Lucas

CONVITE E REJEIÇÃO – LUCAS 14:17

CONVITE E REJEIÇÃO

LUCAS 14:17

INTRODUÇÃO

O CONVITE – “VINDE QUE TUDO ESTÁ PREPARADO”

Estamos vivendo o momento profético. A preocupação com a Igreja dos últimos dias. O evangelho caracterizado pela frieza, a mornidão, descomprometido com a eternidade. Porção dobrada: o 2º derramar do Esp. Santo – a festa. O servo que sai a convidar é o Espírito Santo.

REJEIÇÃO – AO CONVITE (DESCULPAS)

COMPREI UM CAMPO

Campo dos interesses. Aquilo que está lhe interessando. Importa ir ver o campo (mundo). O que lhe interessa ele vai ver. 1º ele vai ver.

5 JUNTAS DE BOIS

5 poderes (forças) que fixam (prendem) o homem. O homem com o arado só olha para o chão. Quem está experimentando juntas de bois não entra na festa. Ex. Elizeu.

Ele viu, agora vai experimentar (vou experimentar – gostou).

PODER POLÍTICO – O mando. Ele decide, ele manda. Influência, autoridade. Não ouve, quer ser senhor e não servo.

PODER SOCIAL – O que grande parte almeja. Seu nome na coluna social, status, pompa, fama, projeção… É junta que prende mesmo.

PODER ECONÔMICO – Todo mundo quer ter seu dinheirinho. Não há mal nenhum nisso. “Se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração”. É junta de bois que prende o homem no chão.

PODER CULTURAL – Não precisa ter diploma prá ter bênção do Senhor. Associam o crente à pessoa sem cultura. Ex. Paulo, Lucas, José de Arimatéia. A salvação é igual para todos – de graça.

PODER RELIGIOSO – Este prende mesmo. As pessoas querem lugar de destaque na religião (cargos, funções, grupos). Volta ao exemplo de Elizeu (matar os bois e queimá-los com o arado). O arado é um poder que prende; o que prende o homem ao chão tem que ser destruído.

CASEI-ME

Compromisso. 1º foi ver, 2º experimentar, 3º uniu-se.

Viu, gostou, casou (está unido). vou casar (comprometimento)

REJEIÇÃO – “NÃO ENTRARÁ NA MINHA FESTA”

Quais os que entraram na Festa? Os necessitados.

* Ainda há lugar *

Sai depressa aos campos… trazei aqui…

Pobres de espírito (necessitados); aleijados, mancos (não tem condições de caminhar com firmeza, não tem ensino revelado, gerado com problema, firmado em homem); cegos (que não vê a luz – revelação).

FINAL – AINDA HÁ LUGAR.


Hebreus 11:24-27 – As cinco palavras de Moisés

1 – RECUSAR

2 – ESCOLHER

3 – DEIXAR

4 – NÃO TEMER

5 – FICAR FIRME

     Destacar os cinco verbos, cinco atitudes que marcaram profundamente a vida de Moisés e demais servos.

Verbo – Palavra que indica AÇÃO, qualidade.

Qual o segredo destes homens? Que fizeram para merecer tanta graça, tanto favor diante de Deus?

O texto nos revela o segredo de Moisés.

RECUSOU

A recusa só pode ser feita quando há comparação de valores. O que Moisés estava recusando? O palácio, banquetes, tesouros, título, herdeiro do trono

Recusa porque ansiava algo melhor. Dentro do palácio só havia ódio, disputas, soberba, falta de paz, idolatria… Compara o que tinha com o valor de servir a Deus (olha para a sua casa, seu Deus, o Deus de seus pais, o relato dos patriarcas, as profecias, a herança de fé…)

Quando recusa, Moisés está recusando a podridão que havia dentro do palácio. Moisés viu que o seu lugar não era ali. Na humilde casa do povo de Deus há alegria, há refrigério… Disse consigo: “Aí é o meu lugar”. O lugar do homem é na casa de Deus (ler o vers. 24). O jovem tem diante de si, neste mundo, os palácios de Faraó (revistas, luxo, casas, aparência exterior…).

Quando olhamos na intimidade com os olhos da fé, vemos que não é nada disso (não há paz, alegria, união, honra…) Moisés escolheu estar no meio do povo de Deus.

ESCOLHEU

É um ato consciente. Só podemos fazer uma escolha quando estamos conscientes. Escolha é também aquilo que motiva a nossa vida. Pela escolha se vê a maturidade ou o grau de maturidade de uma pessoa (falar sobre ambientes, trajes, etc…). Moisés era homem como nós. A escolha que Moisés fez é como a nossa (volta ao texto: vers. 25,26 – “tendo em vista a recompensa”).

DEIXOU

Para deixar é preciso definição. Ou Moisés ficava no Egito ou ficava com o Senhor. Moisés deixou o Egito porque lá não tinha mais lugar para ele. O mundo não mais tem lugar para o servo do Senhor.

NÃO TEMEU

Porque estava consciente que tomou a decisão certa. Tinha consciência da sua nobreza. Não temia as ameaças do rei e nem de seus súditos. O que é mais nobre? Servir a Faraó ou servir ao Senhor? Nós temos sabido escolher o que é mais nobre, porque o que temos aprendido é nobre. Quem tem nos ensinado é um nobre homem.

FICOU FIRME

Vendo o invisível. A razão da nossa firmeza é vermos o Senhor à nossa frente.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

À hora da ceia – Lucas. 14:17

Tema: O Momento com Deus

Convite e Rejeição – Lucas 14:17 a 21

Maria escolheu, pois, a boa parte – Lucas 10:38-42

A parábola da grande Ceia – Culto de Senhoras