Lucas

É já hoje o terceiro dia – Lucas 24:21

É já hoje o terceiro dia – Pregação

Esboço de Pregação em Lucas 24:21 – e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.

Introdução de Lucas 24:21

– Os judeus esperavam pelo messias e, embora houvesse muitas profecias a respeito dEle, muitos esperavam um grande príncipe, com grande força para libertar Israel do poderio romano.

Jesus veio como um simples filho de carpinteiro e, desde o seu nascimento até a sua morte, todas as profecias sobre ele se cumpriram.

Jesus havia morrido, o que trouxe bastante decepção aos seus seguidores, que não estavam atentos às profecias.

Desenvolvimento

– Dois discípulos no caminho de Emaús – por não estarem atentos às profecias, começaram a distanciar-se de Jerusalém – O homem de hoje não está atento às profecias que apontam para os nossos dias e, por isso estão se distanciando da bênção da eternidade.

Jesus se aproxima – Ele vai em busca destas pessoas

– Eles, então, falam sobre a sua decepção – Eles deixaram de crer em Jesus, por conhecerem apenas um Jesus histórico, que já havia morrido – muitos, hoje, não creem em Jesus por conhecê-lo apenas historicamente e, também por isso, se distanciam cada vez mais dEle.

“…é já o terceiro dia, desde que estas coisas aconteceram…” – Os discípulos sabiam que já era o terceiro dia, mas não se lembravam das profecias que apontavam para esta situação, e que ao terceiro dia Ele ressuscitaria – muitas pessoas estão vendo e comentando tudo o que tem acontecido no mundo de hoje (fome, pestes, guerras, etc.) e tudo isto é profético, está na palavra de Deus. Estas pessoas, entretanto, não estão apercebidas que “já é o terceiro dia”, ou seja, Jesus vive e já está se cumprindo o tempo da sua volta!

– “…algumas mulheres nos maravilharam…” – a igreja tem proclamado o momento profético por já estar a par das profecias

– Jesus aponta-lhe as profecias – O Senhor Jesus dá conhecimento ao homem, através da sua igreja, do momento profético atual

– Jesus fez como quem ia para mais longe – Ele vai para a eternidade com o seu povo.

Fica conosco, já é tarde…” – O momento é tarde – já está perto da volta de Jesus e pouco tempo resta para o homem obter a sua salvação

– Jesus entrou na casa e apresentou-se a eles – O homem pode tomar conhecimento das profecias, pode até sentir algo diferente no culto (o nosso coração ardia…), mas só conhecerá o Senhor Jesus, se abrir o seu coração e convidá-lo a entrar.

Conclusão de Lucas 24:21

Os acontecimentos atuais no mundo são registrados na bíblia como proféticos e apontam para a 2ª vinda de Jesus. Todos estão vendo estas coisas, mas não estão atentos às profecias, pois conhecem apenas um Jesus histórico e pensam que tudo terminou com a sua morte.

O Senhor Jesus dá ao homem, através da sua igreja, o conhecimento de que Ele está vivo, do seu plano profético de salvação e de que, apesar do momento “tarde”, ainda há tempo para o homem aceitar ao Senhor.



Mais Esboço de Pregação

O amigo importuno – Lucas 11:5-8

E houve uma longa guerra – II Samuel 3:1

Esboço Bíblico – GÊNESIS 49:1-27 Profecias

As seis descidas de Jonas – Jonas 1:3

Olhai para cima – Lucas 21:28

Deus preparou para os que o amam – 1 Coríntios 2:9