Pregações Expositivas

A Coroação do Rei – Atos 1:9-12

A Coroação do Rei

Pregação Expositiva em Atos 1:9-12 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente, surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro.

Introdução

O tempo do ministério terreno de nosso Senhor havia chegado ao fim. Nestes versículos, Ele está com Seus discípulos no Monte das Oliveiras, nos arredores da cidade de Jerusalém. Esta montanha ocupava um lugar especial no coração dos judeus e para os discípulos de nosso Senhor. Foi pelas encostas desta montanha que o Rei Davi fugiu de Jerusalém com o coração partido durante a rebelião de seu próprio filho Absalão. Foi desta montanha que Jesus desceu, nas costas de um jumento, para a cidade de Jerusalém para Sua entrada triunfal naquela cidade. Foi ao pé desta montanha que Jesus se reuniu com Seus homens em um lugar chamado Getsêmani para orar na noite em que foi preso. Foi daquele jardim que Ele foi levado, preso, para ser julgado e crucificado pelos judeus e romanos. Era um lugar especial repleto de muitas memórias preciosas e comoventes para os homens do Senhor.

Esta ocasião também seria um momento memorável. Este era o momento de “Adeus”. Jesus estava se preparando para ascender de volta ao Céu de onde Ele tinha vindo. Ele está deixando Seus homens para trás. Para eles, este deve ter sido um momento extremamente difícil. Eles estavam prestes a ver Aquele que eles amaram, serviram e adoraram ir embora. Esses homens estiveram com Jesus nos bons e maus momentos. Eles O viram exercer o poder da divindade para curar os doentes, purificar os leprosos, fazer os coxos andarem, os surdos ouvirem e os cegos verem. Eles O viram ressuscitar os mortos, andar sobre as águas e até mesmo assistiram como os demônios responderam ao Seu chamado. Agora, eles estão prestes a vê-Lo partir. Certamente seus corações estão partidos enquanto ouvem Suas palavras finais e esperam pelo momento em que serão separados Dele.

Todos nós sabemos da dor que uma despedida pode causar, mas, nesta ocasião, o que parecia ser um momento de tristeza e despedida, foi, na verdade, um momento de alegria e realização. Veja, há vários eventos na vida do Senhor Jesus que são absolutamente inseparáveis. O que Ele está fazendo neste dia é completar o que começou quando deixou de lado Suas vestes de glória para nascer na humilde vila de Belém. Seu nascimento, Sua vida, Sua crucificação, Sua ressurreição e Sua ascensão são todos parte do mesmo processo. Nada poderia ter acontecido sem o restante, e tudo falha se algo estiver faltando. Esses versículos registram para nós a incrível ascensão do Senhor crucificado e ressuscitado de volta à glória que Ele conhecia antes de se tornar homem. 

Vou pregar hoje sobre a ascensão de Jesus de volta ao Céu para ocupar o trono que Ele desocupou para descer à Terra. Ele nunca deixou de ser Rei; Ele apenas deixou de lado algumas de Suas prerrogativas divinas por um tempo, Filipenses 2:5-8. Por tudo o que Ele fez na Encarnação, na Crucificação e na Ressurreição, Ele está prestes a completar tudo isso por meio de Sua Ascensão de volta à Sua glória no Céu. Esta manhã, enquanto o tempo permite e o Senhor concede graça, gostaria de pregar sobre o pensamento A Coroação do Rei.


Desenvolvimento

I. O Mistério da sua coroação (Atos 1:6-7)

A pergunta feita pelos apóstolos parece indicar que eles não sabiam nada sobre Sua partida. Eles estavam sob a suposição de que Ele estabeleceria Seu reino imediatamente. Eles não estavam sozinhos em sua crença. Ninguém, ao que parece, antecipou a ascensão de Jesus de volta ao Céu.

A. Era um mistério para os seus profetas: A ascensão é mencionada três vezes no Antigo Testamento – Sl 24:7; 68:18; 110:1. Os profetas pareciam não saber nada sobre este grande evento. Talvez seja por isso que os judeus não conseguiam conceber um Messias que morreria na cruz. Eles esperavam um Rei que reinaria com poder e libertaria o povo de Israel. É como se os profetas do Antigo Testamento pudessem ver a Sua primeira vinda e a Sua segunda vinda, mas não pudessem ver a Sua ascensão de volta ao Céu e à era da igreja em que vivemos agora. (Ilustração: Imagine estar em um vale olhando para uma montanha. Logo atrás daquela primeira montanha está outra montanha. Uma parece estar logo atrás da outra. O que você não pode ver é o vale que fica entre elas.) Era um mistério para os Seus profetas.

B. Era um Mistério para o Seu Povo: Enquanto Jesus ministrava entre o Seu povo, Ele falou sobre a Sua ascensão em diversas ocasiões – João 6:62; 7:33; 14:28; 16:5; 20:17. No entanto, parece que, naquele momento, nenhum dos discípulos entendeu exatamente o que Ele estava dizendo. Eles não conseguiam compreender a ideia de que Jesus iria embora.

(Nota: Há muita coisa nesta Bíblia que eu não entendo. Tudo bem, eu não preciso saber tudo. Eu acredito que Ele me dará tanta luz quanto eu preciso para minha jornada. Mas, amigos, não são as partes deste livro que eu não entendo que me causam problemas, são as partes que eu entendo! Veja, você será responsabilizado pela quantidade de luz que receber, Tiago 3:1; Romanos 2:12!)


II. A majestade da sua Coroação (Atos 1:9)

Para os homens que testemunharam Jesus e Sua ascensão de volta ao Céu, foi um evento como nenhum outro. Foi um tempo de Mistério, sim, mas também foi um tempo de Majestade, quando o Rei dos Reis retornou ao Seu lugar de direito no Céu, à direita do Pai.

A. Foi um evento celestial

Este foi um evento sobrenatural porque a gravidade o libertou! Jesus não teve problemas em superar as chamadas “Leis da Natureza” enquanto ministrava aqui na Terra. Afinal, Ele andou sobre as águas, curou os doentes, ressuscitou os mortos, alimentou grandes multidões com quantidades impossivelmente pequenas de comida, Ele até superou grandes distâncias como se não fossem nada. Sua ascensão é apenas mais uma instância de Seu poder como Deus. Ele já havia afirmado ser divindade e provou ser divindade repetidas vezes ao longo de Seu ministério. Aqui, Ele prova que é, sem dúvida, o Deus do universo. 

(Nota: Quando os discípulos O viram subir no ar, a Bíblia diz que eles “olharam fixamente”. Isso significa literalmente “seus olhos estavam em hastes”. Seus olhos estavam saltando das órbitas enquanto tentavam absorver tudo o que estavam vendo!) (Nota: Não sei sobre você, mas estou feliz que este mesmo Jesus seja meu Senhor e meu Deus hoje! Por quê? Porque Ele pode, irá e exerceu o mesmo poder para superar as necessidades e problemas em minha vida! Estou feliz hoje por servir a um Deus que pode!)

B. Foi um Evento Sagrado

A Bíblia nos diz que uma “nuvem O recebeu, ocultando-O de seus olhos”. No mesmo instante em que a Gravidade recebeu a ordem de Soltá-Lo, Sua Glória estava à espera para Recuperá-Lo! Essa glória só pôde vir à tona uma vez durante Sua vida, no Monte da Transfiguração, Mateus 17:1-9. Agora, Ele é recebido em Sua glória novamente! Não tenho certeza sobre isso, mas gosto de pensar que esta era a mesma nuvem que guiou os filhos de Israel enquanto vagavam pelo deserto. Gosto de pensar que esta era a mesma nuvem que pairava sobre o Santo dos Santos no Tabernáculo e, mais tarde, no Templo. Gosto de pensar que esta é a mesma nuvem que protegeu a santidade de Deus dos olhos curiosos dos homens pecadores! 

Creio que, se aqueles homens tivessem conseguido enxergar além daquela nuvem naquele dia, teriam visto os céus se abrirem para receber seu Rei. Teriam visto as hostes angelicais observando maravilhadas o retorno de seu glorioso Senhor ao Seu lar no Céu. Teriam visto o Pai se levantar para saudar Seu Filho que retornava, de Quem tanto se orgulhava! Veja, havia mais acontecendo ali do que os olhos podiam ver! Deus estava realizando uma obra que meros mortais não tinham permissão de ver. Ele estava realizando uma obra que culminava o plano de salvação para você e para mim!


III. O Ministério da sua Coroação (Atos 1:10-11)

Enquanto os discípulos observam seu Senhor partir para o Céu, eles são confrontados por mensageiros angélicos. Estes vêm com uma mensagem para esses homens. É uma mensagem de esperança e de promessa. É uma mensagem que lhes diz: “Jesus pode ter ido embora por um curto período, mas Ele retornará da mesma maneira. Então, pare de ficar aqui olhando para cima, saia e se ocupe!” Essa ainda é a mensagem que a igreja precisa ouvir hoje! Algumas pessoas querem ir para o Céu, mas esquecem que devem servir aqui na Terra enquanto esperam pela viagem! Os discípulos desceram daquela montanha e se ocuparam fazendo o que o Senhor os chamou para fazer! Não é hora da igreja descer de nossas torres de marfim e lembrar que um mundo está indo para o Inferno e nós temos a mensagem que eles precisam ouvir? Temos um trabalho a fazer, vamos começar!

Quando Jesus retornou ao Céu, Ele retornou com uma agenda específica em mente. Ele retornou ao Céu para realizar vários ministérios específicos para o povo de Deus. Permitam-me apontar alguns detalhes sobre o ministério de nosso Senhor no Céu.

A. Ele ascendeu como o crucificado

Quando Jesus retornou ao Céu, Ele retornou trazendo em Seu corpo as marcas da cruz, João 20:27; Apocalipse 5:6; Zacarias 13:6. Ele retornou ao Céu como o Cordeiro de Deus crucificado. Ele retornou tendo realizado a redenção na cruz para todos os que crerem nEle pela fé. Ele retornou com Seu próprio sangue para apresentar no Céu como a expiação perfeita, eterna e definitiva pelo pecado – Hebreus 10:12-13; Hebreus 9:11-14.

B. Ele ascendeu como o conquistador

Para que não nos sintamos mal pela dor que Jesus suportou por nós na cruz, não nos esqueçamos de que três dias depois de Sua morte, Ele ressuscitou da sepultura em vitória absoluta! Quando Ele ascendeu de volta ao Céu, Ele ascendeu como um general conquistador que invadiu o território do inimigo, saqueou sua posição, o despojou e retornou em vitória para Sua própria cidade! Isso é exatamente o que a Bíblia diz que Ele fez, Colossenses 2:13-15.

C. Ele ascendeu como o consolador

Quando retornou ao Céu, Ele não deixou Seu povo sozinho. Ele enviou Seu Espírito ao mundo para habitar, preencher, guiar e confortar o povo do Senhor, João 16:7. Ele enviou o Espírito Santo, que veio trazendo dons para o povo de Deus, Efésios 4:8; 1 Coríntios 12. Seus dons tornam possível o nosso serviço a Ele!

D. Ele ascendeu como aquele que confessa

Um dos ministérios mais vitais que o Senhor nos provê é o Seu ministério de intercessão. De acordo com a Bíblia, Jesus nos confessa diante do trono de Deus, Mt 10:32. Ele é o nosso Mediador, 1 Tm 2:5, João 14:6. Ele é o nosso Advogado, 1 João 2:2. Ele expressa o nosso coração e as nossas necessidades diante do trono da graça, Rm 8:34; Hb 7:25. Graças a Deus, sempre há Alguém orando por nós! Mesmo quando não estou em solo de oração, Ele sempre está!

E. Ele ascendeu como aquele que confirma

Sua presença no Céu é a garantia de nossa presença no Céu algum dia, Ef. 2:6! Ele ascendeu ao Céu como nosso “precursor”, Hb. 6:18-20! A palavra “precursor” refere-se a “um batedor, um desbravador, alguém que traça o curso que outros devem seguir”.

F. Ele ascendeu como aquele que virá

Esses dois anjos prometeram aos discípulos que esse mesmo Jesus retornaria da mesma maneira. Eles estão se referindo à Sua segunda vinda! Quando Ele subiu, deixou a promessa de que desceria novamente! Quando Ele vier da próxima vez, será para receber o Seu povo para Si e levá-lo para o Céu, 1 Coríntios 15:51-52; 1 Tessalonicenses 4:13-18. Depois disso, Ele retornará para governar e reinar nesta Terra por 1.000 anos, Apocalipse 2:27. Você está esperando pelo Seu retorno? Ele está vindo e pode ser hoje!


Conclusão de Atos 1:9-12

Você conhece esse Rei sobre quem preguei esta manhã? Se o conhece, um dia desses, você O verá em Sua glória no Céu. Ou, melhor ainda, você poderá vê-Lo quando Ele retornar nas nuvens sobre esta terra para levar Seu povo para casa com Ele! Você O conhece? Se o conhece, então deveria se alegrar com o que tem como Seu filho! Louvado seja Deus por Sua ascensão e Sua obra no Céu por nós!

Se você ainda não O conhece, pode conhecê-Lo. Tudo o que você precisa fazer é ir até Ele, confessar seus pecados, aceitá-Lo e Sua obra consumada pela fé, e Ele salvará sua alma!

Se você não é salvo, venha! Se você é salvo, há pecado em sua vida e você quer se reconciliar com Deus, venha. Se você é salvo e quer agradecer a Jesus, então venha. Se você precisa se importar com Deus e se juntar a esta igreja, então venha. Seja qual for a necessidade, ela pode ser suprida aqui mesmo. Apenas se importe com Ele enquanto Ele chama!

Pregação Expositiva em Atos 1:9-12 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente, surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro.


Mais Esboços de Pregação