Pular para o conteúdo

Mistério de Deus – Efésios 1:3


Mistério de Deus – Pregação

Esboço de pregação em Efésios 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.

Introdução de Efésios 1:3

O apóstolo Paulo quando escreve a carta aos Efésios traz um assunto que ele tinha descoberto, e é algo que o Espírito Santo, nesta última hora, tem o desejo de revelar no meio da igreja, que é o Mistério de Deus, o próprio Senhor Jesus, e a ação da Trindade no meio da igreja, que por ela, tem trazido a VIDA e as benção espirituais no meio daqueles que têm estado em constante preparo para um momento: o dia do Arrebatamento.

A igreja vive um grito: MARANATA!

E sabemos que para alcançarmos precisamos alcançar primeiro viver o reino de Deus aqui neste mundo, que só alcança aquele que tem o Espírito Santo, e é através Dele que este mistério é descoberto.

Desenvolvimento

Paulo leva a igreja a entender que toda a gratidão deve ser dada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, pois através dessa ação conjunta que a Salvação é alcançada. Não é algo isolado, não podemos querer o Pai sem aceitar o Filho, e não podemos receber o Filho sem ter uma ação do Espírito Santo na nossa vida, pois é através do Espírito Santo que somos santificados, por uma ação do sangue de Jesus adentramos à comunhão com o Pai.

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Mateus 11:27

Mas no culto de hoje o Senhor quer nos levar a um momento de glorificação, assim como Paulo quis levar o povo: a entender e agradecer pelos benefícios que temos recebido pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo em nosso meio. São as benção espirituais que recebemos, para que nossa Salvação seja mantida dia a dia, para que nossas vidas estejam firmes neste propósito que é a Eternidade.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (v.3)

Deus Pai nos abençoa, quando derrama das benção espirituais no meio da igreja, quando nos proporcionou seu único Filho, para morrer por amor a nós, e quando já preparou um Consolador, que é o Espírito Santo de Jesus, que foi derramado sobre a igreja. Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo (v. 4) Deus Pai nos elegeu, desde a fundação do mundo.

Fomos escolhidas para uma grande Obra. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo (v.5). Não tínhamos o direito à herança, mas o Pai nos predestinou por filhos de adoção, fomos adotados quando aceitamos o Seu Filho, antes éramos estranhos, hoje somos chamados Filhos de Deus! Aleluia!

Devemos adorar também ao FILHO

Jesus, e vemos isto nos versos 7 a 9: *Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça (v.7). Vemos aqui motivos de gratidão por que Jesus nos redimiu, nos libertou dos nossos pecados, nos restaurou, e derramou sobre nós da Sua graça, quando pelo Seu sangue nos alcançou. Que ele fez abundar – (v.8)

Viver com Jesus é viver uma vida com abundância

Abundância de VIDA, abundância de GRAÇA – abundância de BENÇÃOS. Ele derramou sobre nós das bênçãos sem medida. Descobrindo-nos o mistério da sua vontade (V.9) Jesus nos permitiu esta descoberta, através do Seu Espírito Santo, nos permitiu vê-lo como Deus, Revelado, e nos permite todos os dias sermos participantes desta grande Obra.

E temos motivos para glorificar ao Espírito Santo, como vemos nos versos de 13 a 15. “Fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (V.13) Jesus nos deixou Seu Espírito Santo, que é figura do sangue, é o selo da promessa. Só alcançaremos a Eternidade pelo sangue do Cordeiro, é o que nos fará vencer este mundo, é o caminho de volta ao Pai.

É o Espírito Santo da promessa em nós

É a marca da igreja fiel. As virgens que tinham o óleo de reserva entraram na festa, e assim a igreja entrará, aqueles servos e servas cheios do Espírito Santo. (Mateus 25) “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (v.14) é o penhor, pois é pelo Espírito Santo que nossas vidas serão preservadas, guardadas, até adquirirmos a possessão, o reino, a herança.

Enquanto a igreja tiver o Espírito Santo, enquanto existir a ação da Trindade no nosso meio, seremos preservados, a Obra será preservada, para louvor e glória do Senhor! “Ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus” (v.15) A fé é gerada pelo Espírito Santo em nós, e sem fé é impossível chegar a Deus, é impossível servir a este Deus, pois é agradável ao Senhor o servo que tem fé. Hebreus 11:6

Conclusão de Efésios 1:3

Esse Deus Triuno é Digno de TODA A ADORAÇÃO! E a nós igreja cabe glorificar neste dia!

SANTO! SANTO! É NOSSO DEUS!

Que tem derramado sobre nós todas as bênçãos, que tem suprido nossas necessidades, que tem mostrado a nós igreja os mistérios da Eternidade. Nosso coração vive o MARANATA! Aguardamos o grande dia, mas já glorificamos pela ação redentora da Trindade no meio da igreja!!
Toda honra seja dada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!!

Maranata! Ora Vem Senhor Jesus!

Esboço de pregação em Efésios 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Um lugar para a Arca – I Crônicas 13:3

SEI PASSAR NECESSIDADE E SEI TER ABUNDÂNCIA – Filipenses 4:

Sei passar necessidades e ter em abundância – Filipenses 4: 11-14

A revelação do que está oculto – Atos 9:11-12

Equilíbrio do Servo | Em toda a maneira, e em todas as coisas



Alguma dúvida?