Pular para o conteúdo

Lucas 13:10-17 – A Mulher encurvada


A Mulher encurvada – Pregação

Esboço de Pregação em Lucas 13:10-17 – E ensinava no sábado, numa das sinagogas.
¹¹ E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
¹² E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
¹³ E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.
¹⁴ E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.
¹⁵ Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?
¹⁶ E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
¹⁷ E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas

Introdução de Lucas 13:10-17

Jesus mostra neste texto que certas enfermidades são efeitos direto da ação de opressão maligna. O sofrimento desta mulher (a mulher encurvada) com problema na coluna, andando curvada, foi um exemplo. Contudo, é importante salientar que diante de todas as dificuldades o Senhor tem uma solução para o seu nome seja glorificado e haja gratidão e reconhecimento por parte do homem.

Desenvolvimento

Jesus ensina que o ser humano está aprisionado pelo pecado, vivendo em grande aflição. O homem está enfermo primeiramente na sua condição espiritual, sem Deus, sem Jesus.

18 anos curvada

Chega o tempo de Deus sarar a dor desta mulher, libertá-la das mãos do maligno. Não importa o seu tempo, Deus reservou um tempo para a dor do homem. Mas o homem deve escolher o Senhor como a solução para a sua dor.

Andava encurvada

A tática do adversário é nos deixar curvados com problemas na família, saúde, filhos, financeiro, etc. Deixando-nos voltados para as coisas desta vida. Nada a impediu de ir ao culto.

Não podia de modo algum endireitar-se

Esforço humano não corrige nossas vidas, somente uma operação do Senhor Jesus. O homem tente resolver seus problemas utilizando suas próprias ferramentas, sua razão, seus conhecimentos. Buscando a solução onde os seus olhos podem alcançar, mas não há solução para nossos problemas nas coisas desta vida.

Vendo-a

Eleição, Deus olha para o homem. O olhar de Jesus é o diferencial na vida do homem, sem julgamento ou preconceito, nem mesmo indiferença. Um olhar de misericórdia e de salvação. Um olhar que contempla o mais profundo dos nossos anseios.

Chamou-a (a mulher encurvada)

O chamado de Deus para libertação e Salvação. O que fazer diante do chamado de Deus? É a grande oportunidade para o homem mudar a trajetória de sua vida.

Pôs as mãos sobre ela

Contato com o corpo(Igreja). Não estamos mais sozinhos, há um povo que nos acolhe, ora por nós, nos ajuda a caminhar.

Sinais da Salvação na vida do homem e o livre arbítrio:

Endireitou-se (a mulher encurvada)

Nova vida. Agora pode olhar para a eternidade e contemplar a glória de Deus e seus benefícios na sua caminhada.

Glorificava a Deus

Gratidão a Deus pela Salvação, pelo que foi feito, a grande vitória alcançada.

Príncipe da sinagoga

É a grande oposição que se levanta após a libertação, o adversário não quer perder. Assim, se permanecermos fiéis ao nosso Deus, ele nos sustentará em toda a nossa caminhada.

Filha de Abraão – Filha da , chegou o dia da libertação.

Conclusão

Jesus partiu em favor dessa da mulher contra o príncipe da sinagoga. Jesus é nossa libertação e defesa. A mulher somente glorificou!

A mulher encurvada

Esboço de Pregação em Lucas 13:10-17 – E ensinava no sábado, numa das sinagogas.
¹¹ E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

A saga do povo de Deus – Neemias 4:1-23

Não beba mais água só, mas usa um pouco de vinho

“TIMÓTEO” – Um jovem Pastor – 2 Timóteo 2:1

Como preparar um Sermão?

A mulher do fluxo de sangue – Marcos 5:34




Alguma dúvida?