Pular para o conteúdo

A Ovelha resgatada – Lucas 15:4-10


Ovelha resgatada

Lucas 15: 4-10 – Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo;
e, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Tema:  Jesus quer resgatar o homem do pecado e dar-lhe um abrigo seguro

4. Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa  no deserto as noventa e nove  e não  vai após a perdida  até achá-la?

INTRODUÇÃO

Pertencemos todos a um rebanho muito especial.  Temos um bom pastor que zela por nós e dirige todas as coisas em nossas vidas, o Senhor Jesus.

Somos todos numerados para Jesus.  Todos nós somos muito importantes para o Senhor.  Por isso, Ele tem um zelo e um profundo amor  pela vida de cada um de nós.

A OVELHA PERDIDA

Uma ovelha perdeu-se.  O detalhe é que ela saiu da  presença do Senhor,  e não o Senhor que a lançou fora.  O que faz então o nosso bom  pastor?  Ele deixa  as 99 em um lugar seguro e sai em  busca  daquela ovelha perdida até achá-la.

É  dessa mesma forma que o Senhor age na vida do homem.  Um  dia Ele operou desta maneira  em nossas vidas, vindo nos buscar quando estávamos perdidos.  O homem por si só não pode encontrar o caminho de salvação.   Só alcançamos o projeto de Deus pela misericórdia e pela operação de Jesus em  nossas vidas.

O REENCONTRO

5. E achando-a, a põe sobre seus ombros cheio de júbilo.

Quando encontra a ovelha perdida o Senhor se alegra, cheio de júbilo.  Em momento algum Ele questiona ou repreende a ovelha. Por onde andou, onde estava, por que saiu?  Da mesma forma, quando entramos na casa do Senhor, Ele também não nos questionou, mas recebeu-nos com alegria, com júbilo, de braços abertos, pronto para nos oferecer uma nova forma de vida, uma nova caminhada.

O Senhor toma a ovelha e a coloca em seus ombros.  Os ombros ficam próximos ao pescoço, que diz respeito à comunhão [liga a cabeça (Jesus) ao corpo (Igreja)].  O Senhor quer resgatar a  comunhão do homem, sustentando-o e colocando-o no caminho da salvação.

6. E chegando à casa, convoca os  amigos e vizinhos dizendo-lhes:  Alegrai-vos comigo, porque já achei  a minha ovelha perdida.

O Senhor leva a ovelha à sua casa com alegria, para uma festa (culto).  Ele quer que todos estejamos em sua casa, para recebermos os benefícios do corpo, onde seu sangue precioso corre, onde nos preparou morada Þ  morada na ETERNIDADE.

CONCLUSÃO

10. Assim vos digo que há alegria  diante dos anjos  de Deus por um pecador que se arrepende.

É o resultado da operação do Senhor.  Há alegria no reino dos céus pelo arrependimento do pecado.  Os anjos louvam e o Senhor abençoa.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A ovelha perdida – Lucas 15:4-7

Jesus, o sumo sacerdote – Hebreus 10:20

Ilustrações Bíblicas – Compromisso com o Noivo

II Timóteo 2:8 – Lembrar de Jesus



Alguma dúvida?