Pular para o conteúdo

Mensagem do LEMA DO ANO 2010 – Fp 1:6


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

Mensagem do LEMA DO ANO 2010

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa Obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Fp 1:6

INTRODUÇÃO

A cada novo ano o Senhor concede à sua Igreja um Lema. Mas, o que é um Lema? O lema é uma revelação do Senhor e sempre vem acompanhado de um propósito de Deus para os seus servos. Não é simplesmente a escolha de um versículo, mas é uma palavra do Senhor para ser vivida todos os dias do ano. Neste ano, o Senhor nos revelou que a boa Obra que Ele começou em nós, Ele a aperfeiçoará, nos dando todo o entendimento até Sua volta.

As crianças, intermediários e adolescentes irão conhecer melhor o Lema de 2010, aprendendo que são eleitos e reconhecendo o chamado do Senhor. Eles serão aperfeiçoados para prosseguirem para um alvo já definido por Deus, ouvindo e obedecendo aos conselhos do Senhor, pois o dia da volta de Jesus se aproxima.

E qual é o lema deste ano? “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa Obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6

 

DESENVOLVIMENTO

O texto acima foi escrito por Paulo, um servo de Deus que foi chamado para pregar o evangelho em vários lugares. Ele viajava muito e cada lugar que passava, muitas pessoas se convertiam e iniciava ali uma igreja. Mas para quem ele escreveu este texto? E com qual objetivo? Escreveu para os servos que moravam em Filipos, com o objetivo de que mesmo diante das provas eles permanecessem alegres, firmes.

FILIPOS era a cidade onde foi fundada a primeira igreja na Europa, em obediência a uma visão que o Senhor dera a Paulo (At 16:9 a 40). Paulo já havia passado ali e tinha deixado servos definidos e com experiências com o Senhor. Ele escreve esta carta aos irmãos filipenses relatando o carinho e a saudade que sentia dos irmãos, orientando-os, instruindo-os os e contando o momento que estava vivendo: “que apesar de estar preso por anunciar o nome de Jesus, sentia grande alegria”. Paulo ao orar pelos irmãos ali, se sentia alegre e grato a Deus, pois os filipenses eram cooperadores no evangelho desde o primeiro dia até aquele momento, ou seja, eles eram definidos pela Obra.

Como alguém pode se sentir alegre estando naquela situação (sendo um prisioneiro)? As coisas que naturalmente iriam amargurá-lo só aumentavam sua alegria.

De onde vem esta alegria?

Paulo teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco, desde então Jesus estava no centro de sua vida, era algo tão maravilhoso, que o levava a se sentir fortalecido e feliz, não importava a situação que ele estava vivendo.

Ele procurava transmitir aos irmãos o prazer que tinha em ser um servo de Deus e, por várias vezes nesta carta, vemos as expressões de louvor, que falam de gozo, de regozijo, de alegria. Mesmo em situações difíceis, o seu coração estava cheio de gratidão a Deus e tudo na sua vida era motivo para glorificar o nome do Senhor. Enquanto ele estava preso, o evangelho estava sendo pregado e conhecido até mesmo entre os guardas que o mantinham na prisão (Fp 1:13).

Este era o objetivo de Paulo nesta carta: DESPERTAR no coração dos irmãos filipenses o desejo de serem aperfeiçoados e de permanecerem firmes, vivendo com alegria esta Boa Obra.

PARA NÓS

A nossa alegria não pode estar somente nos momentos felizes que vivemos. É comum, por vezes, ficarmos tristes por coisas que nos acontecem: dificuldades no lar, na escola, enfermidades, ou até mesmo a violência no mundo. Assim vivem aqueles que não conhecem o poder do nosso Deus. Mas Deus quer nos ensinar a vivermos como Paulo, alegre em qualquer situação, pois ele mesmo afirmava: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fp. 4:13

Quando a dificuldade vier e a tristeza quiser tomar conta do nosso coração, devemos buscar do Senhor a alegria da salvação que é gerada pela presença do Espírito Santo em nós.

Esta alegria não é desfeita pela dor, pelo sofrimento ou situações contrárias. Esta alegria, não vem de fora, mas flui de Deus, e nos dá forças para vencermos e testemunharmos Daquele que nos fortalece.

 

CONCLUSÃO

O que nos acontecer neste ano será porque Deus permitiu e será para o nosso crescimento na presença Dele. Vamos estar atentos para cada detalhe do Lema, pois nada ficará sem resposta.

O aperfeiçoamento é uma evidência em nossas vidas, pois precisamos aprender mais. E bem sabemos que quem nos ensina e treina para lutar é o Espírito Santo.  Portanto vamos abrir os nossos corações e permitir que Deus nos abençoe.

Obs.: As professoras devem, no final da aula ter um momento de oração com cada classe e permitir que eles orem, colocando as suas necessidades diante do Senhor para serem aperfeiçoados.

 


Alguma dúvida?