Pular para o conteúdo

Por que estais ociosos todo o dia? – Mateus 20:6


Por que estais ociosos todo o dia? – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 20:6 – “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? ”

O objetivo desta mensagem é mostrar que, a partir do momento que atendemos o chamado do Senhor, Ele envia o Seu Espírito Santo para nos dirigir e cuidar de nós.

Introdução e Mateus 20:6

Neste mês estamos conhecendo mais os mistérios do Evangelho de Cristo. Hoje vamos conhecer um pouco mais dos mistérios que o Espírito Santo quer nos revelar através da parábola da vinha.

Desenvolvimento

Já vimos que o Senhor Jesus contou uma parábola dizendo que o Reino dos Céus é como o dono de uma vinha que saiu muito cedo, ainda de madrugada, para contratar trabalhadores para a sua plantação.
Quando encontrou os primeiros trabalhadores, combinou com eles o salário de costume, isto é, um dinheiro por dia, que naquela época era uma moeda de prata. E ele mandou que fossem trabalhar na sua plantação.

Às nove horas (hora terceira), saiu outra vez. Foi até a praça e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: “Ide vós também para a vinha, e vos pagarei o que for justo”. E eles foram.
Ao meio-dia (hora sexta) e às três horas da tarde (hora nona) o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores. E eles também foram trabalhar na vinha.

Hora undécima

Eram quase cinco horas da tarde (hora undécima) quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: *“Por que vocês estão o dia todo aqui ociosos (sem fazer nada)?”. “É porque ninguém nos contratou!”, * responderam eles.
Então ele disse: “Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.” Mt 20:7b.
Mesmo que o dia estava perto de acabar, esses homens foram trabalhar naquela vinha. Ali, tiveram todo o sustento. Nada lhes faltou.

DINÂMICA:
Qual o ensino para a igreja dos nossos dias, sob os aspectos histórico e profético, que está no Capítulo 20:6, com relação à palavra ociosos?
(Resposta: Aqueles que foram chamados nesta última hora para trabalhar na Obra do Espírito Santo, estavam ociosos na tradição religiosa.)

Quando a noite já chegava, já no fim do dia, o dono da vinha disse ao mordomo, que era o administrador daquela vinha: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.”.
Os homens que começaram a trabalhar por último receberam o mesmo salário que os outros: uma moeda de prata cada um. Os primeiros trabalhadores pensaram que receberiam mais, mas o salário foi igual para todos, independente da hora que começaram a trabalhar. Alguns trabalhadores reclamaram. Acharam que deviam ganhar mais, mas o dono da vinha foi firme, dizendo que foi ele quem definiu o preço pago a cada um e esse era o preço justo.

Relembrando:

O Pai de família, era o dono da vinha, representa o nosso Pai Celestial. A vinha é a igreja fiel, que está cheia do Espírito Santo e realiza a Obra de Deus. E os trabalhadores são cada um de nós.
Jesus falou que os trabalhadores estavam ociosos. Ocioso é aquele que está sem fazer nada.
Um dia estávamos na praça, sem fazer nada, não servíamos ao Senhor, não trabalhávamos na Obra de Deus. Mas Deus foi ao nosso encontro e nos chamou para trabalharmos na vinha. A partir do momento que aceitamos esse chamado, a nossa vida passou a ser dirigida pelo Espírito Santo de Deus.

Vejam que o chamado foi individual. Cada trabalhador poderia aceitar ou não. Mas todos que aceitaram foram para a vinha e ali tiveram acesso às uvas e também ao vinho produzido ali.
Jesus não estava falando do vinho que as pessoas bebem e se embriagam. O vinho que Jesus falava é a presença do Espírito Santo na nossa vida. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” Ef 5:18.

O vinho representa a operação do Espírito Santo no nosso coração. Cada um de nós precisa ter a vida dirigida pelo Espírito Santo, que é uma vida de santificação. Precisamos mostrar ao mundo através do nosso modo de viver que somos servos do Senhor, pois o Espírito Santo está agindo no nosso interior.

E qual o salário que recebemos por termos Jesus no coração?

A salvação, a vida eterna. Muitos nesta última hora não estão dando valor para isso, não valorizam a Palavra de Deus. São como aqueles trabalhadores que reclamaram. Mas nós não vamos ser como esses. Vamos valorizar a nossa salvação, o alto preço que Jesus pagou por nós na cruz. Que maravilha é estar na Casa do Pai! Na presença do Senhor temos tudo que precisamos.

Conclusão de Mateus 20:6

Nesta última hora vamos estar na vinha do Pai. Vamos buscar estar cheios do Espírito Santo. Peça essa bênção para sua vida. Em breve o Rei Jesus vem para buscar aqueles que estão cheios do Espírito. Aleluia!


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

O PREÇO PAGO – Mateus 20:1-2

A parábola dos dois filhos – Mateus 21:28-30

Lucas 15:11-20 – Um certo homem tinha dois filhos



Alguma dúvida?