A Morada – João 14:23

A Morada

Texto: “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai me amará, e viremos para ele e faremos nele morada” João 14:23.

Revelação central: Jesus como a Morada segura para o homem.

Objetivo: mostrar Jesus como a Morada

 Introdução

Morada é lugar onde se mora; casa onde se habita; abrigo onde se junta a família. Possuímos uma imensa dívida de moradia, isto é, há milhares de famílias sem abrigo, sem lugar para morar, sem sossego, sem paz física.

 Desenvolvimento

 MORADA SEM DEUS

 Existem corações onde o Altíssimo não faz morada. Que situação dolorosa!

“fique deserta a sua morada, e não haja quem habite as suas tendas”. Aqui o salmista retrata a calamidade caída sobre os que levaram o Messias ao sofrimento e a morte. No Apocalipse 18:2, o Senhor falando sobre a Babilônia, diz: “… caiu, caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônio, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável”. Fala da humanidade sem Deus, em cujo coração o mal reside.

Dois escritores do novo testamento registram o ensino do Senhor Jesus, a saber: “o espírito imundo sai dum homem e não achando morada volta para a casa donde saiu: achando-a varrida e ornamentada, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e ali habitam. O Senhor conclui seu ensino dizendo: “E o último estado daquele homem é pior do que o primeiro.”

HABITAÇÃO DO SENHOR

Os corações dos santos é morada do Senhor.

“Não sabeis que sois santuários de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós” e ainda “porque o santuário que sois vós, é sagrado” “O Senhor vivificará vossos corpos por meio do seu espírito que em vós habita ” ( Rom.8:9 ).

João falando sobre Jesus escreve: “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Seu nome é Emanuel que quer dizer Deus conosco. “Prometendo o Senhor o Consolador, assim se expressou: “…ele habita convosco e estará em vós” ( João 4:17 ).

“Se alguém me ama guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele faremos nele morada.”

   Quando o salmista disse: “Guardo a tua palavra (Jesus) no meu coração para não pecar contra ti”, estava fazendo a gloriosa confissão de que a Palavra divina que Jesus fazia morada no centro de seus profundos sentimentos; com um objetivo: “não pecar contra o Senhor.

Conclusão

   “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai”.

   O Verbo se fez carne, isto é, o Senhor Jesus quando se preparava para voltar ao seio do Pai, falou aos seus apreensivos discípulos, dizendo: ” Na casa de meu Pai há muitas moradas” e acrescentou: vou preparar-vos lugar”.

   A raça humana que perdeu em Adão a inocência e a herança Eterna, em Cristo Jesus, pela fé tem de volta. Em Cristo Jesus nossos pecados são perdoados e nossa comunhão com o Senhor, é restaurada.

   Falando da comunhão dos salvos com o Senhor, o profeta messiânico, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “Os resgatados do Senhor voltarão, e virão a sião com cânticos de júbilo; Alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirão a tristeza e o gemido”. O Senhor, no Apocalipse, declara: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

   O povo de Deus que tem seu nome escrito no livro da vida terá sua morada eternamente com o Senhor. Aleluia!

Pr. Isaías Correia.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30

Viva o Rei! – 1 Reis 1

A escolha de Jacó | A escolha da Esaú – Gênesis 25:27

1 Timóteo 1:15 – Pecador

Caminhar por fé – Oséias 2:14-15

Abraão: fé para obedecer – Marcos 16:15-20

Quando o feno é removido… – Provérbios 27:25-27

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo – Salmo 91:1

A virtude da mulher sábia – Estudo 2

E deitou-o numa manjedoura – Lucas 2:7


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário