Marcos

Os diálogos de Jesus – Marcos 2:18-21

Os diálogos de Jesus são maravilhosos!

Marcos 2:18-21 – ¹⁸ Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?
¹⁹ E Jesus disse-lhes: Podem, porventura, os filhos das bodas jejuar, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar.
²⁰ Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.
²¹ Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.
²² E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.

Respostas proféticas

As pessoas faziam perguntas sobre situações terrenas e suas respostas eram proféticas, por esse motivo muitos não entendiam.

Vejam esse exemplo em João 4:31-35.
Os discípulos chegaram e disseram a Jesus: Mestre, come. E Ele respondeu: a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
Até aqui tudo bem, mas então Ele complementa dizendo: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.

Parece que Ele entrou em outro assunto, mas na verdade estava dando continuidade à resposta do versículo 34.

Na última ceia Jesus explica muitas coisas que estavam sem entendimento. Uma delas é esse diálogo. Ele disse que somente tornará a comer o pão e a beber o vinho quando o fizer junto com a igreja a eternidade, ou seja, depois do arrebatamento.

Quando os discípulos lhe disseram: “Mestre, come”, Ele aplicou a essa expressão o significado de Maranata! Vem Jesus. Porque quando Ele vier e arrebatar a igreja vai comer com ela na mesa do Pai.

Então, no verso 34 Ele diz, “a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”, ou seja, eu somente poderei comer quando Aquele que me enviou autorizar – que é o mesmo que dizer: Estou apenas aguardando o Pai mandar para que a igreja seja arrebatada.

Conselho

E no verso 35 está um conselho:
Não dizeis vós que faltam 4 meses para a ceifa? Eu vos digo que os campos já estão prontos.
O conselho é: O arrebatamento pode ser a qualquer momento, porque a igreja já está pronta. Mesmo para os servos que esperam pelo arrebatamento, Jesus virá 4 vezes mais rápido do que imaginam.

Como nesse diálogo, no texto em destaque de Marcos 2, encontramos situação semelhante.

Jesus é o pão da vida

Jejuar, na resposta de Jesus é não participar do pão.
Enquanto Jesus está presente no mundo, a igreja fiel não jejua, mas é alimentada por Ele todos os dias.

Mas os discípulos de João e os fariseus – ou seja, os que estão ligados à tradição ou a religião não desfrutam da comunhão com Jesus, das revelações, da benção do seu sangue… – estão fazendo jejum de Jesus – não comem o pão.

Jesus está presente. Vivemos o tempo da graça. Não é hora de jejuar.
“Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo.” – Isso se dará no arrebatamento.

“Então jejuarão naqueles dias” – depois do arrebatamento Jesus não estará mais presente no mundo, com seu Espírito Santo, então a alma que não for arrebatada terá fome do pão da vida.



Mais Esboço de Pregação

O Vinho novo – Marcos 2:18-22

Meditação Bíblica – O AMOR DE DEUS

Havia duas mães – 1 Reis 3:17–22

A VIDA SÓ MUDA QUANDO VOCÊ MUDA – Livro bíblico