Pular para o conteúdo

O sinal do profeta Jonas – Mateus 12:38-39


O sinal do profeta Jonas – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 12:38-39 – Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas

INTRODUÇÃO

Jesus é interpelado pelos fariseus, que pedem um sinal de sua parte, para que se disponham a crer nele, numa demonstração clara de incredulidade, ceticismo e dureza de coração.

Jesus compara aquele grupo de religiosos a uma geração má e incrédula, que depois de tantos sinais e evidências da existência de Deus, ainda pede mais uma prova, simplesmente para satisfazer sua arrogância e soberba.

DESENVOLVIMENTO

As gerações atuais têm assumido a mesma posição de incredulidade. As pessoas têm se tornado materialistas ao extremo, se distanciando cada vez mais de uma vida de e confiança em Deus. Hoje em dia só se aceita aquilo que é lógico e racional, ou se pode comprovar cientificamente.

No entanto não faltam provas da existência e grandeza de Deus. O seu poder é notório através de tudo que foi criado (Salmo 19: 1; Romanos 1: 20). A harmonia e o equilíbrio de todas as coisas ao nosso redor, são suficientes para convencer o mundo inteiro de que o Senhor é real. Deus não está interessado em fornecer mais provas de sua existência, pois tudo que precisava ser feito para isso, já foi feito.

A maior prova da realidade de Deus foi a manifestação de seu Filho, o Senhor Jesus, ao mundo, pois através dele Deus se fez homem e habitou entre nós (João 1: 14). Jesus foi a maior expressão da existência e do poder de Deus, de modo que não há necessidade e não existe sinal maior do que este.

O sinal do profeta Jonas, que passou três dias e três noites no ventre do grande peixe, foi um sinal profético da morte e ressurreição do Senhor Jesus. Ele foi morto e sepultado, e ficou três dias e três noites sepultado no interior da terra, para depois ressuscitar. Este foi o sinal mais claro que o mundo poderia ter. Não há como se manter cético diante destes fatos; por isso não há desculpas para aqueles que insistem em não crer.

Pedir outro sinal significa rejeitar tudo o que foi feito, e o que foi feito foi o máximo que Deus poderia fazer, pois Ele deu o seu único Filho para se revelar ao mundo e salvá-lo.

CONCLUSÃO

O homem agora precisa crer e receber o Senhor Jesus como seu Salvador. Ele precisa abrir o coração e aceitar a Palavra de Deus como a única verdade, firmando-se nela pela . Quando isso acontece, Deus se manifesta com profundidade na vida da pessoa. Ele é honrado quando se crê sem a necessidade de se ver antes, como queria Tomé. Jesus disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram”.

Esboço de Pregação em Mateus 12:38-39 – Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Preciosa é a morte dos seus Santos – Salmos 116:15

A obra no Egito – Isaías 19:19-22

Estudo sobre Salvação – I Pedro 1:2

As filhas de Zelofeade – Números 36:6-12

Por isso estamos alegres – Salmo 126:3

Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9

Fortaleza da Salvação – Habacuque 2:1

Nosso Redentor vive e voltará – Jó 19:25

Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30



Alguma dúvida?