Pular para o conteúdo

JESUS, O MESTRE VIDA – João 20:16


Jesus, o mestre da vida – Pregação

Esboço de Pregação em João 20:16 – Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer Mestre)!

Introdução de João 20:16

A vida de JESUS é um ensino constante para nós – Em todos os seus atos registrados nos evangelhos encontramos um ensino profético de VIDA para nós.

JESUS é o MESTRE DA VIDA

No decorrer da nossa vida aprendemos com diversas lições e nos deparamos com vários mestres de diferentes ciências (matemática, literatura, línguas, geografia, história), mas JESUS é acima de todos os mestres (é o MESTRE dos Mestres). Seu ensino é Superior porque é PROFÉTICO, com Autoridade e Poder, além de ser Invariável, sem sombra de variações porque é Perfeito (lembrando que as ciências dos homens variam ao longo dos tempos, buscando um aperfeiçoamento)

JESUS é um MESTRE ESPECIAL 

Porque seu Conhecimento é ilimitado e porque Ele é de Eternidade a Eternidade. Ele conhece bem o ser humano, sentiu nossas dores e está pronto para nos ensinar o que é VIDA ABUNDANTE.

JESUS ensina os mistérios da Eternidade, a Revelação do Pai. Muitos mestres em Israel não sabiam o que era vida Eterna e nem como entrar no reino de DEUS (Ex. de Nicodemos: era Mestre e não conhecia Novo nascimento – os doutores da lei conheciam a letra, mas não sabiam que estavam diante da Vida, do CRISTO prometido nas escrituras e por isso rejeitaram JESUS).

Desenvolvimento

– O exemplo do texto: Maria Madalena havia sido liberta, ouviu os ensinos de JESUS, viu os seus milagres, mas havia parado na cruz, na morte de JESUS. Maria não conseguiu ir além da imagem do Mestre morto na cruz e chorava, estava triste, a ponto de não reconhecer JESUS ressurreto – O homem que não reconhece que JESUS está vivo é assim: sua vida é marcada pelos elementos da morte: tristeza, choro, decepção, desesperança, não consegue ver que JESUS está vivo.

– Maria buscava o Vivo entre os mortos, buscava o ensino da vida que havia aquecido o seu coração um dia – mas a verdade é: O MESTRE DA VIDA não está entre os mortos. Ele não poderia ser retido pela Morte.

– JESUS demonstra seu amor e nos ensina que não abandona aqueles a quem ama, mesmo que se encontrem perdidos e desorientados como Maria estava. Ele começa um diálogo com Maria ainda que ela não o reconhecesse (JESUS toma a iniciativa de resgatar o ser humano).

– Maria estava junto ao sepulcro (lugar da dor, da morte, da tristeza, da mágoa, do passado). Por isso ela chorava (uma ferida estava aberta em sua alma).

Olhou para trás e não reconheceu JESUS

Achou que Ele era o hortelão (ou jardineiro, um homem que cuidava do terreno próximo ao sepulcro) – A visão do homem que não entende que JESUS está VIVO é imperfeita. Ele não reconhece mais quem é JESUS e não entende o Projeto para eternidade, mas somente para esta vida (terreno).

– Mas bastou uma Palavra do Mestre e tudo mudou. Ele disse: “Maria!” – É o Mestre que sabe o Nosso nome e o que precisamos. Sua Palavra entrou no coração de Maria e o aqueceu novamente. Ali ela entendeu: Meu Mestre está VIVO, ele venceu e está aqui para me ajudar.

Na tradução RC e RA, o nome de Maria é acompanhado por um sinal ortográfico: um ponto de exclamação, utilizado para demonstrar que havia um sentimento na palavra (ou expressão) usada. Com certeza, JESUS estava expressando seu AMOR por Maria ao chamá-la pelo Nome.

– Após ouvir seu nome ser chamado com Autoridade e carinho, Maria respondeu apenas: MESTRE! – Ao ouvirmos a cada dia a voz do Mestre da Vida, nos reconhecemos também: MESTRE e pedimos: nos ajuda em nossa luta, em nossa fé pequena, nos ensina o Caminho, nos ensina a revelação, nos mostra o que tu queres através do teu ESPÍRITO.

Na tradução RC e RA, a expressão Rabboni (Mestre) também é acompanhada por um ponto de exclamação. Assim, Maria estava expressando seu sentimento de alívio, de alegria, de vitória, pois o MESTRE está VIVO!

Conclusão de João 20:16

Com uma só Palavra, JESUS restaurou a Eternidade na vida de Maria – Ela reconheceu o JESUS VIVO e Glorioso. Sua visão espiritual foi restaurada, bem como sua esperança.

O MESTRE está VIVO e porque Ele vive podemos crer no amanhã – JESUS revelou sua vontade a Maria e tem revelado seu plano para nós a cada dia. Ele tem nos ensinado e nos acompanhado porque somos os seus discípulos e Ele prometeu que estaria conosco, nos ensinando todos os dias até a consumação dos séculos. O seu ensino de VIDA permanece em nossos corações. O ensino da Salvação jamais morrerá.

Esboço de Pregação em João 20:16 – Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer Mestre)!


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Nem deiteis aos porcos as vossas pérolas – Mateus 7:6

Jesus, o Mestre da Vida – 1 João 2:25

João 3:2 – A que horas estamos indo ter com Jesus?

O Barco – Lucas 8:22-24

A FAMÍLIA (Êxodo 12: 21 a 23)



Alguma dúvida?