Pular para o conteúdo

Combatendo? – Mateus 7:25

Qual luta você está combatendo?

Mateus 7:25 – “E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”

INTRODUÇÃO

Há lutas que vivemos que são para provar nossa fé. Para ver no que estamos firmados.

DESENVOLVIMENTO

Neste texto, o Senhor Jesus cita uma semelhança daquele que está firme Nele e daquele que está construindo sua vida espiritual em outra coisa. Há lutas que mostram essa diferença. Lutas que todo crente passa:

Desceu a chuva

A primeira coisa que precisamos entender é que as provas nas nossas vidas são de Deus, são necessárias, por isso elas descem da Eternidade. Não é para você sofrer, é um plano de Deus para sua vida.

Desceu a chuva na vida de José, mas ele não caiu. Desceu a chuva na vida de Davi, mas ele não caiu. Desceu a chuva na vida de Estevão, mas ele não caiu. Desceu a chuva na vida da igreja primitiva, mas ela não caiu. Desceu a chuva na sua vida, mas você está aqui hoje, porque você não caiu.

Correram rios

Há outras traduções que dizem transbordaram os rios. Os rios tiram o domínio de tudo que está a sua frente, se alguém entra no mais profundo de um rio, perde o domínio do seu corpo. Falam da natureza humana, que não podem nos dominar. Orgulho, mágoas, vaidade, insubordinação, etc. Muitas casas caem aqui. Saul caiu aqui. Quem  tem que nos dominar é o Espírito Santo

Assopraram ventos

Falsos ensinos. Quem está em Jesus não cai por falsos ensinos. Durante a nossa caminhada vamos ouvir e ver muitas coisas que não são do Senhor. Muitos ficam pelo caminho porque olham para o homem, por exemplo. São os ventos. Há pessoas que na primeira decepção que tem com o homem, sai. Na nossa caminhada não vai vim só um vento, mas os ventos.

Combateram

Porque combateram? Num combate há atitude de ambos os oponentes. Nos mostra que na nossa caminhada precisamos lutar pela nossa Salvação. Você precisa lutar para ser fiel, para ficar de pé. O reino dos céus é tomado por esforço.

Edificada

A palavra edificada é muito adequada. A casa não estava montada, armada sobre a rocha. Estava edificada. Para se edificar leva tempo, é resultado de todo um trabalho, de se analisar o local, de se estudar onde vai e como vai construir.

Nossa vida na presença do Senhor foi edificada fruto de experiências diárias. Fruto de busca, de lágrimas, de renúncia, de conhecimento da vontade de Deus através da sua palavra.

CONCLUSÃO

Qual destas lutas você tem combatido?

Qual delas é mais difícil para você?

Você viveu a experiência da edificação? Ou apenas a experiência da montagem?

Estamos vivendo dias de combate.

Que possamos viver o bom combate (seja qual for a luta) com a vida edificada em Jesus.

Bruno Rocha Maceió/AL


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

A terceira trombeta – Apocalipse 8:10-11

Salmo 61:2 – Leva-me para a rocha

A Pequena Nuvem – I Reis 18:41-44

Leva-me para a Rocha – Salmo 61:2

A rocha ferida – Números 20:8

DENTRO DO BARCO – Mateus 14:22

O DEUS QUE TRANSFORMA VIDAS – Mateus 1:5

NA ORAÇÃO TEMOS A RECOMPENSA – Mateus 6:6