Lucas

O projeto tem início e fim – Lucas 14:28

O projeto tem início e fim – Pregação

Esboço de Pregação Lucas 14:28 – “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”

Introdução de Lucas 14:28

A palavra menciona várias torres, uma das histórias Juízes 9, quando Abimeleque se declara rei e entra numa cidade chamada Tebes, seus moradores acharam refúgio numa torre e de lá uma mulher lançou um pedaço é uma mó (pedra de moinho) sobre a cabeça dele e lhe quebrou o crânio, assim ficaram livres naquele dia.

Pouco antes da morte de Davi, e 2 Samuel 22:51, ele fala que o Senhor é torre de salvação, em Cantares 4:4 “O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de valorosos.”

Salomão compara o pescoço de sua amada como uma torre, onde nos mostra que a comunhão da Igreja com o Senhor é como uma torre onde se encontra todos os recursos (as armas) e fé necessária para fazer valorosa, pois foi comprada com o sangue de Jesus.

Mas a palavra também nos descreve em Gênesis 11 uma torre que os homens queriam edificar para alcançarem o céu e fazer um nome para si próprio.

“E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” Gênesis 11:2-4 ARC

Desenvolvimento

Nessa passagem vemos como o homem, por méritos próprios, deseja alcançar o Senhor, onde ele substitui o profético pela razão, nos detalhe palavra nos descreve que usaram tijolos bem queimados, substituíram pedras sólidas que é a doutrina do Senhor em toda a sua sabedoria e graça por conceitos humanos, queimados no fogo da razão e não no fogo do Espírito.

A Torre do homem

Substituíram a santidade que é o cal por betume que pode aceitar tudo e todas os pecados são aceitos por eles, a Salvação é relativa e não mais absoluta.

Querem fazer um nome para si, desprezando o Senhor Jesus, negando seu sacrifício.

“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Atos 4:11-12

E em Lucas no texto acima o Senhor nos fala de uma torre, um projeto para ser começado e terminado, a torre de Babel não foi terminada, ela gerou confusão, assim como todos os projetos que saem da mente de algum homem, esse não consegue alcançar a Salvação.

Mas hoje existe uma obra questão sendo edificada pelo Espírito.

28 – Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

O Senhor começou a edificar essa obra, mas qual o preço dela, quanto teria que ser pago para ela ser acabada?

Conclusão de Lucas 14:28

O preço desse projeto de Salvação custou a vida do Senhor Jesus, o alto preço pago por Ela na cruz do calvário pelas nossas vidas, para nos trazer essa torre (a obra do Espírito Santo) onde encontramos segurança, encontramos fé, encontramos o perdão dos nossos pecados e por fim o direito pelo nome do Senhor e não pelo nosso nome, ter acesso à eternidade.

A obra está quase pronta, o Senhor Jesus está à porta para a qualquer momento nos levar para sua presença, é Ele teve como acabar ela, pois pagou o único preço pelas nossas vidas.

Esboço de Pregação Lucas 14:28 – “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”



Mais Esboço de Pregação

A Torre do homem ou a Torre de Deus?

O louvor profético – Salmos 113:3

Quem é meu próximo? – Lucas 10:25-29

JESUS O TEU PRÓXIMO – Lucas 10:29

A virtude da mulher sábia – Estudo 2