Pular para o conteúdo

O homem do cântaro – Marcos 14:13


O homem do cântaro – Pregação

Esboço de Pregação em Marcos 14:13 – “E, enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará, segui-o.”

Introdução de Marcos 14:13

A primeira coisa que precisamos explicar é que àquela época a função de buscar água para o consumo diário da casa era função das mulheres.

Por isso encontramos várias passagens na Bíblia, de mulheres junto ao poço com seus cântaros (João 4)

Havia, contudo, a figura do homem com o cântaro – era o aguadeiro.

A diferença era que as mulheres iam com seus cântaros vazios buscar água para suas casas, esse homem era um personagem ímpar e trazia seu cântaro cheio de água e ia oferecendo pelas ruas, cantando: “Quem tem sede venha a mim e beba!”.

Desenvolvimento

Um dia O Senhor Jesus proclamou isso no meio da multidão e ofereceu de beber, como o aguadeiro (João 7:37).
As pessoas olharam para Ele e não viram cântaro nem água e não entenderam o que Ele estava fazendo.
O Senhor Jesus estava oferecendo a água do seu Espírito que saciaria a sede da alma (Salmo 63:1; Amós 8:11; João 4:13-14).

Esse homem com o cântaro tipifica o Espírito Santo, que foi enviado ao encontro do homem para saciar a sede de sua alma.

O segundo detalhe é que os discípulos não precisaram procurá-lo, o homem é quem os encontrou.
Da mesma forma como o homem não encontra ao Senhor, é Ele quem encontra o homem, porque o homem estava perdido (Mateus 18:11).

O terceiro ponto é a orientação que O Senhor deu aos discípulos: segui-o.

Tente imaginar Israel naquele dia

O povo se preparava para a festa da Páscoa – a festa mais importante dos judeus. Além dos hebreus, muitos estrangeiros vinham para assistir à festa.
As ruas estavam apinhadas de pessoas andando de um lado para outro, vendendo e comprando.

Grupos falando idiomas diferentes, incompreensíveis às vezes. Vendia-se de tudo.
Além disso, as ruas eram estreitas e com muitas esquinas.

O que queremos que os irmãos entendam é que não era fácil seguir uma pessoa no meio daquela multidão.

Eles precisavam seguir o homem até o lugar onde ele entraria, porque ali seria preparada a páscoa que eles comeriam com Jesus.
Então não podiam perder o homem do cântaro de vista.
A solução era andar perto dele. Não distrair com outras coisas ou pessoas.
Eles foram enviados em dois, porque se um perdesse por um instante o outro ajudava a encontrar.

Meus queridos.
O Senhor preparou uma mesa na casa do Pai e Ele espera a igreja para cear com ela na sua eternidade. O Espírito Santo foi enviado ao encontro de todos aqueles que Ele deseja que esteja na sua mesa.
Após ser encontrado pelo Espírito Santo, é preciso segui-lo até o fim.
Como é difícil ser servo de Deus nesse mundo, principalmente numa época de tantas ofertas, tantas novidades, tantas pessoas que atraem a atenção! Só tem um jeito de não perder a direção: andar junto dele. Manter a comunhão.

Conclusão de Marcos 14:13

Caminhar sozinho é difícil, por isso O Senhor os enviou em dois – a igreja caminha no corpo. É o corpo que consegue acompanhar a velocidade do Espírito. É o corpo que sabe para onde Ele está indo.

Tudo está preparado, mas é preciso acompanhar o Espírito Santo até o lugar em que Ele entrar. Então a igreja ouvirá o Rei dos Reis dizer: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mateus 25:34)

Esboço de Pregação em Marcos 14:13 – “E, enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará, segui-o.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 11-17/fev/13

Eclesiastes 12:1-6 – O homem deve olhar para Deus

Junto ao poço – Gênesis 24:16

Esboço bíblico – Mulher Samaritana João 4:1-42

Êxodo 12:13-14 – A páscoa



Alguma dúvida?