Pular para o conteúdo

A ira de Deus – Romanos 1:18

E-book Circulo de oracao

A IRA DE DEUS

Pregação Expositiva em Romanos 1:18 – Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 

Introdução de Romanos 1:18

A primeira parte do capítulo um foi dedicada a uma explicação do Evangelho e ao motivo do envio desta carta. Agora, nesta segunda seção do capítulo um, o apóstolo volta sua atenção para aqueles que estão afastados do Senhor e necessitam deste Evangelho. Pois, assim como Paulo queria que os romanos entendessem o que era a mensagem do Evangelho, ele também queria que eles soubessem por que tal mensagem era necessária.

Portanto, Paulo foi inspirado pelo Espírito Santo a escrever sobre a ira de Deus. É a ira de Deus contra o pecado que forma o eixo em torno do qual gira esta última metade do capítulo um. Bem, eu sei que pregar sobre a ira de Deus contra o pecado não é algo popular em nossos dias. O homem tem se esforçado ao máximo para reduzir Deus a uma figura de um avôzinho, bobo e amoroso, que apenas ignora as falhas da humanidade e não possui outra emoção além do amor.

Na realidade, Deus é amor; contudo, o outro aspecto desse amor é a Sua ira e o Seu ódio pelo pecado. Deus é um Ser perfeito! Deus é perfeito em Seu amor, mas também é perfeito em Sua santidade e julgamento. Sim, Deus é amor, mas posso também lembrá-lo de que Deus também é ódio? Ele é amor para com o pecador, mas Ele é ódio para com o pecado! Muitas pessoas se incomodam com a ideia de um Deus que reage com ira e julgamento; eu me incomodaria com um Deus que não o fizesse!

O propósito de Paulo aqui, e ao longo do capítulo 3, versículo 20, é descrever para nós as acusações contra o homem. Paulo nos dirá por que precisamos crer no Evangelho da graça. O primeiro argumento que ele usa para chamar os homens ao Senhor é expor o caso da acusação. Paulo revelará os problemas que Deus vê nos homens. No entanto, antes de entendermos por que Deus está irado, precisamos entender um pouco mais sobre a ira de Deus.

Neste versículo, encontramos uma definição e uma descrição da ira de Deus. Entender isso nos ajudará a entender o que se segue. Vamos dedicar alguns minutos esta noite para analisar este versículo e tentar compreender a ideia da ira de Deus.


I. O FATO DA IRA DE DEUS

(Isto responde à pergunta: “O que é a ira de Deus?”)

A. O Caráter Desta Ira 

No Novo Testamento, há duas palavras usadas para se referir à ira de Deus. Uma é a palavra thumos. Esta palavra é de onde derivamos a palavra thermos, termonuclear, etc. Refere-se a uma explosão repentina de ira. Esta é a palavra usada em Lucas 4:28, quando o povo de Nazaré quis ferir Jesus. É também a palavra mais comum para ira no livro do Apocalipse. A palavra usada aqui é diferente. É a palavra orge. Literalmente significa ficar “com o rosto vermelho”. Representa alguém que está contendo sua raiva enquanto ela se acumula dentro dele. Implica que chegará um momento em que a raiva virá à tona.

Para ter uma ideia do que estou dizendo, tente imaginar uma nova represa que foi construída. Atrás dessa represa, as águas estão sendo represadas até que haja grande pressão atrás dela. Então, um dia, essa represa se rompe e toda a fúria dessas águas reprimidas flui e destrói tudo em seu caminho. Essa é uma boa descrição da ira de Deus. Considere quando isso foi demonstrado no registro das Escrituras:

  1. No dilúvio – Gênesis 6-8. A ira de Deus aumentou e foi contida até chegar o dia em que explodiu em fúria.
  2. Sodoma e Gomorra – Gênesis 19. A ira de Deus aumentou lentamente contra aquelas pessoas até que explodiu em julgamento divino.
  3. No Mar Vermelho – Êxodo 14. O Faraó e seu povo foram castigados por Deus através das pragas, e Deus conteve Sua ira. Agora, a barragem se rompe e todo o exército egípcio se afoga no mar.

A boa notícia para aqueles que estão em Jesus é que quando Jesus estava pendurado na cruz, Deus direcionou toda a Sua ira acumulada contra o pecado passado, presente e futuro e derramou essa ira na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Agora, aqueles de nós que são salvos pela graça encontraram um lugar de abrigo da terrível ira de Deus (Romanos 5:9).

Deus reage com explosões repentinas? Sim! Veja alguns em Israel que se rebelaram e foram instantaneamente afligidos por uma praga (Nm 11; 16). Pense em Miriã, que foi afligida pela lepra (Nm 12:10). Há ocasiões em que a ira de Deus é liberada em um instante, mas, felizmente, Deus normalmente lida com os pecadores contendo Sua ira em um esforço para trazer arrependimento às suas vidas.

B. O Calibre Desta Ira 

Observe que se trata da “ira de Deus”. Quando você e eu nos iramos e demonstramos nossa ira, na melhor das hipóteses, ela está contaminada pelo pecado. Reagimos segundo a carne e geralmente nossas explosões são egoístas e tolas. Por outro lado, a ira de Deus é sempre equilibrada, imparcial e perfeitamente justa. Você pode ter certeza de que, quando a ira de Deus recai sobre uma vida, ela foi merecida e executada em perfeita justiça divina!

Precisamos apenas entender que não há outra maneira possível para o Senhor reagir contra o pecado a não ser por meio de julgamento! Ele fica horrorizado com o pecado e reagirá contra ele (Hb 1:3)!

C. A Consistência desta Ira 

A Bíblia diz aqui que a ira de Deus “é” revelada. Ou seja, a ira de Deus está constantemente à vista. Podemos vê-la ao nosso redor o tempo todo, mas muitas vezes não temos consciência do que ela é.

Se isso é verdade, então por que vemos os ímpios prosperando? Suas vidas não deveriam ser cheias de dor e sofrimento? Pareceria assim de uma perspectiva humana. No entanto, quando olhamos para a Palavra de Deus, fica claro que Deus, em Sua longanimidade, dá aos ímpios muitas chances de se arrependerem. Ele quer que eles O conheçam. Este é o problema com o qual Asafe lutou no Salmo 73. Ele viu a prosperidade dos ímpios e as lutas dos filhos de Deus, e isso causou-lhe muita ansiedade e confusão. No entanto, sua perspectiva foi esclarecida quando ele considerou o fim daqueles sem o Senhor (Sl 73:17-19). Quando ele considerou que eles iriam experimentar a ira pura de Deus no Inferno para sempre, ele começou a entender que Deus nem sempre paga na sexta-feira!

D. O Curso Desta Ira 

Somos lembrados de que a ira de Deus se origina no Céu. A humanidade pode pensar que obteve algum grau de controle e domínio neste mundo; no entanto, os homens fariam bem em lembrar que Deus ainda está no controle e que Ele terá a última palavra nesta questão.

A ira virá contra todo pecado. Seja a ira de “causa e efeito” da colheita e da semeadura (Gl 6:9) ou a ira plena de Deus revelada em Sua fúria pessoal contra o pecado, a ira de Deus sempre se origina no Céu. As pessoas precisam se lembrar de que existe uma ordem superior, um padrão mais elevado do que o do homem. Deus sempre terá a palavra final!


II. O FOCO DA IRA DE DEUS

(Isto responde à pergunta: “Contra quem a ira de Deus está voltada?”)

A. Focado Infalivelmente 

Este versículo nos diz onde a ira de Deus está focada. As duas áreas abrangem todas as áreas em que o pecado opera.

Contra a Impiedade: Refere-se à relação do homem com o Senhor. Sendo os homens inimigos de Deus (Rm 8:7; 5:10), eles são o foco da Sua ira e, portanto, são os “filhos da ira” (Ef 2:3). A razão para isso é que a ausência de um relacionamento genuíno com Deus resultará em alguma forma de religião falsa. Com a pessoa perdida, ela adorará outro deus ou se autoproclamará seu próprio Deus. Qualquer uma dessas atividades irrita o Deus verdadeiro e traz a Sua ira para a vida dela.

Contra a Injustiça: Esta palavra é sinônimo da outra. Ela abrange a ideia de impiedade, mas concentra-se principalmente nos resultados da impiedade na vida do incrédulo. Refere-se basicamente ao relacionamento do homem com seu próximo. Porque o relacionamento do homem com Deus é errado, seu relacionamento com seu próximo também é errado. Tratamos os outros da maneira como tratamos porque tratamos Deus da maneira como tratamos! À medida que este capítulo se desenrola, Paulo revelará pecados que são contra Deus e pecados que são contra o homem. O que todos esses pecados têm em comum é que são todos produto de uma vida que não tem um relacionamento correto com o Senhor!

Você sabia que todo problema que o homem tem com o homem tem suas raízes no relacionamento do homem com Deus? É verdade! Trataremos nossos semelhantes exatamente como tratamos a Deus! Quando tratamos Deus mal, tratamos o homem mal. Quando amamos a Deus, amamos outras pessoas também! Observe e veja se o que estou lhe dizendo não é verdade!

B. Focado Totalmente 

Deus odeia o pecado! É a única coisa que Ele odeia. Ele não odeia o pecador, mas odeia os pecados do pecador! Isso é revelado na palavra “toda”. Deus odeia todo pecado! Deus é contra ele e não pode permitir que fique impune! Ele é um Deus bom, mas também é um Deus justo! Ele não pode simplesmente ignorar o pecado e deixá-lo passar impune. Ele reagirá com ira contra os pecados da humanidade, e aqueles que não se arrependerem e não estabelecerem um relacionamento correto com Ele sentirão a fúria da ira de Deus no Inferno!


III. O FUNDAMENTO DA IRA DE DEUS

(Isto responde à pergunta: “Por que Deus está zangado?”)

A. Os Homens se Rebelaram Contra a Verdade de Deus 

A frase “detêm a verdade pela injustiça” significa que as pessoas conhecem a verdade, mas a reprimem e se apegam aos seus pecados em vez do Senhor. Se você ler o versículo 19, verá que Deus foi revelado aos homens. Há algo intrínseco ao homem que o faz saber que existe um Deus! No entanto, os homens amam seus pecados mais do que a Deus. Portanto, procuram suprimir a verdade que conhecem sobre Deus enquanto, ao mesmo tempo, procuram se aprofundar em seus pecados (João 3:19). 

A Bíblia diz no Salmo 14:1: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” Observe que a palavra “não há” está em itálico! O que este versículo ensina é que o insensato é aquela pessoa que diz “Não!” a Deus. Ele quer a sua própria vontade em vez da vontade de Deus e vive em rebelião aberta, suprimindo constantemente a verdade de Deus enquanto se apega firmemente aos seus pecados!

B. Os Homens Rejeitaram a Verdade de Deus 

Eles não apenas se rebelam contra a verdade de Deus, mas também rejeitam a verdade de Deus. Essa ideia será expandida na próxima seção, mas, nesta noite, precisamos entender que aqueles que conhecem a Deus, mas se recusam a andar com Ele, são culpados de rejeitar a verdade de Deus e estão sujeitos à ira de Deus!


Conclusão

Milhões de pessoas estão sob a ira de Deus esta noite. É óbvio que isso é verdade pela maneira como vivem e pelas coisas que fazem. Nosso dever é falar-lhes sobre um Evangelho que pode libertá-los! A menos que aqueles que têm a mensagem a levem a eles, jamais serão salvos. Eles podem conhecer a Deus e a sua própria condição, mas precisam ouvir a história do Evangelho para que tenham a oportunidade de tomar uma decisão por Jesus!

Você precisa vir a este altar esta noite e orar por alguns que você conhece que estão perdidos? Você precisa vir e buscar o poder do Senhor como testemunha para que possa ser mais ativo em prol de Jesus? Você precisa vir e receber Jesus como seu Salvador esta noite?

Para o filho de Deus, há motivo para regozijo nesta mensagem! Por quê? Porque para nós, a ira de Deus foi extinta para sempre no corpo do Senhor Jesus Cristo. Nesta noite, todos aqueles que são salvos pela graça de Deus estão sob o guarda-chuva dessa graça, para sempre abrigados e protegidos da terrível ira do Todo-Poderoso. Isso, por si só, é motivo para louvor e glória ao Senhor!


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!