Tema: Põe na minha conta

“E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.” – Filemom 1:18

INTRODUÇÃO

Vemos na expressão deste versículo a intercessão de Paulo por um escravo fugitivo que tinha o nome de Onésimo. Mediante as leis da época, a pena de um escravo fugitivo era a morte. Neste texto, vamos ver que aquele que se torna condenado para a sociedade, Deus ainda tem projeto para vida dele.

DESENVOLVIMENTO

Onésimo significa útil.

Paulo quando escreve, faz uma intercessão ao senhor de Onésimo, Filemom. Segundo alguns estudiosos, há uma probabilidade (ainda que a bíblia não diga isso) que Filemon desprezava Onésimo, talvez quisesse se livrar dele, pois para Filemom, Onésimo talvez fosse inútil. Paulo então explica a Filemom  acerca da conversão de Onésimo, do seu encontro com ele.

O homem outrora inútil depois da sua conversão havia se tornado útil para o Evangelho.

Onésimo tinha uma situação difícil.

É provável também que ele devesse algo a Sociedade. Caso tivesse em dívida desta maneira, merecia ser condenado, segundo a lei vigente. Mas Deus reservou a ele um encontro com Paulo, que além de lhe apresentar a Salvação em Jesus, escrevendo a Filemom para  receber e aceitar Onésimo, através de uma intercessão direta, oferecendo seu próprio nome como garantia.

Paulo se coloca como garantia, de uma experiência que ele viveu no caminho de Damasco, no qual ele estava na condição de pecador, devedor, mais teve uma experiência com Jesus, o bom senhor que pagou a sua dívida e o redimiu dos pecados e de toda culpa.

CONCLUSÃO

Vemos no verso 17 que Paulo intercede pelo escravo, e da mesma maneira Jesus Cristo intercede pelo pecador arrependido. Jesus é o nosso intercessor, ele roga ao Pai por nós, e pelo sangue de Jesus nossas vidas são mudadas. Passamos a nos apresentar sem culpa, sem dívida e sem pecado. Esse é o Deus verdadeiro, o Senhor de Paulo, o Senhor Jesus, o Deus que paga as nossas dívidas e nos redime do julgo de morte que o pecado  trás. O Deus que pagou a dívida de Paulo,  pagou a de Onésimo e de lá para cá o sangue poderoso de Jesus vem pagando as dívidas dos servos fiéis a Ele!

Aleluias ao Deus que paga as nossas dívidas!

Marcos Suel
Jaraguá do Sul/SC


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais artigos:

O homem natural não aceita a submissão – Filemom 10-12

Cidade fortificada – Isaías 21:5-6

TE DESPERTEI – Cantares de Salomão 08:05

Prepara-me também pousada – FILEMOM 1: 22

O RESGATE DO ESCRAVO (Levítico 25: 47-50)

O CHAMADO DE HOBABE – Números 10:29-33