Mateus

A quem escolheis, Jesus ou Barrabás? – Mateus 27:17

A quem escolheis Jesus ou Barrabás? – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 27:17 – Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo.

Introdução de Mateus 27:17

Quando Jesus foi preso pelos Judeus, foi levado imediatamente a julgamento, pelo Sinédrio que já estava reunido, aguardando a sua chegada. A condenação de Jesus se deu quando o sumo sacerdote Caifás o acusou de blasfêmia, por ter se autoproclamado Filho de Deus. No entanto, Caifás não tinha autoridade para executar Jesus, por isso o enviou a Pilatos, para que fizesse o seu julgamento e o condenasse.

Desenvolvimento

Pilatos interrogou Jesus e não encontrou nenhum motivo para condená-lo, e até tentou libertá-lo. Mas os sacerdotes e doutores da lei protestaram contra a libertação de Jesus, e incitaram a multidão a pedir a sua morte.

Quando isso aconteceu, Pilatos lembrou da tradição praticada pelos judeus, de libertar um preso condenado, na época da Páscoa, o qual era escolhido por voto popular. A esperança de Pilatos era que Jesus fosse escolhido pelo povo e liberto em seguida.

Jesus estava ali sendo julgado injustamente, por causa da sua doutrina, das suas obras maravilhosas, da sua declaração de que Deus era seu Pai e que Ele era Deus.

Jesus foi apresentado diante da multidão, juntamente com Barrabás, um criminoso que havia provocado várias sedições contra os romanos na cidade, e no momento da escolha, a multidão pediu que Barrabás fosse liberto e que Jesus fosse crucificado.

O que representa Barrabás?

Ele representa o homem pecador e ímpio, que está preso pela sua rebelião e pecados. O homem merece a condenação e a morte, pois é responsável e culpado pelos seus atos. No entanto, no momento da sua condenação e morte, Barrabás foi liberto e Jesus escolhido e colocado em seu lugar, recebendo o castigo da morte por ele.

Jesus não era culpado de nada, pois não havia cometido crime algum, mas Barrabás sim. Ele era um homicida, e um perigo para as pessoas. Mas Jesus assumiu a culpa de Barrabás e de toda a humanidade, dando sua vida em favor de todos.

A justiça de Deus foi cumprida ali; na morte de Jesus, pois toda a indignação contra o pecado foi derramada sobre Ele. Hoje não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus, pois Ele levou nossos pecados e fomos libertos do poder da morte através do seu sacrifício.

Conclusão de Mateus 27:17

Onde está a culpa de Pilatos e do povo de Jerusalém?

Jesus é a Vida Eterna e a Salvação. Barrabás representa o pecado, a rebeldia e tudo que está ligado ao mundo e à natureza corrupta do homem.

Quando Pilatos permitiu a morte de Jesus, baseado na escolha do povo de Jerusalém, fez aquilo que as pessoas continuam fazendo até hoje: Rejeitando a Salvação e a Vida Eterna, e escolhendo o pecado, a corrupção e a vida mundana.

A quem escolheis, Jesus ou Barrabás?

Esboço de Pregação em Mateus 27:17 – Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo.



Mais Esboço de Pregação

A verdade – João 18:37-38

Jesus perante Pilatos – Mateus 27:11-24

Peso de Dumá – Isaías 21:11-1

O fogo do céu – Atos 2:1-4