Pular para o conteúdo

E deitou-o numa manjedoura – Lucas 2:7


E-Book Pregando sem TRAUMAS

A humildade que revela a Salvação

Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 2:7 – “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”

E-book Pregando sem TRAUMAS

Introdução

O Rei sem quarto

A cena do nascimento de Jesus é a mais famosa da história: José, Maria, Belém, o recém-nascido. Mas o detalhe mais impactante dessa história está na última parte do versículo: “…porque não havia lugar para eles na estalagem.”

O Rei do Universo, o Dono de tudo, não encontrou um quarto. O berço de Jesus foi uma manjedoura.

O que é uma Manjedoura? A manjedoura era o comedouro, um recipiente de madeira ou pedra usado para colocar comida (feno, ração) para os animais em uma estrebaria ou curral.

O Contraste: Um palácio seria o lugar lógico para um rei nascer. Mas Deus escolheu o lugar mais simples e humilde. Essa escolha, longe de ser um acaso, é o primeiro grande sinal do Evangelho, como o anjo diria aos pastores: “E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.” (Lucas 2:12).

A manjedoura nos ensina lições sobre quem Jesus é e por que Ele veio ao mundo.

Desenvolvimento

O símbolo da Manjedoura

A manjedoura, esse lugar de comida de animal, nos revela três grandes verdades sobre a vinda de Cristo.

1. A Manjedoura Ensina a Humildade e Acessibilidade

“…e deitou-o numa manjedoura…” (Lucas 2:7b)

O Senhor Jesus nasceu em um lugar de pobreza e simplicidade extrema. Ele, que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, abriu mão de Sua glória para se tornar acessível a todos.

Deus se fez Pobre: A manjedoura é um sinal de que o Senhor Jesus veio para todos, sem distinção de riqueza ou status social. Se Ele tivesse nascido em um palácio de luxo, apenas os ricos e poderosos teriam coragem de se aproximar. Mas, em uma estrebaria, todos podem entrar.

O Caminho da Humilhação: O apóstolo Paulo explica essa descida: “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” (2 Coríntios 8:9). A manjedoura é o ponto de partida da humilhação que levaria Cristo à Cruz, mas que nos leva à glória.

2. A manjedoura Revela o “Pão da Vida”

“…deitou-o numa manjedoura…” (Manjedoura = Comedouro)

É muito significativo que Jesus, que mais tarde se chamaria de “o Pão da Vida”, tenha sido colocado logo ao nascer em um lugar onde se coloca alimento.

Alimento Espiritual: A manjedoura era para alimentar animais, mas ali estava Aquele que veio para nos alimentar espiritualmente. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35).

A Palavra não Recebida: O profeta Isaías, ao lamentar a falta de entendimento do povo de Deus, fez uma comparação direta com a manjedoura: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” (Isaías 1:3). O povo, muitas vezes, não reconheceu Aquele que veio para lhes dar a vida, assim como não reconheciam a simples manjedoura.

3. A Manjedoura Desafia a Falta de Lugar

“…porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:7c)

Não havia lugar na hospedaria para o Salvador. Esse é um quadro de como, muitas vezes, o mundo rejeita a Cristo. A falta de lugar aponta para uma rejeição que duraria toda a Sua vida: Ele veio, mas não foi recebido.

Rejeição do Mundo: O evangelista João descreve esta realidade: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (João 1:11). Desde a manjedoura, a mensagem do Senhor Jesus tem sido rejeitada pela pressa, pelo orgulho, e pela falta de espaço no coração do homem.

O Convite Urgente: A manjedoura simboliza, então, o coração do homem antes de ser transformado – um lugar onde o pecado (a “sujeira”) dominam, e não há espaço para o Senhor  Jesus. No entanto, Ele continua batendo à porta: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20).

Conclusão

Dê lugar ao Salvador

Jesus nasceu na manjedoura para mostrar que Ele veio para os humildes, para os necessitados, para os marginalizados.

A manjedoura é um convite para você:

Para quem ainda não O recebeu: Se a “estalagem” do seu coração está cheia de preocupações, vícios, orgulho ou pressa, ouça o convite do Senhor Jesus. Dê a Ele o lugar que Ele merece, mesmo que pareça o lugar mais simples. Ele não exige um “palácio”, mas um coração arrependido e aberto.

Para quem já O recebeu: Lembre-se da lição da manjedoura. Viva com humildade, sabendo que você não é nada sem a graça que o alcançou. E mais: entenda que você, agora, é o local onde Cristo habita pelo Espírito (1 Coríntios 6:19). Sua vida deve ser um sinal, como a manjedoura foi, que aponta o Salvador para o mundo.

A manjedoura não foi o fim do Senhor Jesus, mas o começo de Sua jornada de amor. Receba o Pão da Vida, e que sua vida glorifique Aquele que nasceu no comedouro para nos dar a Salvação!

Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 2:7 – “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”


Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!