Pular para o conteúdo

Como entrar no Reino? – Marcos 9:43-48


Como entrar no Reino? – Pregação

Esboço de Pregação em Marcos 9:43-48 – E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

Introdução de Marcos 9:43-48

Nos exemplos que O Senhor Jesus deu são apresentadas duas situações em que o homem deve escolher. A questão é muito séria: O Senhor fala claramente: ou o homem se define assumindo a posição de servo ou continua dividido e vai para o inferno.

Duas mãos:

As mãos falam do proceder, dos atos, das atitudes, daquilo em que o servo se ocupa;

O servo não pode ter duas formas de agir: uma como servo e outra como o mundo;    

Se ele procede desta forma, aquela que não condiz com a obra deve ser cortada de sua vida;

Melhor é entrar no reino só com uma mão. Só com uma mão não se consegue fazer tudo o que se faz com duas, ou seja, o servo fiel não consegue mais fazer tudo o que fazia antes, e deixa muitas coisas, corta muitas coisas de sua vida por amor ao Senhor e desejo de ir para a eternidade. Agora só faz aquilo que sua atual condição (de servo) permite.

Dois pés:

O caminhar do servo deve ser definido.

Jesus é o caminho, não é um caminho. O mundo e a religião tem muitos caminhos, mas só um leva para a eternidade, por isso o servo corta e já não consegue mais andar por caminhos que andava no passado, por todos os lugares. Com um só pé não suporta mais o barro nem as pedras.

Dois olhos:

“ Os olhos são a lâmpada do corpo, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo teu corpo estará em trevas.” (Mateus 6:22-24)

Os olhos falam daquilo que entram em nossas vidas e se alojam na mente e no coração. Se forem bons todo o corpo será bom, mas se o que depositamos ali for imundo isto contaminará o corpo.

Conclusão de Marcos 9:43-48

O Senhor não fala em escolher entre um e outro, ou em tolerar algumas coisas, mas em eliminar aquilo que não serve mais na vida do servo.

O homem que corta a mão, o pé e arranca um olho, fica marcado para sempre, torna-se inválido para o mundo, mas apto para a eternidade.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Família de Deus – Efésios 2:19

A porta do Senhor – Salmo 118:20

Tema: Jesus a porta – Texto: João 10:09

Tema: Jesus a porta – Texto: João 10:09



Alguma dúvida?