Pular para o conteúdo

ONDE MORAS? – João 1:38-39


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

ONDE MORAS?

João 1:38-39 – “E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima”.

INTRODUÇÃO

No princípio da criação Deus criou o homem – Adão para morar na sua eternidade. O homem, pela sua desobediência, perde sua morada eterna e passa a andar em seus próprios caminhos, sem salvação e sem a segurança que tinha na casa do Pai celestial. Abandonou a Deus, escolhendo ser dono de seu próprio destino. Mas Deus nunca abandonou o homem.

A partir da queda do homem, Deus procura para si, homens para estar com eles. Enoque, diz a Palavra, andou com Deus. Noé, pela fé, ouve e obedece a voz de Deus. Abraão foi chamado de seu amigo. Davi tinha seu coração conforme o coração de Deus.

Através de Abraão, Deus levanta um povo para habitar em seu meio, revelou a ele seu projeto de salvação: O Cordeiro que salvou a vida de Isaque, seu filho. A Moisés, que tirou o povo de Israel da escravidão do Egito, Deus manda construir o Tabernáculo para ali habitar no meio de seu povo durante toda a caminhada pelo deserto, manifestando naquele lugar, toda a sua glória e a misericórdia através do sacrifício do cordeiro para o perdão do pecado dos que o buscavam.

Já na terra prometida, o Senhor ordena a Salomão a construção do templo que substituiu o Tabernáculo.

Todos sabiam onde o Senhor morava. De ano em ano, nas principais festas de Israel, o povo de Israel, e até estrangeiros que vinham de longe, subiam a Jerusalém para ver a glória de Deus se manifestar em sua morada, que era o templo.

O CORDEIRO DE DEUS

Assim como o primeiro homem (Adão), Israel também desobedece ao Senhor, afasta-se de Deus e perde a referência do templo como a casa de Deus.

Deus já não falava no meio de seu povo.

Foi um longo período de silêncio profético, desde os profetas até a vinda de Jesus.  Foi então que Deus cumpre sua promessa, feita através das profecias, enviando seu Filho Jesus para habitar em nosso meio (“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” João 1:14) e dar ao homem, novamente, a esperança da morada eterna (“…Cristo em vós,  esperança da glória” Colossenses 1:27).  João Batista, o último profeta do Velho Testamento, anuncia esta Salvação quando fala a respeito de Jesus: “…Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” João 1:29.

Hoje o homem não sabe o caminho que o leva a Deus e, como Israel, que um dia serviu a Deus como seu povo, o cristianismo que está ao nosso redor também se desviou do projeto de Deus, escolhendo seus próprios caminhos. A grande necessidade do homem é encontrar-se novamente com Deus. É o desejo de voltar à casa do Pai, de ter segurança, um refúgio contra as agressões do mundo que nos cerca.

Assim como João Batista, a Igreja profética, fiel a Deus, ouve a voz do Senhor e anuncia o encontro do homem com a eternidade de Deus através do Cordeiro que é Jesus.

“QUE BUSCAIS?”

Quando Jesus veio, Ele falava ao povo com uma palavra de autoridade. Operava com sinais e curava a todos, diz a Palavra. O povo sentia isso e o tinha como mestre. Andavam após Ele e sentiam segurança e paz. Buscavam algo que não sabiam, porque era uma necessidade interior.

“…ONDE MORAS?”

Pensavam que morava, quem sabe, num palácio, numa casa majestosa, ou talvez, por curiosidade, para conhecerem o lugar onde habitava alguém tão especial. Era uma casa simples, num lugar simples, no meio de um povo simples. Mas era um lugar em que, com certeza, nunca se sentiram tão bem.

“…VINDE E VEDE”

Era o convite de Jesus para conhecer sua casa. É mesmo convite que o Senhor faz hoje ao homem, para estar com Ele em sua casa, no lugar em que Ele habita, no meio de seu povo, onde está seu corpo que é sua Igreja. Um lugar onde o homem se sente feliz e ouve a voz de Jesus.

“…FORAM, E VIRAM ONDE MORAVA…”

Aceitaram o convite, foram até sua casa e sentiram a mesma paz, a mesma segurança de quem está na casa do Pai: “…quem me vê a mim vê aquele que me enviou” João 12:45“Eu e o Pai somos um” João 10:30. Ouviram as Palavras de poder e sentiram a mesma segurança. Sentiram a sua presença maravilhosa. É o que o Senhor tem para revelar àqueles que vêm à sua Casa, onde Ele opera os mesmos sinais.

“…E FICARAM COM ELE AQUELE DIA…”

É o dia aceitável do Senhor. O dia em que a porta da graça está aberta, com o Senhor Jesus presente, dando-nos segurança, abrigo, paz e tudo mais que necessitamos para sermos felizes. Era a décima hora. Para os judeus, era equivalente às 16:00 horas. Antes que caísse a noite.

Para nós, é antes que caiam as trevas, que venha a escuridão da noite. Enquanto há luz que é Jesus.

Entraram ali procurando conhecer a casa do mestre (Rabi), mas descobriram que era a casa do Messias (o Ungido de Deus), aquele a quem tanto esperavam.

CONCLUSÃO

Hoje o homem ouve falar de Jesus através de muitas pessoas e grupos: Que Ele opera sinais, que Ele cura, que tem uma Palavra de poder e tantas coisas mais. Anunciam Jesus em muitos lugares como Mestre e profeta. Mas o maior anseio do homem é saber onde Ele mora. Onde verdadeiramente Ele está, onde sua paz e segurança se fazem presentes. Jesus não mora em grandes templos, nem no meio de grandes multidões, mas no meio de um povo simples que obedece a sua Palavra.

A Igreja anuncia este Jesus, que habita no corpo Ungido, que é sua Igreja, cheia do seu Espírito Santo. Hoje, Ele mora conosco. A sua Igreja. É o Deus conosco, mas sabemos que um dia iremos morar com Ele, na sua eternidade.

MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

João 3:2 – A que horas estamos indo ter com Jesus?

Quatro segredos importantes – Marcos 16:5-6

A ESCOLHA DO CORDEIRO – Êxodo 12:21

Só o Senhor nos faz habitar em Segurança – Salmo 4:6-8

JESUS, O MESTRE VIDA – João 20:16



Alguma dúvida?