Mateus

O Poder das palavras – Mateus 12:36-37

O Poder das palavras – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 12:36-37“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.”

Há poder nas palavras

Há poder em tudo aquilo que falamos

Nada tem mais poder para influenciar as pessoas do que as palavras. Elas podem edificar como também podem destruir (derrubar) uma pessoa completamente.

São responsáveis por muitas vidas derrotadas, por muitos lares desfeitos, por muitas contendas, inimizades, guerras, enfim, por uma série de situações que poderiam ser evitadas se houvesse o maior cuidado naquilo que se fala.

O que temos falado?

É preciso que se saiba o que é que se tem falado, já que há poder nas nossas palavras.

Jesus disse que o homem dará conta de todas as palavras que ele proferir.

“Por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.”

Por isso, o zelo e o cuidado que cada um deve ter com suas palavras.

Existem aqueles que só falam coisas que não edificam. Se acostumaram a ver defeito nos outros e não os valores. Usam seus lábios para menosprezar, murmurar, difamar, enfim, para um vocabulário baixo e imoral.

Isto tem dado liberdade ao adversário para realizar seus intentos por meio de: opressão, possessão e maldição.

As nossas palavras não podem ser palavras que alimentem a ação do adversário (roubar, matar e destruir) e sim que anulem as suas ações.

“Amou a maldição: ela o apanhe; Não quis a bênção: aparte-se dele.” Salmo 109:17

Opressão – Quando o ambiente está sobrecarregado por espíritos malignos ou se encontram do lado de fora de uma pessoa, mas no mesmo ambiente.

Isto pode acontecer em todos os lugares, basta que seja dada oportunidade para que invadam o local e ele se torna pesado, fazendo com que haja grande depressão nas pessoas que ali se encontrem.

Há opressão também em lares de pessoas que não têm uma vida honesta. Em conversa de família, quando começa haver agressão entre os familiares, quando alguém começa a falar da vida dos outros, usando suas palavras para difamar e não para edificar, o ambiente se torna opresso.

Possessão – Quando espíritos malignos já ocupam o ambiente ou dominam uma pessoa.

As pessoas nesse estado de possessão matam, se embriagam, suicidam-se e fazem verdadeiras atrocidades.

Maldição Dizer profético negativamente contra alguém. Desejar o mal a alguém em palavras.

Alguns, por não saber o poder das palavras, vivem amaldiçoando os filhos, os parentes, a profissão, o governo, o chefe, os irmãos, etc.

PRAGAS MAIS COMUNS:

– “Quando tiver filhos, vai saber o que é sofrimento” – Você é mau…

– “Quando você se casar, vai ver o que é bom, vai me pagar tudo que está fazendo” – Você não presta…

– Quando você precisar de alguém, ninguém vai te ajudar, ninguém vai te tolerar”

Hoje muitos são infelizes no casamento, no relacionamento com os filhos, são intoleráveis, são pessoas que não conseguem amizades porque estão debaixo de maldição.

– Como Pai, jamais posso dizer para o meu filho: “Vá para o inferno”, dando com isso lugar ao adversário para tal coisa.

– “Você não presta, você é um preguiçoso.”

– Outros dizem que os filhos são uma peste (pestinha), troço, besta (a Palavra chama de “besta” é ao adversário), safado (safadinho), diabinho, usando destas palavras até para brincar. Não podemos aceitar isso. Há poder nas palavras.

– A palavra atentado e danado (danadinho) significam: Satânico, maldito, destruído, derrotado… Tudo sinônimo do adversário.

E ainda tem muitos que dizem:

– “O culto foi danado de bom.”

– Estou ganhando bem pra danar.”

– Estou com uma fome danada.”

Não sabendo que estão fazendo coisas e denominando que foi feito para o adversário.

A palavra desgraça (desgraçado) significa: “sem o favor de Deus e com o favor do adversário”. É o contrário da graça de Deus que é o favor imerecido. É uma palavra que traz maldição.

Muitos pais chamam os filhos de burro, de animais, porque deixam cair ou quebrar algo, ou porque têm dificuldade no aprendizado. Isto não cria horizontes para a pessoa vencer, pelo contrário, bloqueia a mente. Na realidade estão chamando Deus de animal irracional, porque nós somos a imagem e semelhança de Deus.

Diante de tudo isso, nós temos que pedir como Davi: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.” Salmos 141:3.

“…Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear todo o seu corpo. …a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes cousas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!… …com ela bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus; de uma só boca procede bênção e maldição…”

É sempre agradável estar por perto de uma pessoa que incentiva os outros, pois ela nos edifica e encoraja não só com palavras, mas até mesmo com sua simples presença. Um incentivador nos fortalece, não nos enfraquece.

Deus nos chama para sermos uma bênção (Gênesis 12:1-3)

Em toda a Bíblia nós vemos estas palavras: bênção e maldição. A bênção é uma ordenança de Deus para nós até o dia de hoje.

O adversário apagou da mente do homem de hoje a importância (o valor, o significado) da bênção. Ex.: Isso já era; É cafona.

Encontramos pessoas que prosperaram em tudo porque foram abençoadas. Ex.: Abraão, Isaque, Jacó (bênção patriarcal, de pai para filho), isto permanece ainda hoje em Israel.

Jesus abençoando aos discípulos (Igreja);

José a seu irmão Benjamim (Gen. 43:29).

Seja um abençoador

Abençoe o seu lar, a sua esposa, os seus filhos, o seu trabalho, o seu dia…

Salmo 129:8 – “A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor.”

Deuteronômio 11:26 – “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição.”

Números 6:24-26 – “O Senhor te abençoa e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz.”

Esboço de Pregação em Mateus 12:36-37 – “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.”



Mais Esboço de Pregação

DOUTRINA – Estudo Bíblico

João 7:46 – Ninguém falou como este homem

Esboço Bíblico – UM PROJETO COMPLETO DE SALVAÇÃO

Os Sete Segredos da Mensagem