Maria foi criticada por sua devoção e demonstração de amor ao Senhor, Jesus a defendeu. Ele disse aos presentes para deixá-la em paz. Ela estava fazendo sua parte para honrar o Senhor. Jesus até lhe deu um lugar entre os mais abençoados de todos os tempos, como vemos em Marcos 14:8-9. Por 2.000 anos, esse gesto altruísta e sacrificial de Maria tem feito uma declaração ousada sobre o Senhor Jesus.)
Quando nós, como crentes, tomamos tempo para nos sentar aos Seus pés como deveríamos, isso também faz uma declaração. Estamos dizendo ao mundo que Jesus é primordial em nossas vidas. Estamos mostrando que Ele é importante para nós e que não temos vergonha de ser associados a Ele.
Veja, sentar aos pés de Jesus será visto em você! As pessoas saberão quando você passa tempo com Ele – Ilustração: Os discípulos – Atos 4:13. A propósito, também será visto quando você não toma tempo para se sentar aos Seus pés.
Conclusão de Lucas 10:38-42
Onde você está hoje? Você está aos pés de Jesus, ouvindo-O, aprendendo dEle e simplesmente amando-O? Ele é digno de nossa devoção total. Portanto, eu o desafio a se juntar a mim em vir aos Seus pés hoje. Vamos encontrar nosso lugar ali e ser tudo o que Jesus quer que sejamos.
Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 10:38-42 – Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
Mais Esboços de Pregação
- Maria escolheu, pois, a boa parte – Lucas 10:38-42
- Jesus ressuscita Lázaro – João 11:39-44
- Como voltar para casa – Lucas 15:11-24