Lucas

O caminho de Zaqueu – Lucas 19:3-5

O caminho de Zaqueu – Pregação

Esboço de Pregação em Lucas 19:3-5E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

Introdução de Lucas 19:3-5

Zaqueu foi eleito, estava destinado ao encontro, onde teria que escolher o caminho que iria trilhar.

“A minh’alma tem sede de Deus” e por essa sede Zaqueu desejou ver Jesus, pois sua alma incessantemente clamava em busca de resposta para o segredo da sua alma.

Se por um lado o homem tem sobre si uma eleição que independe de sua vontade, pois, está sujeita a soberania de Deus, por outro, o mesmo homem tem uma incessante busca a fim de desvendar o segredo que incomoda sua alma.

No exemplo de Zaqueu vemos a situação:

Jesus passando por Jericó com destino à Jerusalém e tinha um encontro marcado pelo Espírito Santo com Zaqueu.

Zaqueu por sua vez, buscava ver Jesus, sem saber por que, movido pela sede de sua alma, pois, no seu entendimento, podia dizer inconscientemente: “quem sabe a sede da minha alma se satisfaz

Ao ver se aproximar sua chance de ver o Mestre, Zaqueu se depara com algumas dificuldades e tenta desistir, tenta fugir, tenta correr, porque apesar de desejar saciar a sede de sua alma, o homem natural não deseja o compromisso.

No momento do encontro não adianta:

Não adianta tentar desistir (“e não podia, por causa da multidão”)

O encontro com Jesus foi marcado pelo Espírito Santo, não há possibilidade do homem impedir esse encontro, pois, o ato da salvação é operado pela soberania de Deus, sem intervenção do homem.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós… João 15:16

Não adianta Correr (“E, correndo adiante”)

O homem tenta de todas as formas driblar sua responsabilidade, fugindo, correndo, dando desculpas em busca do impossível, pois, ele foi escolhido para esse encontro, e no encontro sua vida será marcada pela decisão que ele precisará tomar.

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7

Não adiantas se enaltecer (“subiu a um sicômoro bravo para o ver”)

Zaqueu tentou manter a pose, muito característico do homem, que tenta se colocar acima da situação que o envolve para mostrar que está tudo bem, que não precisa de nada, que sabe de tudo, que tem o controle da situação.

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Isaias 66:2

Não adianta deixar passar (“porque havia de passar por ali”)

Sua razão o conduziu aquela situação, acima do bem e do mal, pensou que veria Jesus passar por ali e pronto acabou, “lavo minhas mãos” afinal de contas ele por aqui passou, o vi e acabou, mais o chamado não depende da ação do homem, pois, ele terá de decidir, seguir ou não a Jesus, fazer uso do único real poder que possui que é o livre arbítrio.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19

Conclusão de Lucas 19:3-5

O que fazer, então?

Assim como Zaqueu, o que resta ao homem é atentar para essa grande salvação.

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação

Hebreus 2:3

E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. Lucas 19:6

Receber Jesus com felicidade, saciando assim a sede da nossa alma.

Descer da posição de soberba, com pressa, deixando para trás a religiosidade, a razão e abrindo a porta da nossa casa(coração) para Jesus entrar e operar a Salvação.

Maranata

O Senhor Jesus vem!

Esboço de Pregação em Lucas 19:3-5E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.



Mais Esboço de Pregação

A hora de despertar – Isaías 29:8

Será também como o faminto que sonha – Isaías 29:8-14

Lucas 12:16-20 – O Rico Insensato

Os Valentes de Davi – 2 Samuel 23:20-23

Jeremias 31:25-26 – Esboço Bíblico

Jesus, o altar – Hebreus 13:10

Prova da Lã na Eira – Juízes 6:37-38

Salmos 93:3-4 – O Senhor nas alturas

A vossa Obra tem uma recompensa – II Crônicas 15:07

Deuteronômio 6:6-8 – Seja Praticante