Lucas

As escusas ao convite da Salvação – Lucas 14:18-20

AS ESCUSAS AO CONVITE DA SALVAÇÃO

Lucas 14:18-20 – E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir.

INTRODUÇÃO

Recebemos de Deus um dia, o convite para a vida eterna, foi o nosso chamado. E para o momento profético que estamos vivendo, é necessário ter compromisso, buscar porção dobrada do Espírito Santo para perseverar em servir ao Senhor. “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.” 2 Reis 2:9

DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus comparou o reino dos céus a uma grande ceia, em que um homem preparou tudo e começou a convidar as pessoas. Diante do convite a escolha é particular, aceitar ou rejeitar. Assim, nossa salvação não depende mais de Deus, Ele já preparou tudo, e agora nos convida. O assunto desta Parábola se refere aos crentes e não ao mundo. A igreja infiel teve o chamado, o convite, porém rejeitou e não subiu para as Bodas e aqui descreve suas justificativas.

A) “…Comprei um campo, e importa-me ir vê-lo…”;

Isto é trocar os valores espirituais pelos valores desta vida, essa “compra” leva as pessoas a desejar “ir vê-lo” que é conhecer o que compraram. Quando nós abrimos o nosso coração, nós entramos num campo que é do Senhor, um campo espiritual, deixamos os nossos interesses materiais, assim encontramos o tesouro escondido. Muitos no nosso meio, estão nesta última hora, saindo do campo do Senhor, se voltando para o campo do interesse pessoal, estão rejeitando aquilo que é do Senhor com muitas desculpas.

B) “…Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los.”;

A junta de bois era usada para arar a terra, e a pessoa que guia o arado precisa estar sempre olhando para o chão. Quem está experimentando juntas de bois não entra na festa, está preso ao que é terreno. Toda vez que tirarmos os nossos olhos das coisas do Senhor, vamos fazendo concessões com o pecado e tendo perdas espirituais. 

E no chifre está a força do animal, aponta profeticamente para PODER, aqui são 5 X 2 juntas, poder dobrado (a união da carne e adversário), que prendem o homem ao chão, a vida terrena. Quem adquire esses poderes querem logo experimentar. Existem cinco poderes (chifres) que prendem o homem ao chão e o tira da presença do Senhor, deixam de olhar para cima, para a eternidade:

1º. Político (É o mandar, o decidir. O servo deixa de se sujeitar à vontade do Senhor);

2º. Religioso (usa o evangelho para atender à sua vaidade);

3º. Econômico (Com o poder do dinheiro, esquecem-se do Senhor);

4º. Social (É o poder do prestígio, projeção e destaque pessoal, e não há humildade no coração);

5º. Cultural (escravo do poder do conhecimento, da razão e sufocando a fé).

Nesta Obra, aquele que quer a porção dobrada do Espírito, ele precisa sacrificar a junta de bois.

C) “…Casei, e portanto não posso ir.”

É o homem comprometido com a carne, e com o mundo e deixou a benção do Senhor, seu compromisso não é mais com o noivo Jesus, não pertence mais a Jesus. Já se definiu, uniu-se totalmente com o mundo. A Palavra nos adverte: “Abstende-vos de toda aparência do mal.” 1 Tessalonicenses 5:22

CONCLUSÃO

O infiel não vai afirmar com seus lábios que não quer salvação, ele não quer rejeitar, não percebe, mas está rejeitando através dos seus atos. Esse é o nosso cuidado porque as coisas do Senhor são muito sensíveis e o Espírito Santo conhece o nosso coração

Então a igreja fiel precisa ter cuidado, vimos aqui que a queda espiritual é gradativa: foi ver, experimentar, depois uniu-se ao pecado, definiu-se. Apocalipse 19:9 “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.”


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A IGREJA QUE NÃO SE CALA – ATOS 28:30-31

A parábola da grande Ceia – Culto de Senhoras

CONVITE E REJEIÇÃO – LUCAS 14:17

Convite e Rejeição – Lucas 14:17 a 21

À hora da ceia – Lucas. 14:17